Buscar

PIM IV

Prévia do material em texto

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
JAKSON ROBERTO DA SILVA ASSIS
FORJAS TAURUS S.A.
PIM IV
ALVORADA
2018
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
JAKSON ROBERTO DA SILVA ASSIS – RA 1821274
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV
FORJAS TAURUS S.A.
CURSO: PROCESSOS GERENCIAIS
ORIENTADOR: MARCELO MELLO
ALVORADA
2018
RESUMO
Este Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV foi desenvolvido através de pesquisa realizada na empresa Forjas Taurus S.A, com sede na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul tendo sua principal atividade a montagem e comercialização de armas leves e táticas. O objetivo deste projeto é analisar e relacionar a teoria e conhecimentos que estão sendo estudados nas disciplinas de Marketing, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Dinâmica das Relações Interpessoais com a prática na rotina e desenvolvimento afins da empresa, sendo utilizado como ferramentas de pesquisa a visita técnica, entrevistas com gestores, acompanhamento de processos e a pesquisa bibliográfica. 
INDICE
1 INTRODUÇÃO.	 05
2 FORJAS TAURUS S.A.	 05
3 DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.	 06
3.1 Gestão de Pessoas	 06
3.2 Estrutura da Gestão de Pessoas.	 07
3.2.1 Remuneração e Benefícios.	 07
3.2.1.1 Salário.	 07
3.2.1.2 Benefícios.	 07
3.2.1.3 Participação dos Lucros e Resultados.	 08
3.2.2 Recrutamento, Desenvolvimento e treinamento.	 08
3.2.2.1 Recrutamento e seleção.	 08
3.2.2.2 Desenvolvimento e treinamento.	 09
3.2.3 Higiene e Segurança do Trabalho.	 09
3.2.3.1 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.	 09
3.2.4 Ambulatório médico.	 10
3.2.5 Relação com Sindicato dos Trabalhadores.	 10
3.3 Ferramentas da Gestão de pessoas 	 10
4 MARKETING.	 11
4.1 Conceito.	 11 
4.1.2 Setor de Marketing Forjas Taurus S.A.	 11
3.1.3 Mercado de atuação.	 11
3.1.4 Imagem da empresa.	 12
3.1.5 Relacionamento com clientes.	 12
3.1.6 Canais de comunicação 	 13
3.1.7 Marca.	 13
3.1.8 Panorama atual 	 13
3.1.9 Endomarketing.	 14
3.1.9.1 Ferramentas de endomarketing.	 14
4 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.	 15
4.1 Conceito.	 15
4.1.2 Relações interpessoais Forjas Taurus S.A.	 15
4.1.2.1 liderança.	 15
4.1.2.3 Administração de conflitos.	 16
4.1.2.4 Pesquisa de clima organizacional.	 16
5 CONCLUSÃO.	 17
6 REFERENCIAS.	 18 
1 INTRODUÇÃO
	O desenvolvimento deste Projeto Integrado Multidisciplinar IV tem como objetivo fazer um estudo referentes a Recursos Humanos, Marketing e Relações Interpessoais, tendo como objeto de pesquisa a empresa Forjas Taurus S.A, com atuação no negócio de armas leve e táticas. As disciplinas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, dinâmica das Relações Interpessoais e de Marketing serão a base de estudo para a pesquisa.
	Inicialmente será abordado na apresentação do trabalho uma breve descrição da empresa e sua principal atividade e visão estratégica, seguindo pela área de Gestão de Pessoas e sua estrutura e importância na obtenção de resultados, Marketing e endomarketing com seu papel fundamental na imagem da empresa e motivação, e finalizando com as relações interpessoais e a sua importância nas estratégias e no processo da empresa.
	2 FORJAS TAURUS S.A.
Antes de começar a abordar os assuntos inerentes da pesquisa, é importante fazer um breve resumo da empresa escolhida para ser a fonte de informação do estudo. 
A Forjas Taurus S.A. é uma empresa de capital aberto, que possui negócios no setor de armas, sendo uma das maiores fabricantes de armas leves do mundo. Seus principais produtos são os Revólveres, Pistolas, Carabinas e Metralhadoras além de acessórios em que o objetivo é atender a demanda dos mercados de Defesa, Segurança, Civil e demais partes interessadas. A empresa também tem negócios no setor de capacetes de motociclistas, onde é líder nacional, colete, contentores plásticos e Metal Ingection Molding (MIM). 
O faturamento do negócio principal (armas) se dá em 17% de vendas ao mercado nacional, 75% para o mercado civil americano e outros 8% para o resto do mundo sendo exportador para mais de 70 países. No mercado nacional os principais compradores são as Policias e governos estaduais.
Também é importante salientar que a empresa, nestes últimos anos, passou por diversas transformações que vão desde mudanças estruturais, como a mudança de Porto Alegre para São Leopoldo e ainda mudanças no modelo de gestão. 
3 DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
	3.1 Gestão de Pessoas
	A Gestão de pessoas, segundo Chiavenato (1999), é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. Para Fisher e Fleury (1998), gestão de pessoas é o conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
	Nos tempos atuais a gestão de pessoas é vista, pelas empresas como o conjunto das forças humanas voltadas para desenvolver as atividades produtivas, gerenciais e estratégicas dentro de um ambiente organizacional, que une o potencial, a criatividade, força de trabalho, a inovação, o compromisso e a interação do ser humano em prol da competitividade e obtenção de resultados. 
	Os gestores das Forjas Taurus, dentro de uma nova concepção e necessidades de mudança no gerenciamento de pessoas, perceberam que esta é a era do conhecimento onde o talento, competências, habilidades e capital intelectual humano são fatores fundamentais para a competitividade no mercado. Com essa nova visão, a empresa trabalha dando valor ao seu maior diferencial que é seus colaboradores investindo na estruturação, no bem-estar e no bom relacionamento aos seus colaboradores para que estes sejam seus parceiros estratégicos na obtenção de resultados.
	
3.2 Estrutura da Gestão de Pessoas
3.2.1 Remuneração e Benefícios
	Esta célula da Gestão de Pessoas é a parte responsável pelo gerenciamento e controle da folha de pagamento e seus encargos, ou seja, a remuneração paga aos colaboradores. Remuneração segundo Dutra (2002), é a contrapartida econômica ou financeira de um trabalho realizado por uma pessoa.
	A remuneração envolve o salário fixo, os benefícios e ainda a remuneração variável ou participação dos lucros e resultados.
	3.2.1.1 Salário
	É a parte fixa da remuneração, estipulada em contrato podendo sofrer alterações para mais de acordo com promoções ou avaliações de desempenho. Segundo Nascimento (2009), salário é o conjunto de prestações econômicas devidas pelo empregador ao empregado em função da contraprestação do trabalho, do período que o empregado fica à disposição do empregador aguardando ordens, do descanso semanal remunerado, das interrupções legais que ocorrerem na vigência do contrato de trabalho e por força da lei.
3.2.1.2 Benefícios
Os benefícios são uma forma de remuneração indireta que visa facilitar a vida dos funcionários que se não sendo proporcionados pela organização teriam que ser pagos integralmente com o próprio salário. Segundo Chiavenato (2004), os benefícios devem satisfazer às diferentes necessidades humanas dos funcionários.
A Forja Taurus disponibiliza aos seus colaboradores os seguintes benefícios:
Vale transporte;
Plano de saúde;
Refeições subsidiadas:
Cartão farmácia:
Auxilio educação.
3.2.1.3 Participação dos Lucros e Resultados
	A participação dos lucros e resultados é uma remuneração variável que visa o alinhamento das estratégias da empresa com as atitudes dos funcionários dentro do ambiente de trabalho. É uma forma de recompensar os funcionários pelos resultados obtidos pela empresa dividindo uma parte dos lucros com os mesmos. Devido à dificuldade no mercado nos últimos anos e a remodelação da estrutura da empresa, esta forma de remuneração está sendo discutida e negociada com os representantes dos colaboradores, no casoo sindicato dos trabalhadores da região, para que haja uma mudança para participação dos resultados. 
3.2.2 Recrutamento, Desenvolvimento e treinamento
A célula de Recrutamento, desenvolvimento e treinamento é responsável pelo recrutamento e seleção, capacitação, qualificação e desenvolvimento do capital humano da empresa.
3.2.2.1 Recrutamento e seleção
Recrutamento segundo Chiavenato (2009), é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.
O processo de recrutamento e seleção na Forjas Taurus começa com um planejamento feito pelos gestores da área, onde necessita de colaboradores novos junto com o setor se Recrutamento desenvolvimento e treinamento, sendo levantado o perfil adequado para a função e a real necessidade de se ter um novo profissional. Com posse destes dados, começa então o processo de atrair, recrutar, selecionar e contratar novos colaboradores para a função requerida. 
O processo de recrutamento e seleção é feito, primeiramente, de forma interna havendo uma valorização dos colaboradores e retenção de talentos e de forma externa, permitindo assim a entrada de novos talentos.
3.2.2.2 Desenvolvimento e treinamento
O desenvolvimento e treinamento de pessoas tem um papel fundamental para o planejamento estratégico da empresa, pois mantem seus colaboradores informados, capacitados e habilitados para suas atividades além de valorizar e motivar. Os treinamentos de manuseio de armas de fogo, libras e Brigada de incêndio são alguns que a empresa oferece aos seus colaboradores.
3.2.3 Higiene e Segurança do Trabalho
 A Prevenção de acidentes e administração de riscos ocupacionais são responsabilidades desta área, além de fiscalizar, orientar e treinar os colaboradores quanto ao uso correto de EPI’s, EPC’s, e riscos eminentes das atividades.
Segundo Chiavenato (2009), a informação, o treinamento e a capacitação de todos os envolvidos no processo são elementos-chave para empreendimentos seguros e saudáveis, com produtividade e qualidade. 
3.2.3.1 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
Esta comissão é constituída por representantes dos colaboradores, eleitos pelo voto secreto, e representantes da própria empresa, estes designados pelos gestores, e tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regulamentada pela NR 05, aprovada pela portaria n° 3.214/78 e atualizada pela portaria SIT n° 247/2011 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Na Forjas Taurus a votação e escolha dos representantes é feita sempre em fevereiro, sendo que os escolhidos recebem treinamento específico e ocorre reuniões todas ao menos duas veze ao mês.
3.2.4 Ambulatório médico
Setor que tem a função de cuidar da saúde e o bem-estar dos colaboradores, oferecendo atendimento médico. 
As suas principais atribuições são:
Exames periódicos
Exames de admissão
Exames demissional
Atendimento médico de urgência
consultas
Atendimento odontológico
O ambulatório médico também tem a incumbência de receber e registrar os atestados médicos dos colaboradores no sistema, registrar ocorrências de acidentes com lesão, fazer encaminhamento ao INSS e ainda marcar exames e consultas referentes ao plano de saúde.
3.2.5 Relação com Sindicato dos Trabalhadores
Um fator importante na gestão de pessoas da Forjas Taurus é a relação com o representante dos colaboradores, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, que possuem delegados sindicais eleitos pelos colaboradores na empresa. O Gerente de Gestão de Pessoas, e ou supervisor acompanhado de um advogado da empresa ficam responsáveis por eventuais reuniões referente a estas questões.
3.3 Ferramentas da Gestão de pessoas
O setor de Gestão de Pessoas da Forjas Taurus trabalha com algumas ferramentas essenciais para um bom gerenciamento e está sempre em busca da melhoria de processos e metodologias. 
Avaliação de desempenho;
Feedback;
Pesquisa de Clima organizacional;
Treinamento e Capacitação;
Sistema operacional integrado.
4 MARKETING
4.1 Conceito
Marketing é o processo de identificar e satisfazer as necessidades humanas na sociedade, sendo que, na visão organizacional seria suprir as necessidades gerando lucro. Segundo Kotler e Keller (2006), marketing é um processo onde os grupos e indivíduos têm necessidades e anseiam por meio da criação da oferta e troca de produtos e serviços de valor com outros. Peter (2000) define marketing como o processo de planejar e executar a definição de preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais. 
4.1.2 Setor de Marketing Forjas Taurus S.A
As principais atribuições do Departamento de Marketing da empresa são:
Fazer um estudo de mercado e de clientes;
Planejar e gerenciar a comunicação da empresa;
Traçar objetivo e metas;
Analisar e mensurar o resultado de vendas;
Gerenciar os canais de rede sociais e web;
	Desenvolver pesquisas de mercado;
	3.1.3 Mercado de atuação
	A Forjas Taurus S.A, é uma das maiores fabricantes de armas leves do mundo, e o foco do departamento de marketing está todo voltado aos seus principais clientes que são:
Órgãos de segurança pública;
Prefeituras;
Forças armadas;
Colecionadores;
Público civil interessado.
O mercado civil americano representa cerca de 75 % das vendas, o mercado nacional 17 % e 8% outros países.
3.1.4 Imagem da empresa 
A Forjas Taurus ainda possui uma imagem negativa que está sendo apagada aos poucos por consequência de disparos acidentais ocorridos no passado, no Brasil e nos Estados Unidos, o que ainda gera desconfianças por parte dos clientes. O departamento de marketing tem trabalhado neste aspecto, junto aos outros setores, as estratégias para reverter esse quadro.
Com investimentos na modernização da linha de produção, controle de qualidade mais rígido e treinamento e capacitação dos colaboradores além do trabalho de marketing fizeram com que aos poucos a credibilidade da empresa seja retomada.
3.1.5 Relacionamento com clientes
A Forjas Taurus e seu departamento de marketing além de trabalhar na prospecção de novos clientes, também se preocupa muito com a fidelização dos seus atuais clientes, e por isso, gerencia e atua com canais de reclamação e sugestão no website e no 0800 e realiza pesquisa de satisfação/ insatisfação do cliente. o levantamento destes dados é feito mensalmente e apresentado aos gestores para que haja o controle e eventuais resoluções de problemas, sempre visando a melhoria e a eficaz no atendimento ao cliente.
A última pesquisa realizada teve um índice de 0,4% de insatisfação e 1% de reclamações, a maioria referente a atrasos na entrega das armas.
3.1.6 Canais de comunicação
Os canais de comunicação utilizados pelo marketing são:
Web site; 
Sac.;
0800;
Redes sociais Facebook e Instagram.
3.1.7 Marca
A marca Taurus, significa touro em latim, simboliza a força, a segurança, virilidade e se identifica e simboliza muito bem, segundo o marketing da empresa, com o tipo de produto fabricado. Ao longo dos anos o logotipo da empresa vem sofrendo alterações à medida que evolui seus processos.
Para que haja a expansão da marca, a Forjas Taurus participa de diversas feiras no Brasil e principalmente nos Estados Unidos, participa e organiza torneios de tiro esportivo e oferece treinamento e instrução de tiro para as forças policiais.
3.1.8 Panorama atual
A eleição de Jair Bolsonaro a presidência do Brasil gerou um clima de otimismo na Forjas Taurus, inclusive com alta na ações da companhia, o que fez com que o Marketing da empresa junto com outras áreas fizesse um novo plano estratégico para o próximo ano, aumentado a produção, abrindo vagas e incentivando os colaboradores, agora com o slogan “ Brasil acima de tudo”. Ao mesmo tempo em que surge uma preocupação, já que o presidenteeleito é favorável a abertura da fabricação e comercialização de armas para outras empresas internacionais.
3.1.9 Endomarketing
A Forjas Taurus, junto com seu departamento de marketing tem a consciência de que o mercado está muito competitivo e busca um elevado nível de desempenho e motivação de seus colaboradores como diferencial, e para isto utiliza do endomarketing como ferramenta para obtenção de resultados positivos.
Endomarketing, segundo Daniel (2010), é um processo gerencial, utilizado em prol da organização, integrado aos seus processos de gestão utilizando ferramentas multidisciplinares com o objetivo de incentivar, promover e motivar as pessoas com seu trabalho, garantindo seu compromisso com os objetivos estratégicos da empresa. 
O endomarketing na empresa é coordenado em parceria das áreas de Marketing e gestão de pessoas utilizando os processos de recursos humanos e técnicas de marketing aliado a treinamento dos gestores. 
As principais características do endomarketing na Forjas Taurus são:
Voltado aos colaboradores da empresa e terceirizados;
O melhor relacionamento com o público interno melhora o relacionamento com o público externo;
Utiliza de conceitos, técnicas e políticas de gestão de pessoas e marketing;
Promove a integração dos colaboradores;
Motiva os colaboradores;
Incentiva o comprometimento dos colaboradores com os objetivos da empresa.
Estimula a aceitação da missão, objetivos, estratégias e táticas utilizadas;
Atrai, desenvolve e retém talentos.
3.1.9.1 Ferramentas de endomarketing
As ferramentas utilizadas no processo de endomarketing Forjas Taurus são:
Comunicação interna;
Vídeos institucionais;
Encartes;
Cartazes;
Treinamento e capacitação;
 	Transparência das metas e objetivos alcançados;
Recrutamento interno.
4 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
4.1 Conceito
As relações interpessoais no ambiente de trabalho têm uma função muito importante nas ambições, não só das empresas, como também dos próprios colaboradores, pois, os gestores têm a consciência de que não basta ter processos e tecnologia avançada, o diferencial dentro de uma organização em tempos de competitividade e concorrências acirradas, são as pessoas. São as pessoas dentro de uma organização que fazem obtém o resultado, o lucro e o bom desempenho da organização.
Segundo Chiavenato (2010), o relacionamento interpessoal se constitui uma variável do sistema de administração, representando o comportamento humano que gera o trabalho em equipe, confiança e a participação das pessoas, sendo que elas não atuam de forma isoladas e sim por meio de interações com outras pessoas para alcançarem seus objetivos.
Um bom relacionamento entre as pessoas dentro da empresa é imprescindível para um bom ambiente de trabalho e inclusive entre líderes e liderados onde o respeito e saber lidar com as diferenças são aspectos fundamentais ao sucesso.
4.1.2 Relações interpessoais Forjas Taurus S.A
4.1.2.1 liderança
A liderança na empresa é constituída por gerente, líder de grupo e facilitador de forma padrão em todos os setores, sendo que todos recebem treinamento para atuar no sentido de se ter um ótimo relacionamento entre si e seus liderados.
A pesquisa foi desenvolvida no setor de montagem formado por:
01 gerente;
02 líderes de grupo;
07 facilitadores, estes divididos em 06 células de montagem e 01 de conserto.
60 montadores e auxiliares
4.1.2.2 Estilo de liderança
O estilo de liderança observado é o autocrático devido às seguintes características:
A comunicação é vertical, ou seja, de cima para baixo;
O líder toma as decisões em nome do grupo;
O montadores e auxiliares não participam na tomada de decisões;
Não há feedbacks.
4.1.2.3 Administração de conflitos
Os lideres recebem treinamento e orientação para administrar possíveis conflitos dentro da empresa, e dentre as orientações estão:
Ser neutro:
Não deixar para resolver depois:
Conversar e ouvir os envolvidos:
Ter controle emocional. 
4.1.2.4 Pesquisa de clima organizacional
A empresa tem feito anualmente a pesquisa de clima organizacional para coletar informações e verificar como está o ambiente da empresa sob a ótica dos colaboradores e fazer um planejamento para melhorar ou diminuir possíveis problemas e desconfortos e com isso trazer benefícios para todos.
Algumas melhorias feitas após pesquisa de clima organizacional:
Construção da área de conveniência com wi-fi;
Melhoria nas refeições;
Capacitação e treinamento dos colaboradores;
Organização e melhoria do estacionamento;
Reforma dos acessos;
Treinamento e orientação de líderes;
Melhoria e ampliação do atendimento na gestão de pessoas;
Melhoria e ampliação do atendimento médico.
5 CONCLUSÃO
Atualmente as grandes empresas tem se tornado cada vez mais competitivas no mercado, não só no mercado interno como externo, fazendo com que elas busquem fatores que possam fazer a diferença na busca de resultados positivos. A qualidade dos produtos, a modernização e eficácia dos processos, os sistemas de gestão cada vez mais avançados e a própria imagem perante a sociedade fazem parte deste conglomerado de ações que aliados ao fator humano transformam as empresas em grandes concorrentes. 
Durante o desenvolvimento deste Projeto Integrado Multidisciplinar percebeu se que as empresas em geral, não só a Forjas Taurus, já tem incluídas em seus planejamentos estratégicos, a gestão voltada para as pessoas, ou seja, a gestão para que as pessoas que fazem a riqueza da empresa se tornem suas aliadas e caminhem e olhem na mesma direção em busca da lucratividade e sucesso. Programas de capacitação, treinamento e trabalho em equipe dentro da empresa tem tido grandes resultados, pois elas se sentem valorizadas e motivadas a sempre fazer o melhor de si mesmas.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. (1999). Gestão de Pessoal: O novo papel dos recursos humanos nas organizações.
CHIAVENATO, Idalberto. (2004). Gestão de Pessoas 2ª ed.
CHIAVENATO, Idalberto. (2009). Recursos Humanos 9ª ed.
CHIAVENATO, Idalberto. (2010). Gestão de Pessoas 3ª ed.
DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. (2002)
Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane (2006). Administração de Marketing. 
CHURCHILL, Gilbert A., PETER, J.Paul. (2000) Marketing:	
COSTA, Daniel (2010). Endomarketing inteligente.
FLEURY, Maria Teresa Leme, FISCHER, Rosa Maria. (1998) Processo e relações do trabalho no Brasil. 
FORJAS TAURUS S.A. Evolução da marca - www.taurusarmas.com.br 
FORJAS TAURUS S.A. História – www.taurus.com.br 
FORJAS TAURUS S.A. - SÃO LEOPOLDO/RS

Continue navegando