Buscar

Resumo: O processo de produção/reprodução social: Trabalho e Sociabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho e Sociabilidade
Resumo: O processo de produção/reprodução social: Trabalho e Sociabilidade
	O trabalho faz do homem um ser portador de uma natureza diversa dos outros seres naturais (plantas, animais, insetos, aves, etc.), pois o homem é um ser humano e na realização do seu trabalho só consegue o fazer na construção de instrumentos para então executá-lo. O homem vem de uma sociedade complexa, o que se alterou foram as relações sociais. O trabalho é uma necessidade do homem, e essa trajetória, entre trabalho e ser humano, contribui para o desenvolvimento da sociedade, pois ao mesmo tempo em que modifica a realidade o homem também se modifica, e nesse processo de transformação o indivíduo adquire novos conhecimentos e novas habilidades, surgindo assim novas necessidades; e do trabalho se desenvolve o processo de reprodução social.
	As novas necessidades seguindo as novas possibilidades acabaram por dar origem aos diferentes complexos sociais novos que mesmo tendo relação com suas origens não se caracterizam como trabalho.
	Com a força produtiva o indivíduo cria organizações sociais novas, gerando uma sociedade complexa e sofisticada tendo que evoluir cada vez mais. Com o desenvolvimento e a evolução dessa sociedade, acabaram por dar origem as sociedades de classes. Com a teoria marxista sobre a divisão de classes, em toda sociedade capitalista, existe um grupo dominante responsável por ditar padrões vigente naquela sociedade. Com o desenvolvimento do processo histórico a partir do descobrimento da agricultura e da pecuária ocorre o processo onde o homem passa a produzir mais que o necessário para sua sobrevivência, dando assim o início de um processo de desumanização, onde o homem passa a explorar o indivíduo para acumulação do capital. 
	Com a sociedade capitalista cada vez mais forte no decorrer do tempo, infelizmente essa desumanização tende a se intensificar porque se baseia na exploração do homem para o homem, acumulando riquezas da classe dominante. Logo, a única forma para um trabalhador sobreviver nessa sociedade capitalista é vendendo sua força de trabalho em troca de um salário. Dessa forma, essa prática não deixa de ser um trabalho alienado, ou seja, o trabalhador é coagido pelo capitalista para ter seu ganho para sua sobrevivência.
	Portanto, vivemos em uma sociedade desigual e capitalista, em condições desumana. Exemplo disso, é a habitação, a educação, a saúde e até mesmo a miséria. O ser social se distingue totalmente da natureza por todos esses fatos e características que fazem com que o homem não seja um ser livre, pois para sua sobrevivência o indivíduo necessita da realização do trabalho.

Outros materiais