Buscar

Direito Processual Civil I - Citação e Intimação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Processual Civil I 
Citação e Intimação 
Citação
    A citação é o ato pelo qual o juiz dá ciência ao réu da existência do processo, oportunizando ao réu apresentar defesa. 
O processo só é válido a partir do momento em que o réu é citado.
CPC, Art. 214. “Para a validade do processo é indispensável a citação inicial do réu”.
a citação é o ato processual de comunicação ao sujeito passivo da relação jurídica processual (réu ou interessado) de que em face dele foi proposta uma demanda, a fim de que possa, querendo, vir a defender-se ou a manifestar-se. Tem, pois, dupla função: a) in ius vocatio, convocar o réu a juízo; b) edictio actionis, cientificar-lhes do teor da demanda formulada. (Didier, pág. 463).
O local de citação
CPC, Art. 216  A citação efetuar-se-á em qualquer lugar em que se encontre o réu.
Art. 217. Não se fará, porém, a citação, salvo para evitar o perecimento do direito: I - a quem estiver assistindo a qualquer ato de culto religioso; II - ao cônjuge ou a qualquer parente do morto, consangüíneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 7 (sete) dias seguintes; III - aos noivos, nos 3 (três) primeiros dias de bodas; IV - aos doentes, enquanto grave o seu estado.
Atenção!!!
É possível ocorre a citação nos processos de conhecimento, de execução, no cautelar, no de jurisdição voluntária e contenciosa.
A citação sempre é direcionada à uma pessoa, é necessário que a pessoa seja capaz, que é auferida tanto em pessoas físicas ou jurídicas. Absolutamente incapaz não pode receber citação; a pessoa física pode ser relativamente incapaz e poderá receber a citação mas alguém que o represente também deve receber.
CPC, Art. 218. “Também não se fará citação, quando se verificar que o réu é demente ou está impossibilitado de recebê-la.’
Citação Real X Ficta
A citação real é a realizada por carta de correio ou oficial de justiça, a citação ficta é a que acontece por edital ou por oficial de justiça com hora certa.
As formas de citação que existem são as pelo correio, oficial de justiça, eletrônica ou por edital.
comparecimento espontâneo
Mesmo na ausência de citação, o comparecimento espontâneo do réu pode suprir esse vácuo. Se o réu comparece espontâneamente, o diretor de secretaria já pode citá-lo, e também o réu pode comparecer já apresentando a contestação, ou apresentar nulidade processual, quando o réu apresenta pedido de nulidade no processo. Do julgamento da nulidade o réu será citado para tomar conhecimento e apresentar contestação.
Regra Geral
A citação pelo Correio é do tipo real "na medida em que depende da efetiva entrega da correspondência ao citando" (Didier, pág. 474), é direcionada à pessoa do réu, e também é a regra geral no sistema jurídico, não depende de requerimento da parte.
     Ocorre exceção desse tipo de citação apenas nas ações contra o Estado; quando a parte ré for Pessoa Jurídica de Direito Público; quando o réu for incapaz, nas ações de execução, quando o réu residir em local não atendido pela entrega domiciliar de correspondência, e quando o autor a requerer de outra forma.
Citação por “A.R”
O prazo para resposta começa a contar da juntada do mandado ou AR nos autos do processo. Junto com a citação, que será entregue ao acusado, vai a Petição inicial e o despacho do juiz.
A citação por oficial de justiça 
     A direta (real) ocorre quando o Oficial de justiça consegue encontrar o réu e entrega a citação diretamente.
     Já a indireta (ficta), é também chamada de citação por hora certa. Nela, o oficial procura o réu por três vezes e se não encontrá-lo e detectando que o réu está se ocultando, pode comunicar a algum vizinho ou familiar que dia 'tal' e hora 'tal' voltará para fazer a citação.
  
A citação por oficial de justiça
   No dia em que voltar, vai emitir uma certidão detalhando o acontecido, coloca a certidão nos autos, o escrivão vai emitir uma comunicação por Correio à parte ré informando da citação por hora certa que ocorreu.
     O prazo começa a correr após a juntada aos autos da certidão expedida pelo oficial de justiça.
Citação por edital 
é um tipo de citação ficta, feita quando a parte encontra-se em local incerto e não sabido ou em outro país que não tenha carta rogatória ou quando desconhecido o réu. Pode ser utilizada também se todas as outras formas de citação falharem, então o juiz emite um edital de citação do réu e fixa no quadro de avisos, e em 15 dias publica uma vez no diário oficial e pelo menos duas vezes em jornal local. No edital tem o prazo de 20 a 60 dias para que a parte tome ciência, após os 60 dias presume-se a citação e o juiz nomeia um curador para representar o réu e no próprio edital o juiz adverte sobre os efeitos da revelia.
A citação eletrônica- Lei 11.419/2006 
A citação eletrônica foi introduzida pela lei 11.419/2006. Nessa forma de citação, todas são enviadas por e-mail. O sujeito faz um cadastro (credenciamento) prévio na justiça para que todas as citações e intimações cheguem por e-mail.
 
     A citação pode ser real e pode ser fictícia. O juiz manda citar por e-mail e determina o prazo de 10 dias, se nesse prazo o sujeito lê o e-mail configura a citação real; caso não leia, presume-se ter sido lido.
Lei 11.419/2006 - Art. 9º  No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações, inclusive da Fazenda Pública, serão feitas por meio eletrônico, na forma desta Lei.
Em processos individuais autônomos, envolvendo litigantes eventuais, dificilmente a citação eletrônica poderá ser utilizada.
Citação e seus efeitos
A citação provoca alguns efeitos no processo, conforme art. 219, CPC. Dois deles são efeitos imediatos, são a:
 1) formalização do processo que acontece quando o réu é citado.
2) possibilidade que é oferecida ao réu para ele apresentar defesa.
Atenção!!!
a citação válida interrompe a prescrição, forma o processo, estabelece prazo para defesa, faz litigiosa a coisa, induz litispendência, torna prevento o juízo e constitui mora.
OBS: "Esse efeito material ocorrerá mesmo que o ato da citação haja sido ordenado por juízo incompetente". (Didier, pág. 470)
Exemplo
O sujeito tem o prazo prescricional de três anos para propor uma ação, e propõe com 2 anos (dentro do prazo), mas o réu vai só é citado 4 anos depois (fora do prazo). Caso não houvesse interrupção desse prazo, ocorreria a prescrição da pretensão, mas no §1º, art. 219, diz que a interrupção faz retroagir à data em que a ação foi proposta, garantindo assim que a parte autora não tenha prejuízos devido morosidades que não tem culpa.
Súmula 106, STJ: Proposta a ação no prazo fixado para o seu exercício, a demora na citação, por motivos inerentes ao mecanismo da justiça, não justifica o acolhimento da arguição de prescrição ou decadência.
Com a citação válida tem-se o processo, e assim as partes adversárias vão disputar um direito entre si, a disputa e a citação válida faz com que se tenha uma coisa litigiosa. Isso influencia no processo de execução para caracterizar fraude à execução ou fraude à credores.
     A litispendência ocorre no caso de existir processos iguais. Uma ação posteriormente proposta que seja idêntica a primeiramente proposta, induz a litispendência.
 
     Na litispendência, as ações tem as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido.
CPC, Art. 301,§3º Há litispendência, quando se repete ação, que está em curso; há coisa julgada, quando se repete ação que já foi decidida por sentença, de que não caiba recurso.
Tornar-se prevento o juiz que despachar primeiro. O juiz vai concentrar na sua pessoa todos os processos semelhantes, seja por continência ou por conexão com outro processo. Essa prevenção pode ser observada quando se tem processo em comarcas diferentes e em processos semelhante na mesma comarca.
     A constituição de mora ocorre quando a parte não cumpre a obrigação. Presume-se que com a citação à parte deveria realizar a quitação daquele débito
que é devido, se é citada validamente e não paga vai constituir a situação de mora. A partir da citação válida é que começa a contar os juros (pedidos explícitos).
     Conceito de mora: é o retardamento ou imperfeito cumprimento da obrigação. É a impontualidade culposa. (Didier, pág. 470)
Intimação
CPC, Art. 213. Citação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender.
Art. 234. Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa.
     As formas de intimação são as mesmas utilizadas na citação, ou seja, correios, oficial de justiça, edital, eletrônica. E ainda por vistas do processo e publicação em diário oficial. 
Consta no art. 285-A do CPC, que para casos semelhantes o juiz pode extinguir o processo com resolução do mérito, é uma situação excepcional que pode ocorrer após o juízo de admissibilidade. O juiz recebe a petição e percebe que existem decisões sobre o caso (jurisprudências), então ele pode julgar sem resolução de mérito, sem sequer citar a parte contrária para tomar ciência daquele processo.
     Isso só pode realizar se o juiz tiver a certeza que aquele caso seja idêntico aos já julgados e a matéria for unicamente de direito.
Resumidamente, os requisitos para a aplicação do 285-A são:
a) deve existir mais de dois julgados sobre a mesma matéria e que não contrarie as decisões do STF, do STJ ou súmulas vinculantes;
b) o procedimento segue a sequência: juiz de direito -> extinção -> não concordância -> apelação  -> TJ;
c) com a interposição da apelação a parte ré deve ser intimada para apresentar contra-razões;
d) e por último, quanto as decisões, se o Tribunal julgar procedente, o processo volta para a primeira instância, onde o réu será citado para contestar; caso o Tribunal julgue improcedente, faz coisa julgada e o autor deve pagar custas e honorários advocatícios; ou ainda, o Tribunal julga parcialmente procedente, então o processo volta a correr da parte que foi julgada favorável ao recorrente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando