Buscar

Resumo de Contração Muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de Contração muscular
Prof. Davi Silva
Introdução:
	As fibras musculares são divididas em dois tipos, com base em sua aparência nas micrografias óticas:
Músculo estriado que inclui os músculos esquelético e cardíaco, caracterizado por faixas alternadas, claras e escuras.
Músculo liso que não apresenta qualquer característica superficial que o distinga.
Músculo esquelético:
Funções:
Manter o movimento corporal
Estabilizar as posições corporais
Manter o volume dos órgãos
Ajudar na movimentação de substâncias pelo corpo
Produzir calor (calafrio)
Organização do músculo – È composto por fibras musculares esqueléticas, que estão posicionadas longitudinalmente, acompanhando todo o comprimento do músculo. Estas fibras são agrupadas em fascículos (grupos), e separadas por bainhas de tecidos conjuntivas, respectivamente, epimísio, perimísio e endomísio (reveste cada fibra muscular). A membrana celular da fibra é o sarcolema e tem no seu interior o sarcoplasma, um líquido semelhante ao citoplasma que contém grande quantidade de mitocôndrias. Mergulhados no sarcoplasma podemos encontrar as miofibrilas.
Miofibrilas- As miofibrilas tem diâmetro aproximado de 1µm, estendendo-se de uma extremidade da fibra muscular até a outra e podem ser divididas em unidades funcionais chamadas de sarcômeros (separados por duas linhas Z).
Filamentos- As miofibrilas contêm filamentos grossos e finos, formados por proteínas contráteis (actina e miosina) e reguladoras (tropomiosina e troponina).
GROSSOS – Contêm a proteína miosina e tem diâmetro de cerca de 11 nm, com comprimento de 1,6 µm. São formados por duas cadeias pesadas de miosina filamentosa que se enovelam mantendo a sua terminação separada. A cada terminação da cadeia pesada temos a associação de 2 cadeias leves para formar a cabeça globular de miosina, que tem como característica ser uma ATPase (quebrar o ATP).
FINOS- Contem proteínas globulares de actina, onde se encontram os sítios de ligação da miosina. Estes sítios são bloqueados pela tropomiosina. A troponina mantém esta estrutura e contém o sítio de ligação do cálcio. 
Etapas da contração muscular:
Um potencial de ação deve ser gerado na placa motora, deslocar pelos túbulos T e promover a liberação do cálcio do seu local de reserva, o retículo sarcoplasmático. 
O cálcio vai se fixar no sarcoplasma a troponina C e promover uma alteração estrutural que desloca a tropomiosina da frente do sítio de ligação na actina.
As cabeças globulares de miosina se elevam e vão se ligar a actina, dobrando-se para trás e tracionando o filamento fino em direção a região central do sarcômero (esta etapa é dependente do ATP).
O relaxamento do músculo acontece quando a Ca++,ATPase remove o cálcio do sarcoplasma , lançando-o novamente para o retículo sarcoplasmático.
Acoplamento excitação- contração: É o processo pelo qual um potencial de ação dá início ao processo contrátil. Para que isso ocorra é preciso que o potencial de ação se propague para os túbulos T (transversais) que promove a liberação do cálcio para o sarcoplasma.
Transmissão neuromuscular:
	A transmissão sináptica é o processo pelo qual as células nervosas se comunicam com outras células, músculo e glândulas. Na transmissão neuromuscular um motoneurônio alfa e uma fibra esquelética se comunicam na região da placa motora. Esta sinapse é semelhante a qualquer sinapse química porém tem como característica:
a) Acontecer na placa motora que apresenta grande número de invaginações o que confere a esta sinapse alta disponibilidade de receptores.
b) O neurotransmissor é sempre a acetilcolina, enquanto o receptor é colinérgico do tipo nicotínico.
c) Na fenda sináptica existe uma enzima a Acetilcolinesterase que degrada a acetilcolina em colina + acetato promovendo o término da sinapse.

Outros materiais