Buscar

CURSO 1 Marking Digital

Prévia do material em texto

MARKETING DIGITAL
Udemy
CURSO 1 - MARKETING DIGITAL
UNIDADE 01- INTRODUÇÃO AO MARKETING DIGITAL
O QUE É MARKETING DIGITAL:
Consegue atingir clientes em qualquer lugar do mundo.
Canais de Marketing Online
- Search
- Social
- Vídeo
- E-mail
- Display
É de suma importância estar presente no momento que o consumidor decidir realizar a compra.
QUAIS SÃO OS 3 PILARES DO MARKETING DIGITAL?
- Mídia Paga (ou publicidade):
mídia no facebook, banner publicitário em algum website ou até compras de palavras chaves no Google Adwords.
- Mídia Própria (e-mail):
são listas de e-mails para se comunicar com o cliente.
- Mídia Conquistada (orgânico):
são consumidores conquistados através do conteúdo disponibilizado gratuitamente na internet (em blogs, canal do youtube ou redes sociais).
OS 4 COMPONENTES DO MARKETING DIGITAL E SEU IMPACTO NO NEGÓCIO
Em termos gerais:
No facebook é feito pouco esforço para publicação de algum post, mas, em compensação, o resultado orgânico não é dos mais significativos.
Por outro lado, a pesquisa orgânica no Google (SEO), exige mais esforço para colocar o site no topo. Porém o resultado da colocação do site no topo é excelente. 
É feito pouco esforço para colocar a publicidade no Adwords e o resultado é bastante considerável.
No youtube o esforço já é maior - é necessário câmera, boa produção de vídeo por exemplo - o resultado é ok. 
Em suma, todos são importantes e apresentam resultados impactantes no negócio. Tudo vai depender da natureza do negócio para saber onde estão os melhores retornos por investimento.
SOCIAL MEDIA MARKETING
Nos dias atuais estamos acompanhando a revolução dos dispositivos móveis, vemos diversas redes sociais sendo criadas e tendo mais tráficos em dispositivos móveis do que em desktops. 
Estima-se que em 2017, o investimento dentro de redes sociais atinge 41 bilhões de dólares:
Desta divisão, 56% das publicidades em redes sociais são destinadas para Mobile (os outros 44% via Desktop). 
Esses dados constatam que se o site da empresa não estiver preparado para dispositivos móveis, a publicidade atingirá cada vez menos pessoas. Devendo estar preparado para: desde fazer o cadastro do cliente, passando pela conclusão da compra até consumir o serviço final.
Na divisão do investimento nas companhias, o Facebook representa 67,9% em publicidade; Twitter fica com 7,9%; e as outras redes sociais juntas representam 24,2%
** o Facebook e o Twitter, somados, representam 3/4 de toda a publicidade.
** lembrando que o valor investido no Facebook compartilha com o Instagram por fazerem parte da mesma plataforma de publicidade.
OS 5 PAÍSES QUE MAIS INVESTEM EM PUBLICIDADE EM SOCIAL MEDIA
1º lugar: Estados Unidos
2º lugar: China
3º lugar: Reino Unido
4º lugar Brasil
5º lugar: Japão
SEARCH MARKETING 
Linha do Tempo do Marketing Digital
- 1990: Primeiro banner estático
- 1993: Primeiro banner clicável
- 1998: Primeiro Search Marketing (yahoo)
- 2000: Google lança o Search Marketing
- 2004: Lançamento do Facebook
Com o crescimento acelerado de pessoas online ficou mais fácil "se fazer presente" na vida dos consumidores, mesmo se tornando mais caro do que nos anos 2000 (devido à alta competição que existe atualmente).
O marketing de busca (SEM - Search Engine Marketing) é o segmento do marketing digital com foco em estratégias e ferramentas de divulgação em ferramentas como Google, Yahoo e Bing.
No caso de e-commerce, inclui-se nesta categoria os buscadores e comparadores de preços como Google Shopping, Buscapé e Shopping UOL.
O objetivo maior de qualquer estratégia de search marketing é conseguir a maior exposição possível nas páginas de respostas dos sites de busca seja através do processo de otimização de sites ou através de programas como o Google Ads (anúncios no Google) e outros fornecidos por buscadores como o Bing.
Essa exposição é responsável por uma forte geração de tráfego para o site, e mais ainda, geração de um tráfego altamente qualificado, que possui um elevado potencial de conversão.
**o Search Marketing é utilizado por quem tem a decisão de realizar uma compra. O usuário que pesquisa por um produto ou serviço está decidido a realizar uma aquisição. Por isso o SM é tão importante.
Basicamente, o marketing de busca se divide em duas categorias:
Links Patrocinados: segmento do Search Engine Marketing que trata exclusivamente dos resultados pagos conseguidos através de ferramentas como o Google Ads.
Busca Orgânica: trata dos resultados espontâneos nas páginas de resposta dos grandes buscadores, como o Google. É nessa categoria que as estratégias de SEO surgem como forma de divulgação de um site.
Em uma busca rápida no Google aparecem três resultados pagos. Ou seja, as três primeiras posições significam que a empresa comprou o termo "Hotel em Porto de Galinhas".
E é um leilão: quem paga mais aparece na frente. O próprio Adwords mostra como está esse leilão. Às vezes o Google equilibra e quem paga menos acaba aparecendo no topo também. Mas é de suma importância sempre estar de olho neste leilão.
Depois pode aparecer o Google Shopping - um resultado mais refinado, com fotos, preços.
Por fim aparecem os resultados orgânicos, frutos de um bom SEO, isto é, conteúdo relevante: links corretos, títulos bem elaborados e, principalmente, tempo (se alguém prometer que colocará o site no topo do Google nas pesquisas orgânicas da noite para o dia, desconfie). É um trabalho que requer muito esforço e tempo.
É de suma importância fazer com que essas duas estratégias caminhem juntas. Isso porque as duas, quando tratadas simultaneamente, podem contribuir em muito para os resultados. 
Dissociá-las dentro de uma estratégia ampla de marketing de busca seria um erro fatal, pois não seria obtido o máximo de rendimento de cada uma delas.
Os trabalhos de SEO e Links Patrocinados são complementares, até porque, ambos trabalham com o mesmo insumo básico: a escolha das melhores palavras-chave para um site ou página seja exibido nas páginas de respostas dos buscadores, através de um processo de otimização do site.
Não basta apenas ser encontrado no Google. É preciso ser encontrado na hora certa e pela pessoa certa. Por isso as duas estratégias precisam estar muito bem alinhadas para que o site apareça para o usuário no momento de busca em que ele está situado.
TERMINOLOGIAS DO MARKETING DIGITAL
BANNER: imagem publicitária que ilustra a propaganda.
CALL TO ACTION: texto que fará com que o usuário clique no botão: "cadastre-se agora" "saiba mais". 
LANDING PAGE: página na qual o usuário é direcionado após clicar na publicidade. Página especial feita com todos os atributos para capturar informações do seu público interessado.
** uma landing page bem feita é capaz de ser objetiva e descrever bem o que o usuário deseja saber sobre o que se oferece e, principalmente, capturar o seu cadastro. 
** tem que estar totalmente vinculada com a publicidade.
** se uma publicidade está mostrando um determinado produto/serviço e valor, a landing page tem que estar mostrando exatamente a mesma coisa. 
CLICK-THROUGH RATE (CTR): muito comum no ADS e no Facebook, percentual que mostra a relação de quantas vezes o anúncio apareceu nas telas dos usuários que estão navegando na internet naquele momento e quantas vezes ele foi clicado.
	Número de Impressões
	Cliques
	CTR
	100
	10
	10%
** neste exemplo, um CTR de 10% é extremamente bom.
CONVERSION RATE: taxa de conversão; quantos converteram a partir daquele clique. Existe as impressões, existe o CTR e a conversão - criar um cadastro, por exemplo. Não necessariamente é uma venda.
COST PER ACQUISITION (CPA): custo por aquisição. Quanto foi investido para realizar uma venda ou assinatura do serviço. Quanto foi gasto de publicidade para conquistar um cliente.
LIFETIME VALUE (LTV): acontece principalmente, mas não somente, nas assinaturas mensais. Calcula valor tem o cliente - quanto ele valeu para a empresa, quanto ele investiu.Valor da Mensalidade
	Meses Ativo
	LTV
	R$ 50,00
	5
	R$ 250,00
** pode ser criando LTV da semana, do mês...
** depois, fazer o cálculo de CPA - quanto custou a aquisição - e colocar na balança quanto custou a aquisição daquele cliente e quando ele deixou no seu negócio. 
** a relação tem que ser extremamente positiva - o cliente tem que deixar muito mais do que o valor que a empresa gastou para conseguir conquistá-lo.
UNIDADE 02 – INICIANDO COM UM WEB SITE
O QUE FAZ UM SITE SER EFETIVO
É a parte mais importante da publicidade. É o reflexo do negócio e tem que refletir muito bem o que a empresa oferece. É necessário ter uma paleta de cores adequada e o logo deve mostrar o espírito da companhia. 
** um site que oferece produtos de luxo, por exemplo, tem que ter um logo e um site que transmitam esta sensação para o seu público-alvo.
** ou se o negócio tem uma pegada mais criativa, o website e o logo também deve refletir esses conceitos.
Atualmente, muitas pessoas não possuem mais computadores em casa, usando apenas o dispositivo móvel. Por isso, uma característica chave é o site da empresa conseguir se adaptar a qualquer dispositivo. Sem isso a estratégia de marketing poderá atingir apenas 35% dos seus potenciais clientes. 
Outro ponto é o site funcionar em todos os navegadores. Ninguém sabe em que navegador o consumidor está, por isso a importância em estar presente em todos, funcionando da melhor maneira possível.
** use o browserstack.com para testar múltiplos navegadores, resoluções e dispositivos para ver se o website tem a mesma aparência em todos eles.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 
1. Simples
2. Fácil de navegar
3. Fácil de comprar
PROCESSO DE PAGAMENTO
1. Check out transparente: manter no site o processo de pagamento, sem enviar o usuário para outra empresa pagadora.
2. Opção de Boleto: nem todos têm o costumo de usar o cartão de crédito para comprar pela internet. O boleto pode representar 25% a 30% do faturamento. 
3. Máximo de gateways: como paypal, pagseguro, mercado pago.
ESCOLHENDO UM DOMÍNIO
Domínio é o endereço do website.
1º PONTO: qual domínio pegar: .com ou .br?
Se estiverem disponíveis os dois, pegue os dois. Adquirindo apenas um, o outro, consequentemente, ficará disponível e o concorrente poderá usá-lo e pegar aqueles clientes que, de maneira instintiva, digitar apenas .com.
2º PONTO: qual domínio escolher?
Para domínios .com ou .net há uma infinidade de sufixos disponíveis. Recomenda-se a GoDaddy.com - é possível até registrar com sufixos de outros países.
COMO ESCOLHER O NOME
- Evite nomes muito longos
- Não se restrinja a pegar apenas um domínio
- Pegue domínios de seus principais produtos
Além de encontrar um domínio que não esteja sendo usado nos dias de hoje, é necessário achar um nome que também não esteja sendo usado em nenhuma das redes sociais mais importantes, como Twitter, Instagram e Facebook.
E nos aplicativos, nas lojas de aplicativos como Apple Store e Google Play. Ver se não tem nenhum aplicativo já com o nome que você quer pegar.
E se já não bastasse tanta coisa, é de suma importância olhar no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) se não tem marca registrada com o nome do domínio que se quer registrar.
IMPORTÂNCIA DE UM SITE RESPONSIVO
Um site responsivo é aquele que pode se adaptar a diferentes dispositivos: Desktop, tablet e celular. 
Há duas maneiras de tornar isso possível:
1ª OPÇÃO: criando dois sites diferentes, um para desktop e o outro para mobile. É possível criar um código pra saber qual dispositivo o usuário está acessando naquele momento.
** caso seja em um dispositivo móvel, ele será redirecionado para a versão mobile daquela página. 
** exemplo da globo.com – que se você acessa do computador é uma versão, e se acessar do celular, outra. 
2º OPÇÃO: com o "código único" - contém os códigos que faça essa adaptação de forma automática.
** exemplo do spotify. 
UNIDADE 03 – ESTRATÉGIA PARA MARKETING DIGITAL
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA DE MARKETING
A elaboração de uma estratégia de marketing é muito maior do que estar presente nas principais redes sociais ou anunciar produtos e serviços. É compreender o que há em comum entre os seus objetivos do seu negócio e os objetivos do seu cliente.
A estratégia de ser marketing digital deverá estar na experiência que se vai proporcionar ao cliente e no diferencial que a empresa poderá oferecer.
ESTRATÉGIA DE MARKETING:
- Negócio
- Cliente
- Marketing
Muitas empresas estão com tanta pressa em aproveitar oportunidades, que esquecem de construir uma identidade digital adequada, transmitir seus valores e compreender como impulsionar a vida de seus clientes.
É de suma importância compreender o Plano de Negócios da empresa para, então, desenvolver um Plano de Marketing. Sem isso, o Plano de marketing não ajudará a companhia a atingir seus objetivos. 
** esqueça por um momento que você está vendendo alguma coisa e foque na relação de confiança que a empresa irá construir com seus clientes. É a parte vital do Plano de Marketing.
PASSOS PARA ELABORAR O PLANO DE MARKETING
1º PASSO: CRIE O PERSONA DE SEU CONSUMIDOR 
Idade; Gênero; Ocupação; Status da Família; Nível de Renda; Localização Geográfica; Hábitos online. 
** é claro que o negócio pode ter mais de um persona, mas é importante focar no principal, aquele que realmente vai consumir os produtos. Depois vai criando outros.
2º PASSO: DETERMINAR QUEM SÃO OS CONCORRENTES
- Listar os 3 melhores concorrentes.
- Listar os 3 piores concorrentes.
- Identificar seus pontos fortes e fracos.
- Verificar como é possível superá-los.
3º PASSO: DETERMINAR 4 METAS DE MARKETING PARA O PRÓXIMO ANO
- Não criar listas muito grandes
- Estabelecer metas específicas e mensuráveis
** exemplo: lançar 20 produtos por ano, isto é uma meta específica. 
** aumentar o engajamento nas redes sociais, isto já não é nada específico.
- Definir um tempo limite para cada objetivo
- As metas são o coração do Plano de Marketing para aumentar o rendimento da companhia.
4º PASSO: IDENTIFICAR AS 4 ATIVIDADES NECESSÁRIAS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS
é neste ponto que descobre as tarefas exatas de Marketing que a empresa lançar com o objetivo de atingir suas metas
- Não abraçar o mundo com os braços
- Focar em uma batalha por vez e fazer por completo
5º PASSO: FOCO NAS MÉTRICAS
- Verificação do KPI, indicadores chaves de desempenho que ajudam a determinar se o marketing é bem sucedido ou não; se tem retorno sobre o investimento. 
- Uso de software para verificação do retorno, que automatiza essas análises para a empresa, facilitando o entendimento de como e onde os esforços de marketing estão colhendo frutos.
6º PASSO: DELEGAR TAREFAS
- Distribuir tarefas
- Escrever as atividades específicas
- Nomear as pessoas responsáveis por fazê-las.
7º PASSO: ESTAR PREPARADO PARA MUDANÇAS
- Estratégia de Marketing não é estática.
- Membros do time saem. Profissionais mudam.
- Metas mudam.
- Tecnologia muda.
- Ajustes de metas.
- Adicionar análise de novos concorrentes.
CONSTRUINDO UMA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
1º PONTO: RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES
- Seu negócio é digital?
- Você tem infraestrutura necessária?
- Seus esforços de marketing online estão adequados às suas expectativas?
- Você tem tempo e verba necessário para manter sua estratégia?
PLANILHA DE ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
	Nome da Empresa
	Nome da Empresa
	Missão
	Missão da Empresa
	Objetivos
	Objetivo 1
	Objetivo 2
	Valor
	Valor A
	Valor B
	Diferencial
	O que pode oferecer diferente
2º PONTO: ESTABELECER VALOR
- O que faz o seu negócio ser único?
- Porque um cliente escolhe você ao invés de seu concorrente?
3º PONTO: SABER QUAL ROTA SERÁ PERCORRIDA
no mínimo, no curto e médio prazo. E por isso é importante ter a visão do que é o seu negócio e saber que em muitas vezes ele vai demorar meses, ou até mesmo anos, para se tornar lucrativo. Por isso é necessário manter-se persistente ao planode negócio que foi elaborado. 
Importante também estabelecer os Break Points: caso não alcance o sucesso esperado, saber qual nova rota tomar.
4º PONTO: ANALISAR E AJUSTAR PARA ALCANÇAR O SUCESSO
uma análise constante e compreender o negócio como um todo é vital para manter-se no mercado. Porém devemos sempre ter em mente que alguns ajustes deverão ser feitos para a sobrevivência da empresa. 
CURSO II - SEO - SEU SITE NO TOPO DO GOOGLE
UNIDADE 01 - INTRODUÇÃO À SEO
O QUE É SEO
Search Engine Optimization - é o processo de melhorar a exposição do site ou aplicativo nos resultados dos sites de pesquisas, trazendo mais usuários e visitantes para o projeto.
Os sites de buscas mostram sempre os sites mais relevantes e confiáveis para qualquer frase ou palavra que o usuário digitar.
RELEVÂNCIA: os sites de buscas determinam essa avaliação de relevância por vários fatores:
- Como o conteúdo foi escrito.
- Quão organizado o código foi escrito.
- Quantos outros sites vinculam a página.
- Quão relevantes são estes sites.
- Quão bem ranqueado foi a empresa pelos usuários.
Tudo isto faz parte de um algoritmo muito complexo, como o PageRank do Google. 
Quando fazemos uma pesquisa, recebemos os resultados do conteúdo relacionado. Às vezes aparecem conteúdos mais relevantes, e outras menos relevantes.
** exemplo procurei sobre pousadas em Fernando de Noronha:
Na primeira página aparecerão sites relacionados a Pousadas em Fernando de Noronha; em seguida, praias. Nas outras páginas, já menos relevantes, Mergulho em Fernando de Noronha.
CONFIANÇA: a internet é um campo extremamente aberto, qualquer pessoa pode chegar e postar o que desejar. Então o trabalho do site de busca é escolher os sites mais confiáveis para mostrar na lista de resultados.
Uma das maneiras de avaliar quão confiável é um site é verificando o número e a importância dos sites que fazem menção ao website.
** é como um voto na internet: cada link no site tem um voto.
** é importante levar em consideração que os sites de buscas sabem quando há abusos de links, inclusive catalogam sites que vendem ou fazem trocas de links. E a empresa que faz isso, estará sujeita a perder um índice de ranking por causa dessa prática.
Mas nem todos os votos ou links são iguais. O Google, por exemplo, sabe que o link de um site confiável, um blog de renome, um portal de notícias têm mais credibilidade que um site desconhecido.
Por isso, se você recebe um link de um site mais conhecido, o mesmo é considerado mais confiável do que outros links e isso conta pontos para o site. Da mesma forma acontece ao contrário: se você recebe um link de um site que não tem nenhuma relação, por exemplo, um site de astronomia fazendo link de um site de pousada. Relaciona-se isto como um venda de link, que não será confiável para um site de busca e não contribuirá para o website ser melhor ranqueado. 
COMPREENDER O TRABALHO DE SEO
SEO é um processo que requer muito:
- Trabalho
- Tempo
- Paciência
SEO é um pouco diferente de outras estratégias de marketing, e não é um projeto realizado uma única vez. É um trabalho contínuo e é necessário realizar constantemente pesquisas por Keywords; Crias um conteúdo único; Incentivar mais link para o site; Melhorar o website. 
Google, Bing, entre outros levam tempo para descobrir mudanças de conteúdo em um site, novos links e algumas mudanças mais drásticas em seu conteúdo. Leva mais tempo para adicionar todos esses fatores aos resultados das buscas. Além disso, essas mudanças demoram um pouco para surtir efeito e resultado palpáveis em seu negócio. É preciso ter paciência e aceitar essa realidade.
Outro fator importante é entender que os engenheiros do Google, do Bing... Estão sempre melhorando seu produto e adicionando novas regras para pesquisa. 
** uma delas é a recente mudança de prioridade aos sites que tem versões para dispositivos móveis: conteúdos dos sites adaptados aos dispositivos móveis terão prioridade nos resultados de busca do Google.
** o site que não tiver essa característica precisa correr para melhorar isso.
ESQUECENDO SEO POR UM MOMENTO
Vamos falar um pouco do website em si. Muitas vezes seremos procurados pelos clientes para corrigir e melhorar a visibilidade de seus sites, e em muitas dessas ocasiões teremos que ser francos com nossos clientes quanto ao projeto atual dele.
Muitas vezes o trabalho não começará por pesquisar e cadastrar keywords, cadastrar o site em diretórios, buscar e divulgar o site em blogs especializados ou em outras técnicas envolvidas. O trabalho começará mesmo no website do cliente.
Há muitos projetos que não trazem os resultados desejados, não porque falta estratégia de marketing ou técnicas de SEO, não funciona porque o site não é bonito. É necessária utilizar as técnicas certas para atingir seus objetivos.
Boas técnicas de convencimento:
- Pedir para o cliente visitar o site de 5 concorrentes diretos.
- Perguntar ao cliente qual site transmite mais confiança.
- Perguntar se ele compraria produtos no seu próprio site, ou se compraria em um de seus concorrentes. 
- Perguntar se os preços e serviços oferecidos estão dentro do mercado.
Por isso a importância de ser honesto com seu cliente - ou com você mesmo, caso o interesse no curso seja para aplicar as técnicas em projeto próprio. 
Um site feito e com pouco visibilidade nem mesmo as melhores técnicas de SEO conseguirá trazer os resultados esperados em uma campanha para otimizar o tráfico de pesquisa
UNIDADE 02 – KEYWORD
POR QUE INDEXAR SEU SITE É IMPORTANTE?
Ao iniciar um trabalho de SEO o primeiro passo é procurar um site de busca, se o projeto/site está indexado.
Então o primeiro passo é investigar se o seu site ou o site do cliente já está indexado - possivelmente deve estar, mas é bom pesquisar para saber o número de resultados, como está aparecendo os endereços que estão em destaque.
KEYWORD
As keywords estão na fundação no SEO, se você não entende suas keywords não será possível promover o site.
Keywords são palavras que as pessoas digitam no site de busca para pesquisar o que elas procuram. Entender quais palavras ou frases são importantes para o seu negócio deve estar no centro das atenções para campanhas de SEO. 
DICAS PARA INICIAR:
- Não presuma que você conhece suas keywords (não sabemos quais funcionam e quais não funcionam).
- As pessoas não sabem quais realmente importam, até analisar as keywords.
SE NÃO ANALISAR, ACONTECEM DUAS COISAS:
- Você pode perder termos que as pessoas pesquisam.
- Você usa termos que você acha importante, mas elas realmente não são. 
PASSOS PARA ANALISAR KEYWORDS:
- Chutar: presumindo que está no começo, não se sabe ainda quais palavras funcionam ou não.
- Escreva as palavras que você acha importante: naturalmente você conhece seu negócio mais do que ninguém, por mais que ainda esteja no começo de uma campanha.
- Pergunte aos seus clientes quais termos são importantes para achar você.
- Olhe os sites dos seus competidores: abre o código fonte e veja quais keywords eles estão usando.
- Não deixe nunca de analisar o resultado delas.
PLANO PARA PESQUISA DE KEYWORDS
Antes de iniciar o trabalho de SEO em qualquer projeto, é preciso saber o que é necessário otimizar, pesquisando as palavras certas que tragam resultados ao seu negócio. 
RELEMBRANDO...
Keywords são as palavras chaves que os usuários pesquisam. Sites de buscas como Google, Bing, procuram e buscam os resultados mais relavantes para a sua pesquisa de dados.
Mas é importante lembrar que os motores de busca têm dificuldades em entender o que o usuário realmente quer, caso ele não seja muito específico. 
** por exemplo: se digitamos apenas "Miami" no Google, e não especificamos o que realmente queremos se carro, casa, passagem aérea, esse tipo de pesquisa terá pouca relevância e muita competição e volume. Significa que uma keyword como "Miami" terá muita competição, muitos concorrentes de diferentes segmentos devem comprar a keyword Miami.
** Há muito volume de informação,que muitas vezes não é o que se está procurando.
Por isso a importância de ser mais específico! E pesquisar, por exemplo, por "aluguel de carro econômico em Miami". Dessa forma, o usuário terá um resultado de pesquisa mais relevante, com menos competidores e menos volume de informações.
PORTANTO...
Um plano de pesquisa de Keywords eficaz envolve uma abordagem estruturada que vai levar à descoberta de palavras chaves que podemos usar no conteúdo do site, além de proporcionar dados que necessitamos para tomar as decisões sobre quais palavras darão mais retorno para os investimentos. E tem a maior probabilidade de trazer resultados relevantes e rentáveis para o negócio.
LONG TAIL KEYWORD
Usar outros padrões:
Quando vamos criar uma campanha por pesquisa de Keywords é bastante comum usarmos termos da forma que nós escrevemos. Entretanto quando você começar a criar os termos para sua própria campanha, esqueça o jeito como você escreve e imagine como outras pessoas vão procurar seus produtos e serviços.
COMO FAZER ISSO?
Tudo começa com Brainstorming:
- Converse com sua equipe, discutindo quais termos podem ser relevantes e de que forma podem ser pesquisados.
- Quais produtos e serviços você oferece? (liste o maior número de palavras e frases que abrange seus produtos e serviços).
- Coloque-se no lugar de seu cliente: pessoas que trabalham com você podem ter visões e formas de expressar diferentes de como você vende e oferece.
- Usar ferramentas para verificar o volume de pesquisas que são realizadas nos termos realizados no brainstorming. 
Há uma técnica em SEO de extrema importância e que traz ótimos resultados: LONG-TAIL KEYWORDS:
Refere-se a uma grande quantidade de termos que trás um resultado modesto. E a soma de vários long-tails pode ter um resultado igual a uma keyword bastante popular, que normalmente sofre bastante concorrência.
** exemplo: "Alugar carro em Miami" é uma keyword bastante utilizada, aparecendo mais de 200.000 resultados. Mas ao digitar um long-tail "Alugar um Honda Civic em Miami" o resultado cai para menos de 20 mil. 
Logo, se no seu plano de pesquisa de Keywords você usa um conjunto de long-tails, você pode ter o mesmo resultado de um termo mais comum:
BENEFÍCIOS DO LONG TAIL KEYWORDS:
- Resultados mais relevantes
- Menos competidores
- Mais fácil de ficar nas primeiras posições.
UNIDADE 03 - SEO NA PRÁTICA
PREPARAÇÃO PARA AULAS PRÁTICAS
A partir desta unidade iremos colocar em prática algumas das técnicas ensinadas em nosso curso de SEO. 
O curso de SEO é um curso que está "na fronteira" entre Marketing Digital e Desenvolvimento. Porém, neste caso, a pessoa que trabalha com marketing digital precisa estar trabalhando ou alinhada ao um Desenvolvedor Web ou compreender algumas técnicas de HTML.
ORGANIZANDO O SITE
A organização do site também faz parte do trabalho do SEO.
Exemplo - trabalho do SEO para otimizar o site do cliente: você tem um site e tem a pasta: "pasta raiz do site" - dentro ta pasta tem o arquivo "index.html", que é o arquivo da página home. E normalmente vai encontrar outros arquivos do mesmo site na raiz do seu site. 
Depois, temos pastas como "css", "js", "img", "modelos". Normalmente não são pastas de acesso do usuário, são pastas onde se armazena arquivos úteis para outros arquivos.
EXEMPLO PRÁTICO - PÁGINA DE EVENTOS
Sugestão: criar uma pasta chamada "eventos" e dentro da pasta colocar o arquivo "eventos.html".
Porém, você vai renomear esse arquivo "/eventos/index.html", dentro da pasta eventos. Assim, quando o usuário for ao seu navegador para acessar essa página basta ele colocar, por exemplo, "http://www.cafe.com/eventos/”.
** o arquivo index já é carregado automaticamente no navegador do usuário.
Com isso, a navegação fica mais clara.
E assim você vai fazer isso para todos os outros documentos, que terão pastas próprias.
Dentro dessas pastas terão arquivos chamados "index.html":
Este é o primeiro conceito, a primeira mudança que é preciso fazer e não necessita de conhecimento técnico avançado de HTML ou programação para fazer isso. É só uma questão de organização.
Já aquelas outras pastas, que guardam arquivos serão usados por outros arquivos, a sugestão é colocar um _ antes do nome dessas pastas, aí não haverá confusão de quais são as pastas de conteúdo e quais são as pastas auxiliares, que vão guardar arquivos que são úteis para outros arquivos.
SUGESTÃO:
Usar o Dreamweaver CC quando houver mudança de pasta ou até mudança de nome de arquivo por dentro do painel "arquivos", ele automaticamente altera toda a referência que ele tinha em outros arquivos. 
ORGANIZANDO O SITE NO DREAMWEAVER
Na aula anterior foi explicado como devemos manter um website organizado por pastas de cada categoria, de cada conteúdo do nosso site. E no final foi falado que o Dreamweaver é um dos melhores softwares para fazer isso porque ele automatiza todo esse processo.
É importante deixar claro que essa tarefa nem sempre é realizada pelo profissional de Marketing Digital. Muitas vezes existe um time técnico que faz esse processo.
COMO ORGANIZAR UM SITE COM O BRACKETS
Diferentemente do Dreamweaver, o brackets é feito manualmente através de download no brackets.io.
É importante deixar claro que essa tarefa nem sempre é realizada pelo profissional de Marketing Digital. Muitas vezes existe um time técnico que faz esse processo.
SEIS ITENS DE SUA PÁGINA QUE MERECEM SUA ATENÇÃO
Vamos entender quais são os seis itens mais importantes para iniciar os trabalhos de SEO em uma página web:
- URL: endereço da página web:
Estamos acostumados a ver, por exemplo, http://www.cafefontenebleu.com/receita/prato_camarao.html, o que não é muito recomendado para nomenclatura de página. 
O mais ideal seria colocar um nome mais claro, indicando com maior facilidade o tipo de prato ou receita que estamos falando: http://www.cafefontenebleu.com/receita/como-fazer-camarao-com-catupiry.html
**DICAS IMPORTANTES PARA URL
- Descrever de forma clara e objetiva o nome da página
- Prefira usar "-" ao invés de "_" para separar palavras
- Jamais usar espaços entre palavras no nome do arquivo
- Usar textos com letras minúsculas
- Não colocar acento e nenhuma letra com caracteres especiais nas palavras.
- TITLE: título da página:
No título da página deve estar dizendo exatamente o que ela tem, qual é o conteúdo dela.
**abrindo o brackets é importante modificar o título tanto em "title" quanto no H1
- META TAG - DESCRIPTION;
- HEADERS: todos eles, principalmente o H1;
- BODY TEXT: que é o texto da página, conteúdo do texto;
- IMAGES
FAZER UMA BOA NAVEGAÇÃO
Estrutura do site, que é bastante importante. Ficamos sempre ligados em palavras-chave, links, nomes, mas esquecemos de que a pessoa que vai visitar o website também vai precisar de uma navegação clara e fácil para poder utilizar o serviço.
Ao montar ou reestruturar o site, pense sempre em dois tipos de lojas: aquelas grandes e organizadas que tem em shoppings, onde sabemos muito bem onde estão os departamentos que nos interessam. 
E as outras que parecem desejar colocar todos os destaques, de todas as áreas, de todas as sessões nos primeiros cinco metros da loja.
Comparando, conseguimos imaginar em qual temos paciência para olhar o que desejamos e comprar aquilo que procuramos.
Um bom website funciona exatamente da mesma maneira: para uma loja ou um site ser agradável ele precisa ser bem organizado, fazendo com que o cliente consiga navegar de forma fácil e intuitiva.
** exemplo do site da apple, que divide seus produtos em sessões facilitando a navegação e a identificação de cada setor
Quando você for fazer o seu site, tente pensar como você e como o seu usuário vai encontrar as informações. É muito importante você ter sessões e subcategorias bastante claras e fáceis de navegar:
** se você faz um site de fácil navegação para as pessoas, os sites de busca também vão encontrar facilmente as suas informações.
CONSTRUINDO LINKS DENTRODO SITE
Determinar como vincular a página do site é importante para os sites de buscas. Links internos ajudam os buscadores a entender a estrutura do site, tópicos e temas de seu conteúdo.
TIPOS DE LINKS INTERNOS:
- Links de Navegação: presentes em todas as páginas do site, normalmente localizados na parte superior ou, às vezes, no rodapé do site. Eles guiam os usuários e guiam os buscadores a separar os conteúdos por categoria ou assuntos de interesse.
- Links de Conteúdo: são links externos que guiam a navegação dos usuários conforme a informação relacionada, mas também ajudam os sites de buscas. Através de links internos, os buscadores podem compreender quais páginas são mais importantes ou tem relevância com o link ou com a página de origem do link.
Quando estamos criando um link contextual ou um link de conteúdo, é muito importante evitar certas armadilhas. 
Uma das mais conhecidas é o "Clique Aqui". Há um número muito grande de páginas com esse texto para downloads de puglins ou softwares de grande audiência, como o Adobe Flashplayer ou o Adobe PDF. Logo quando um site de busca encontra um site com texto "Clique Aqui", é normal que ele imagine que este link será para outros propósitos e não para fazer um link para outra página do seu site.
MAS ESSA FORMA NÃO É MUITO RECOMENDADA. Quando for colocar o link não escrever "Clique Aqui":
MANEIRA NÃO RECOMENDADA:
RECOMENDÁVEL:
Perceba que o link já está inserido no site na forma de texto em “Special events page”:
** o texto do link interno já deixa claro para onde ele vai, que é a página de eventos especiais. 
INFORMAÇÃO SOBRE A LOCALIZAÇÃO
Nessa aula vamos aprender como incluir tags que descravam sua localização caso o projeto represente um negócio local, como uma farmácia, um restaurante, academia... pois muitos clientes procurarão o negócio que fique próximo de onde eles estão. 
ALGUMAS TAGS QUE SÃO UTILIZADAS:
Geo Region - determina o país.
Geo Placename - é a cidade ou bairro.
Geo Position ou ICBM - coloca a latitude e longitude de onde você está.
No site www.geo-tag.de/generator, colacando a localização, automaticamente ele já gera as tags para colocar no brackets:
UNIDADE 04 – LINKS
IMPORTÂNCIA DE LINKS EXTERNOS PARA SEU SITE
O LINK PERFEITO

Continue navegando