Buscar

resposta caso 09 penal II

Prévia do material em texto

LEONICE FERREIRA PINTO – 3DIVA
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL
RESPOSTA DO ESTUDO DE CASO AULA 09
Ante o exposto o senhor Francisco Zebedeu, matador de aluguel, responderá por tentativa de homicídio duplamente qualificado.
 - Trata-se de uma tentativa perfeita ou Crime falho, na qual segundo Damásio de Jesus, a fase de execução foi integralmente realizada pelo agente, mas a morte não se verifica por circunstâncias alheias a sua vontade.
 - Duplamente qualificado por se tratar de homicídio mercenário, neste caso mediante paga. (Art. 121, §2º, I CP). E, executado com emboscada, ou tocaia (Art. 121, §2º, IV. CP).
O consentimento do ofendido aqui somente teria relevância jurídica, se o objeto jurídico fosse disponível, que por tratar-se de VIDA é indisponível que o Estado precisa garantir ainda que contra a vontade do seu titular.
A conduta de Lindolfo caracteriza-se como fato atípico.
Segundo Nucci, 2010, pg. 624. No Brasil não se pune o autor da tentativa de suicídio, por motivos humanitários: afinal quem atentou contra a própria vida, por conta de comoção social, religiosa ou política, estado de miserabilidade, desagregação familiar, doenças graves, causas tóxicas, efeitos neurológicos, infecciosos ou psíquicos e até por conta de senilidade ou imaturidade, não merece punição, mas compaixão amparo e atendimento médico.

Continue navegando