Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Simulado 1 - 2015

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307058157)
	5a sem.: Educação Ambiental, Pedagogia, Política e Sociedade
	
	O século XXI inicia-se por meio de uma emergência socioambiental que promete agravar-se caso sejam mantidas as tendências atuais de degradação; um problema enraizado na cultura, nos estilos de pensamento, nos valores, nos pressupostos epistemológicos e no conhecimento, que configuram o sistema político, econômico e social que vivemos. Qual o principal paradigma que temos que quebrar para podermos ter uma visão mais positiva do futuro do homem em relação a educação ambiental e a preservação do meio ambiente? 
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: É a crise do estilo de pensamento, do imaginário social e do conhecimento que sustentaram a modernidade, dominando a natureza e mercantilizando o mundo, que se não for alterada de forma emergencial, não sustentará nem nossos próximas gerações. 
		
	
	
	2a Questão (Ref.: 201307570217)
	5a sem.: Educação Ambiental e Legislação
	
	Até antes da década de 80, a política de controle ambiental brasileira seguiu uma tendência observada também em outros países, com os problemas ambientais sendo percebidos e tratados de forma localizada, repartindo o meio ambiente em solo, ar, água, florestas, fauna etc. De que forma esta abordagem - hoje ultrapassada - pode prejudicar um controle ambiental mais efetivo?
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: Ciente de que estes elementos da natureza (solo, ar, água...) interagem de várias formas, analisar apenas um destes aspectos impede uma visão mais completa dos problemas e pode dificultar o reconhecimento das fontes que originam os danos ambientais. Além disso, esta visão segmentada gerou à época legislações ambientais sobre temas específicos, uma forma hoje entendida como limitada de proteger o meio ambiente.
		
	
	
	3a Questão (Ref.: 201307230916)
	6a sem.: Educação ambiental, pedagogia, política e sociedade
	Pontos: / 1,0 
	Acredita-se que no futuro o binômio educação/ambiente desaparecerá, originando uma Educação que não precise de adjetivos e que seja sempre ambiental. Contudo, este acontecimento depende de que sejam tradadas os problemas ambientais oriundos da desigualdade social. Neste contexto, observamos que o processo de Globalização:
		
	
	É errado colocar o ser humano, e demais espécies, como foco do desenvolvimento e o crescimento econômico deve ser considerado um meio e, não, um fim do desenvolvimento.
	
	É um modelo atual de desenvolvimento que pode estar ocasionando um consumo irracional dos recursos naturais, além de um processo de degradação ambiental e intensificação da pobreza.
	
	A Educação Ambiental não deve se preocupar com as questões sociais no sentido de apresentar formas criativas de se diminuir a desigualdade social e sim focar na recuperação do ambiente.
	
	Está ampliando a oportunidade de expansão do capital para milhões de pessoas, possibilitando uma maior equidade social e oferecimento de novas vagas de empregos nas empresas e outros setores.
	
	É muito importante que este processo ocorra com bases éticas, onde o lucro máximo dos participantes do mercado seja a principal meta de desenvolvimento.
		Gabarito Comentado.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201307239081)
	4a sem.: Educação Ambiental, Pedagogia, Politica e Sociedade
	Pontos: / 1,0 
	Em nenhum período conhecido da história humana, precisamos tanto de mudança de paradigmas, de uma EDUCAÇÃO renovadora, libertadora. Mais do que produzir painéis solares mais baratos, reciclar e dotar os carros de células de combustível, em vez de petróleo, precisamos de um processo mais completo, que promova o desenvolvimento de uma compreensão mais realista do mundo. No século XX, o ser humano involuiu, ética e espiritualmente (Dias, 2004). O papel da educação ambiental nesse contexto torna-se mais urgente. Precisamos oferecer mais formação. A educação, infelizmente, ainda ¿treina¿ o estudante para:
		
	
	a economizar recursos naturais praticando a reutilização de materiais
	
	a ter consciência ambiental e praticar atos mais sustentáveis
	
	a não degradar o meio ambiente não disperdiçando energia
	
	ter mais respeito com os animais
	
	ignorar as consequências ecológicas dos seus atos, incentivndo o consumo e o desenvolvimento tecnológico a qualquer preço.
		Gabarito Comentado.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201307586140)
	sem. N/A: Papel do Educação
	Pontos: / 1,0 
	O ser humano, historicamente, em função de sua sobrevivência precisou transferir matéria e energia do ambiente natural para a sua vida diária. Entretanto, o acelerado processo de sua ação devastadora em relação a estes hábitos, vem suscitando questionamentos uma vez que coloca em risco o futuro do planeta e de sua própria espécie. A esse respeito, vale registrar o alerta da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente da ONU (1992): Muitos dos atuais esforços para manter o progresso humano, para atender as necessidades humanas, e para realizar as ambições humanas são simplesmente insustentáveis - tanto nas nações ricas como nas pobres. Elas retiram demais, e a um ritmo acelerado demais, de uma conta de recursos ambientais já a descoberto, e no futuro não poderão esperar outra coisa que não a insolvência dessa conta. As discussões por ocasião dos quinhentos anos de Brasil remetem ao debate de que entre os ganhos há também conseqüências, provenientes deste processo. Uma delas é o modelo de desenvolvimento econômico baseado na monocultura agrícola com a exploração até o esgotamento dos recursos naturais. Entretanto um longo caminho foi percorrido até chegar a essa mudança de mentalidade. Em função desse problema identificado como crise ambiental decorre a inserção da Educação Ambiental percebida como uma das importantes estratégias na construção de uma nova mentalidade e um novo modelo de desenvolvimento com utilização sustentada dos recursos naturais, levando em conta no seu processo à concepção de crescimento com equidade social e equilíbrio ecológico. Podemos então concluir que: 
		
	
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de depredar os recursos naturais. 
	
	É possível observar que a educação tem papel fundamental como agente portadora dos valores humanos no sentido de limitar o indivíduo a um papel de inatividade na sociedade. 
	
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais. 
	
	Todas as afirmações são corretas. 
	
	Não é possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	6a Questão (Ref.: 201307082463)
	4a sem.: Educação Ambiental, Pedagogia, Política e Sociedade
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	No atual modelo de desenvolvimento, a sociedade rica explora ao máximo a natureza para satisfazer às necessidades luxuosas ou supérfluas, enquanto os mais necessitados a deterioram para prover-se com o mínimo requerido para a subsistência. Com isso, o século XXI começa com uma crescente tensão _________ Qual alternativa completa a frase 
		
	
	social
	
	cultural
	
	econômica
	
	ambiental
	
	socioambiental
		
	
	
	7a Questão (Ref.: 201307033350)4a sem.: Política Nacional de Educação Ambiental
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	No meio ambiente, as instituições e órgãos governamentais não se competem:
		
	
	Realizar e financiar pesquisas científicas
	
	Ajudar em propagandas políticas para partidos ambientalistas
	
	Acompanhar e monitorar projetos realizados em APAs
	
	Gerenciar unidades de conservação
	
	Incentivar setores privados para a elaboração de projetos em gestão ambiental.
		
	
	
	8a Questão (Ref.: 201307619784)
	sem. N/A: Desigualdades sociais
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	As desigualdades sociais são um tema de preocupação entre os articuladores das estratégias de educação ambiental em países em desenvolvimento. Acerca desta questão, assinale a afirmativa FALSA.
		
	
	O problema das desigualdades não está na distribuição, mas na escassez de riquezas.
	
	A América Latina apresenta elevados índices de desigualdades sociais.
	
	As desigualdades sociais tendem a ser menores em países de economia mais desenvolvida.
	
	Frente a um quadro de fortes desigualdades sociais o trabalho de educação ambiental encontra maiores dificuldades.
	
	Políticas de governo podem contribuir para a redução das desigualdades sociais.
		
	
	
	9a Questão (Ref.: 201307579563)
	sem. N/A: AULA 2 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	A chave para a sobrevivência da população humana é o desenvolvimento de interações sustentáveis com a biosfera. Isto exige:
		
	
	Aumento da poluição orgânica.
	
	Diminuição na reciclagem dos produtos de rejeito.
	
	Liberação do crescimento da população humana.
	
	Crescente suporte em fontes de energia renováveis.
	
	Exploração dos recursos naturais sem um prévio planejamento. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	10a Questão (Ref.: 201307048789)
	4a sem.: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (Artigo 225 da Constituição Federal). 
Com base no princípio constitucional acima indique a resposta correta: 
		
	
	Cabe somente ao poder público, a defesa do ambiente para as gerações futuras.
	
	Não há relação entre meio ambiente, sociedade e cultura.
	
	O ambiente ecologicamente equilibrado é uma definição legal e política.
	
	Todos devem ter o mesmo padrão de vida social e econômico.
	
	O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente definições biológicas.

Continue navegando

Outros materiais