Buscar

PIM VI UNIP NOTA7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR VI - PIM VI
A EMPRESA AMBEV
VANDERLEI MAURO SELITTA BRISSOW 
RA:1734920
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO AMBIENTAL
3º SEMESTRE / 2018
POLO: HUMAITÁ - AM
 
HUMAITÁ-AM
2018
VANDERLEI MAURO SELITTA BRISSOW
PIM VI – PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR DE GESTÃO AMBIENTAL
TRABALHO DE CONCLUSÃO DAS DISCIPLINAS ESTUDADAS, E APLICADAS EM UMA EMPRESA, CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL APRESENTADO Á UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
 HUMAITÁ – AM
 2018
RESUMO
O presente projeto multidisciplinar tem como objetivo central, analisar uma empresa do segmento de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, desenvolvendo os conhecimentos adquiridos através de pesquisas realizadas nas apostilas e vídeo aulas, das disciplinas estudadas: Gestão de recursos naturais, Ética e legislação trabalhista e empresarial e Auditoria e Certificação Ambiental. A empresa escolhida é a Ambev pioneira na fabricação de bebidas, como a cerveja Skol e Brama, conhecida no Brasil e no mundo. 
PALAVRAS-CHAVE: Ambev, Gestão de recursos naturais, Ética e legislação trabalhista e empresarial, Auditoria e Certificação Ambiental.
	
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar é uma breve abordagem sobre os conteúdos estudados neste bimestre, demostrando como a empresa se comporta associando técnicas aprendidas. Para este projeto optou-se por analisar a empresa denominada Ambev, as informações obtidas para a pesquisa foram coletadas no próprio site da empresa.
DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
 A empresa:
 A Ambev é uma empresa que atua no ramo de bebidas, surge a primeira cervejaria do Brasil em 1853, denominada Bohemia. Em 1885 une-se com a Conpanhia Antártica Paulista, e em 1888 a Manufactura de cerveja Brahma & Villeger & Companhia. Essas empresas se fundiram e criaram a Ambev.
Pioneira em bebidas alcoólicas e não alcoólicas na América latina, entre os produtos não alcoólicos está a linha “DO BEM” passou a fazer parte da Ambev com seus sucos e chás.
Desenvolveu recentemente a AMA, água mineral com 100% do lucro destinado a pessoas que não possuem acesso a água potável no semiárido brasileiro. A Ambev fabrica, distribui e comercializa duas das dez cervejas mais vendidas no mundo, Brahma e Skol.
Além disso, nós também lançamos o SAVeh (Sistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica). Uma plataforma online gratuita de gerenciamento hídrico baseado na nossa própria experiência de redução do consumo para ajudar pequenas empresas nessa causa.
E não paramos por aí. Para reduzir o material nas embalagens, investimos nas garrafas retornáveis – que podem ser reutilizadas até 20 vezes e, têm menor impacto no meio ambiente. No último ano, a comercialização delas aumentou para 23%. Isso significa que um a cada quatro garrafas da ambev já é retornável.
Fechamos um ano cheio de motivos para celebrar.
Construir um mundo melhor é de nossa conta.
2.2 Sustentabilidade:
A Ambev conta com parceiros e clientes, com o sonho de unir pessoas por um mundo melhor em sustentabilidade. Estão em destaques quatro prioridades: água, resíduos e clima, consumo inteligente e desenvolvimento.
Sabemos que é um sonho grande, e acreditamos que, junto da sociedade, somos capazes de realmente transformar o mundo em um lugar melhor. E para garantir um futuro próspero, trabalhamos sempre de forma sustentável, considerando a preservação de recursos naturais e o cuidado com as pessoas: fornecedores, nossa gente e consumidores.
 “Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente”. (Sivaldo Filho)
Nosso compromisso com a sustentabilidade é assunto assumido publicamente por meio das metas que traçamos e divulgamos periodicamente. E, sempre que atingimos ou superamos alguma meta, estipulamos outra ainda mais desafiadora. Assim, seguimos aperfeiçoando continuamente os nossos índices de ecoeficiência para aumentar o nosso impacto positivo na sociedade.
Nos últimos 15 anos, foi reduzido em 43% o uso da água na produção de bebidas e 40% do consumo total da companhia, para evoluir na redução foram substituídos equipamentos com melhores utilizações, reuso da água, metas internas de economias entre muitos outros.
Com o nosso compromisso é com a construção de um mundo melhor, fazemos parte do grupo de empresas que integram a “Rede Brasil das Nações Unidas (ONU) ”. Essa iniciativa reúne companhias que, em parceria com a comunidade internacional, estão dispostas a trabalhar juntas para gerenciar negócios de forma sustentável.
2.3 Missão e visão
A missão é o compromisso da empresa, o que a emoresa está proposta à oferecer. É a finalidade pela qual a organização está no mercado. Neste conceito, deve estar destacado qual produto ou serviço a empresa fornece, com qual objetivo e em muitas vezes, para quem é fornecido. A definição deve ser um breve texto, claro, objetivo e de fácil entendimento. Todas as suas ações devem estar voltadas para a missão, pois ela é o resultado esperado de todos os procedimentos. Um bom exemplo de missão é o da AMBEV: “Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos eserviços”. Percebam que em apenas duas linhas a AMBEV conseguiu chamar atenção de consumidores e clientes, mostrando se preocupar com o relacionamento, ao mesmo tempo demostrando ser a detentora de melhores marcas, produtos e serviços.
A visão da AMBEV é unir as pessoas por um mundo melhor.
“Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor”
Nosso sonho nos inspira a trabalhar juntos, unindo as pessoas por um mundo melhor.
Gestão dos Recursos Naturais 
Recursos naturais são elementos da natureza que o homem, ecossistema e organismos precisam para sobreviver. E podem ser classificados como renovável e não renovável. Os recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais e são utilizados infinitamente, desde que seu uso não ultrapasse sua capacidade de renovação natural. Exemplo: água, vento, energia solar. E os recursos não renováveis têm sua utilização limitada, pois sua formação requer milhões de anos, o que torna sua velocidade de renovação muito superior à demanda de uso, e tendem ao esgotamento. Exemplo: petróleo, carvão e minerais.
Como resultado da utilização dos recursos naturais pela população, surge a poluição, os efeitos globais, como o efeito estufa e a redução da camada de ozônio.
Sobre a exploração dos recursos naturais vale ressaltar, os impactos causados que desencadeia diversos processos de degradação ambiental.
A humanidade precisa dos recursos naturais para manutenção de sua sobrevivência. Isto é um fato. Portanto, não há maneira de impedir ou frear a exploração dos recursos. Contudo, a poluição, a contaminação, a degradação e os impactos causados ao meio ambiente podem ser alterados por medidas preservacionistas, por exemplo, tratar os efluentes domésticos e industriais, adaptar no nosso dia a dia, a sustentabilidade, para que as gerações futuras possam usufruir desses mesmos bens, medidas aplicadas na Ambev.
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”. (MAHATMA GHANDI)
Principais matérias primas:
As principais matérias primas utilizadas pela Ambev é a água, cevada e o guaraná.
Definições das principais matérias prima:
Para uma empresa de bebidas a água é a principal matéria prima utilizada, é um recurso renovável. A preservação da água faz parte da estratégia da empresa.
É realizado um trabalho pensando em todo o ciclo hídrico, começando pela captação e preservação
das bacias hidrográficas, passando pelo consumo interno, onde buscam oportunidades para reduzir consumo e para reuso de água. Depois é verificada a qualidade da água usada que será devolvida para a natureza.
Quando a água entra em uma cervejaria é dividida em dois reservatórios, um que é utilizado no produto tendo o foco total que é a qualidade, a outra destinação é a água de serviços que será usada para as demais atividades, por exemplo: As lavadouras de garrafas que tem seus controles de processos padronizados, fazendo com que a lavagem seja eficiente gastando o mínimo de água. Essa mesma água é utilizada em lavagens de caixas.
A Ambev conta com uma ETE (estação de tratamento de efluentes) com alta eficiência que garante a qualidade da água que será devolvida para o meio ambiente.
A cevada e o guaraná são classificados como um recurso renovável, são matérias prima essenciais para a produção das bebidas. 
Em relação à Cevada, a empresa compra de produtores agrícolas, todo o seu processamento é realizado nas maltarias na região Sul do Brasil, na Argentina e Uruguai. A Ambev conta com programa Smart Barley, que apoia cerca de duas mil famílias de agricultores. Em parceria com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) são realizados testes e estudos com sementes de qualidade para distribuir para os agricultores, além de oferecer treinamentos e insumos durante o período da colheita.
O guaraná é cultivado no município de Maués, no estado do Amazonas. Sendo uma fonte de recursos renovável a fruta é cultivada desde 1972 na Fazenda Santa Helena. São envolvidos 120 funcionários no total, porem são beneficiadas mais de 10 mil pessoas com a produção ou pelo comércio da fruta.
A Ambev realiza 1 vez por ano o dia do guraná, esse dia é destinado para impulsionar o desenvolvimento da região, compartilhando experiência e técnicas com os agricultores, produtores, técnicos e comunidade local.
O objetivo é ampliar o numero de pessoas beneficiadas, é feito também doações de milhares de mudas de guaraná para os produtores.
O plantio do guaraná no município diminuiu a pobreza em 30% nos últimos 10 anos, o PIB da cidade cresceu. O guaraná de Maués é comercializado em diversas partes do mundo, pelo Guaraná Antártica.
Sempre buscando a sustentabilidade a Ambev capacita e treina seus colaboradores, incluindo agricultores para que possam adotar o processo de plantio ambiental, social e financeiramente sustentáveis.
Residuos zero: 
Internamente, fazemos gestão de resíduos sólidos industriais baseada no reaproveitamento de subprodutos do nosso processo produtivo. Atualmente, isso representa mais de 99% de todo o resíduo sólido gerado em nossas unidades fabris e constituem também uma fonte de receita para a nossa empresa.
Na companhia, mais de 90% dos subprodutos do processo produtivo são reaproveitados. O bagaço do malte e o fermento residual, por exemplo, viram ração animal, enquanto a terra infusória que seria descartada é utilizada como matéria-prima na fabricação de tijolos. Já o lodo proveniente das estações de tratamento de efluentes, vira adubo orgânico. 
Reciclar, reutilizar e reaproveitar são as palavras de ordem que a Ambev usa quando fabrica as latinhas e garrafas. A redução do impacto das embalagens está nas principais ações de preservação ambiental.
As maiores partes das garrafas de vidros são retonáveis, aproximadamente 70% da matéria prima que utilizam para fazer novas garrafas é de origem reciclada ou vem de fábricas ou dos gerenciamentos de resíduos internos ou é comprado pelas cooperativas. São usados cacos de vidros que iriam para o aterro e voltam para cadeia, sendo assim é reduzido consumo de energia e água envolvido na produção da garrafa nova. Esse processo é muito mais ecológico.
Como referência na construção de embalagens eco-friendly: a do guaraná antarctica, por exemplo, é considerada a primeira pet 100% reciclada do Brasil.
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial
Para manter a unidade da companhia, nossos funcionários devem agir com base em valores e objetivos comuns. Todas as pessoas que integram a Ambev assumem um termo de compromisso com os padrões descritos em nosso Código de Conduta de Negócios.
O Código de Conduta de Negócios é o nosso compromisso com uma atuação responsável, ética, transparente e de respeito mútuo entre nossos profissionais. Esse valor também inclui a responsabilidade perante os consumidores, expressa no investimento para colocar no mercado produtos de alta qualidade e criar canais eficazes para acolher suas eventuais reclamações.
Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros. (CONFÚCIO)
Essa politica será regida, interpretada e executada de acordo com as leis da República Federativa do Brasil, independentemente dos conflitos dessas leis de outros estados ou países, sendo competente o foro do local que o Usuário entender mais pertinente, no Brasil, para dirimir qualquer dúvida decorrente deste instrumento. O Usuário consente, expressamente, com a competência desse juízo, e renuncia, neste ato, à competência qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha ser. Este Código de Conduta de Negócios, junto com os nossos valores corporativos (nossos consumidores em primeiro lugar, fazemos as coisas acontecerem nossa gente faz a diferença, atuamos como lideres), desempenha um papel importante na construção dos alicerces para o sucesso de longo-prazo da 12 Ambev. Nossa politica: é politicada Ambev que seus conselheiros, diretores e funcionários cumpram rigorosamente todas as leis e regulamentos aplicáveis e observem os mais elevados padrões de ética empresarial. A reputação de honestidade e integridade da companhia é um ativo valiosíssimo. A violação da politica acima mencionada pode, portanto, afetar seriamente a companhia. Nenhum funcionário da companhia dispõe de autoridade para solicitar qualquer ação que viole essa politica. Ela não está sujeita a qualquer tipo de renúncia ou exceções em razão de demandas comerciais ou competitivas, práticas do setor ou exigências de outra natureza. Qualquer funcionário que deliberamente viole esta politica ou que autorize ou permita a sua violação por um subordinado estará sujeito a ações disciplinares, incluindo o seu desligamento. A Ambev é uma empresa que atua em diversos países e, para manter unida a nossa Companhia, a gente Ambev precisa agir segundo valores e objetivos comuns. Aqui, você vai encontrar os princípios de conduta ética mais importante que devem orientar o seu cotidiano e as suas relações na Companhia. Entenda, vivencie e multiplique esses princípios.
Em legislação trabalhista, a CRBS, empresa subsidiária, da Ambev, firmaram acordo judicial com o Ministério Público do Trabalho (MPT), com o objetivo de regularizar a jornada de trabalho de motoristas de entregas de bebidas, pelo acordo, a CRBS deverá exigir e fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista no que diz respeito à jornada de trabalho, deve fazer o registro fidedigno dos horários de entrada, saída e intervalos de repouso de todos os seus empregados que desenvolvam atividade externa, como motoristas e ajudantes.
O MPT ingressou com ação civil pública em face das duas empresas em maio de 2016, após a instrução de um inquérito conduzido pelo procurador Rafael de Araújo Gomes, de Araraquara, segundo o MPT, a CRBS/Ambev é responsável pelas irregularidades devido á relação comercial que mantém a anos com a Imediato Organização Logística em Transportes, terceirizada da multinacional.
Aos olhos do homem comum o direito é lei e ordem, isto é, um conjunto de regras obrigatórias que garante a sobrevivência. (Miguel Reale Júnior, 2004).
AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL
5.1 Normas ISO 14000
A Empresa que desejar obter a certificação da ISO14000 deverá possuir um sistema de gerenciamento ambiental (SGA), que segundo a norma é a parte de um sistema global de gestão usada para desenvolver e programar a politica ambiental
da organização e gerenciar seus aspectos ambientais. Essa norma tem em ênfase na gestão ambiental, foi inicialmente elaborada visando o “manejo ambiental”, que significa “o que a organização faz para minimizar os efeitos nocivos ao ambiente causado pelas suas atividades” (ISSO. 2000).
A norma ISO 14000 pode ser aplicada como um sistema independente ou um sistema integrado a ISO 9000. A criação e desenvolvimento da ISO 14000 pode ser dada na forma de um sistema único para a integração dos Sistemas de Sistemas de Gestão Ambiental com outros sistemas que a empresa tenha implantado ou venha a implantar.
5.2 Sistemas de Gestão Ambiental na Ambev
Em 1992, foi criado o sistema de gestão ambiental para sistematizar e padronizar a redução dos impactos ambientais, todas as fabricas seguem um manual, conhecido como “mandamento da água”, onde é explicado sobre manutenção de equipamentos para impedir vazamentos e o acompanhamento de consumo da água na produção de bebidas em cada unidade. O sistema de gestão ambiental possibilita a documentação de processos, treinamentos de pessoas, reciclagem de materiais, mapeamento de riscos potenciais, e sempre com espaço para atuação preventiva em relação a possíveis riscos ambientais.
Todas as unidades possuem metas para reduzir a captação e a quantidade de água, diminuir o consumo de energia e a emissão de poluentes e aumentar o índice de resíduos recivlados.
Como já dito anteriormente a água é o principal produto utilizado pela Ambev, por isso é investido constantemente em estudos para aprimorar a eficiência hídrica, são diversos projetos. Há mais de 20 anos é utilizado um sistema de gestão ambiental focado em diminuir o consumo de água e recuperar os seus efluentes, foram reduzidos em 43% o consumo de água. Em relação aos efluentes, na cervejaria. Aquiraz, direciona os resíduos para uma empresa visinha, que necessita de 100% do volume para a sua produção de efluentes da Ambev.
Em 2016 foi inaugurada a plataforma online gratuita, em que disponibiliza um sistema de gestão de água para todas as industrias, nomeado como SAVEH (Sistema de Auto Avaliação de eficiência hídrica).
Sobre os recursos hídricos, um projeto liderado pela The Nature Conservancy, busca impactar 12 regiões metropolitanas, 21 bacias hidrográficas e mais de 42 milhões de pessoas, para recuperar e conservar mananciais e rios em importantes regiões.
Para diminuir as emissões, trabalho é feito por frota compartilhada com as demais empresas em parceria com a MAN Volkswagen, os caminhões são movidos por gás 100% natural que reduz em até 20% a emissões em CO2, foram substituídos 90% dos refrigeradores por modelos eficientes, as iniciativas incluem a substituição de fontes fósseis por recursos renováveis. A empresa com uma tecnologia de controle avançado e inteligenteque reduz o consumo de energia em até 15% a biomassa já representa mais de 37% da matriz calorífica, está incluso na gestão diminuir o consumo de energia e as emissões de gases.
5.3 Objetivos e metas
Em 2013 foram propostas oitos metas globais que deveriam ser atingidas até ano de 2017, sete delas foram alcançadas foram:
-Reduzir para 3,2 litros de água o colume necessário para envasar 1 litro de bebida.
-Reduzir o consumo de energia em 10%.
-Reduzir risco de disponibilidade hídrica em regiões chave de cultivo de cevada.
-70% dos refrigeradores adquiridos anualmente devem ser de modelos mais ecológicos – meta superada. Em 2016, 88,2% já eram nesse modelo e até o final de 2017 serão 96,5%.
-Promover iniciativas para proteção de bacias hidrográficas.
O projeto bacias é uma das iniciativas mais ambiciosas que temos dentro da plataforma água. Aqui, a nossa missão é colaborar na recuperação e preservação de importantes bacias hidrográficas do pais. Traçamos um plano local com ações que incluem educação ambiental, restauração ecológica, práticas de conservação e PSA (Pagamento por Serviços Ambientais). Tivemos importantes conquistas, com incentivo aos produtores rurais que se comprometeram na conservação e recuperação nas suas propriedades, oferecendo assistência gratuita aos agricultores como o CAR (Cadastro Ambiental Rural). Que, permitirá o acesso ao crédito e a programas de adequação ambeiental.
-Reduzir em 100 mil toneladas a matéria prima utilizada na produção de embalagens. Quando o assunto é embalagens, somos uma das empresas mais sustentáveis do Brasil. Incentivando o uso de garrafas de vidro retornáveis, investimos na reciclagem e criamos a primeira garrafa PET feita 100% com material reciclado. Aliás, mais de 40% das nossas pets já são produzidas dentro desse conceito. Seguimos buscando oportunidades e inovação nas embalagens para que elas produzam cada vez menos resíduos. Hoje, cerca de 88% do volume que comercializamos são retornáveis ou reciclados.
-Reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 10% - meta superada. Em 2016 já havíamos diminuído as emissões em quase 40%.
-Reduzir as emissões de gases do efeito estufa na cadeia logística em 15% - meta superada. Houve uma diminuição de 22% nas emissões.
Além do beneficio ao meio ambiente, há um significante ganho financeiro para a empresa, afirma Kretschann. A reciclagem dos resíduos do processo produtivo faz parte da gestão ambiental implantada na Ambev, 51 milhões de reais foi o que a companhia rendeu em 2015.
 Acidentes ambientais
Em 2014, ocorreu um vasamento de óleo industrial e amônia, na Ambev de Jacarei interior de SP. De acordo com a CETESB (Companhia de tecnologia de saneamento ambiental) o problema foi devido uma falha na válvula de uma máquina, foram cerca de 300 litros de óleo que vazou, a companhia informou que o vazamento não ofereceu risco aos colaboradores e nem a comunidade local.
 Reduções de acidentes
Com uma das maiores frotas privadas do país, cerca de 13 mil veívulos entre motos, carros e caminhões, a Ambev tem investido em tecnologia de ponta para garantir a segurança de toda a equipe responsável pelo transporte de suas bebidas, um projeto merece destaque nessa empreitada o chamado Tech Safety, software desenvolvido pala Ambev que rastreia e monitora veículos e traça o perfil de condutores, identificando comportamentos críticos de pilotagem, possibilitou a companhia reduzir em 72% o número de acidentes em suas operações de logística e vendas nos últimos anos.
A partir de um relatório periódico, o gestor realiza ações de conscientização sobre a segurança do condutor e dos ajudantes. A Ambev investe em treinamentos de direção defensiva em todas as unidades do pais. Eles contam com uma parte prática e outra teórica e duram cerca de seis horas.
Como resultado do trabalho envolvendo a frota de caminhões, houve uma redução de 86% no número de infrações no ultimo ano.
Conforme o relatório de sustentabilidade, em 2016 faram reduzidos em 38% de acidentes e 19% de acidentes com afastamento.
 
CONCLUSÃO
A realização deste projeto foi de extrema importância para a complementação dos conceitos teóricos adquiridos nas disciplinas estudadas, pois os conhecimentos adquiridos irão me auxiliar profissionalmente na tomada de decisões e no desempenho de minha função.
Analisando os conceitos das disciplinas pode se concluir em Gestão dos recursos naturais o quanto é importante a redução de matéria prima, a reciclagem correta dos resíduos e a economia no consumo de energia. A ética e a legislação são assuntos imprescindíveis nas empresas, e a auditoria que garante as certificações nas empresas que tem o foco na sustentabilidade. A Ambev está cada vez mais buscando a total sustentabilidade, seu foco é ser a melhor empresa do mundo.
REFERÊNCIAS
Disponivel em.ambev.com.br/sustentabilidade acessado em: 21/05/2018
Disponivel em.ecodesenvolvimento.org/post/2011/novenbro/ecod-basico-gases-de-efeito-estufa-gee acessado em 18/05/2018
 Disponivel em.ambev.com.br/ acessado em 11/05/2018
 Disponivel em.administradores.com.br/artigos/marketing/definindo-missao-visao-e-valores/78061/
acessado em 28/05/2018

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais