Buscar

UNIFICADO OBJETIVO DE MICRO E MACRO

Prévia do material em texto

UNIFICADO OBJETIVO DE MICRO E MACRO
ECONOMIA
GABRIELA MIGUEL
QUESTÃO 01
Este é o problema (?), ou a pergunta, da Ciência Econômica: a escassez dos recursos para atender as necessidades ilimitadas. Por isso, estamos o tempo todo diante de situações decisórias e precisamos escolher entre as possibilidades que temos diante de cada caso cotidiano de decisão.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	A economia é um estudo da humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual e social em seus aspectos mais estreitamente ligados à obtenção e ao uso das condições materiais do bem-estar.
QUESTÃO 02
O Produtor nunca está sozinho, ele participa de uma Oferta de Mercado. A somatória das Ofertas Individuais determina a Oferta de Mercado.
Analise as opções abaixo, relacionadas à oferta, e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Oferta é uma estrutura produtiva, relacionada à capacidade, disposição e aptidão dos produtores em ofertarem um determinado bem ou serviço em um determinado período de tempo.
QUESTÃO 03
Os recursos econômicos ou fatores de produção são restritos e podem ser agrupados em terra, capital, trabalho, capacidade empresarial e tecnologia. Não precisaríamos estudar economia se as pessoas estivessem plenamente satisfeitas ou se houvesse abundância de recursos para atender todas as necessidades.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:	
Os recursos utilizados e as necessidades das pessoas têm características que fundamentam o estudo da Economia. O primeiro é caracterizado pela escassez enquanto que o segundo caracteriza-se pela falta de limites.
QUESTÃO 04
Nós nos conhecemos, conhecemos o mundo em que vivemos e nos posicionamos estrategicamente para sobreviver na sociedade.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Em estratégia empresarial, cruzamos informações sobre o ambiente interno e o ambiente externo à empresa. O estudo sobre o funcionamento dos mercados diz respeito ao ambiente externo à empresa.
QUESTÃO 05
Qualquer preço acima do preço de Equilíbrio de Mercado gera um excesso de Oferta em relação à demanda, o que provocará uma pressão para baixo nos preços.
Com base na descrição acima, pode-se afirmar que:
Qualquer preço abaixo do preço de Equilíbrio de Mercado gera um excesso de Demanda em relação à Oferta, o que provoca uma pressão nos preços para cima.
QUESTÃO 06
Mercado é o encontro das forças de Oferta e de Demanda. Assim, também podemos dizer que o mercado se forma com o encontro dos agentes: produtores e consumidores, ou, ainda, dizemos que se trata do encontro de duas estruturas, uma de consumo e outra de produção.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Os preços se formam no mercado quando Oferta e Demanda entram em acordo. Mas, importa dizer que só há possibilidade de ocorrer uma transação de troca, compra e venda, se a Oferta e a Demanda estiverem em equilíbrio de mercado
QUESTÃO 07
A escolha do Método de Análise da Competitividade deve considerar: o conhecimento do analista sobre cada modelo; o tempo disponível para a análise; o custo benefício das informações; o levantamento de dados; a escolha das ferramentas de análise dos dados; a elaboração dos relatórios; a abrangência das análises; a relação entre elementos internos e externos das organizações; entre outros.
Sobre o conhecimento do analista sobre cada modelo, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	De nada adianta existirem ótimas ferramentas de análise da competitividade e não haver um profissional qualificado para estruturá-las.
QUESTÃO 08
As variáveis dos ambientes estrutural e sistêmico da Competitividade podem influenciar nas variáveis empresariais. Quanto mais competitiva for a firma, melhores as chances de sobreviver no mercado.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A sobrevivência das empresas não depende apenas do lucro, mas de variáveis internas, chamadas de empresariais, e externas, chamadas de estruturais e sistêmicas.
QUESTÃO 09
A escolha do Método de Análise da Competitividade deve considerar: o conhecimento do analista sobre cada modelo; o tempo disponível para a análise; o custo benefício das informações; o levantamento de dados; a escolha das ferramentas de análise dos dados; a elaboração dos relatórios; a abrangência das análises; a relação entre elementos internos e externos das organizações; entre outros.
Sobre o conhecimento do analista sobre cada modelo, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - O tempo necessário para aprender outras análises poderia atrasar os resultados esperados pelos responsáveis pela decisão estratégica nas organizações.
II Se a empresa dispor de ótimas ferramentas de análise da competitividade, não precisará de um profissional qualificado para estruturá-las.
III - É preferível que exista uma análise bem feita com domínio técnico pelo analista do que uma análise superficial utilizando outros modelos.
IV - Os resultados precisam ser consistentes porque guiarão o posicionamento estratégico das organizações. Há, portanto, a necessidade de haver confiança sobre a informação e sobre quem a realiza!
V - De nada adianta existirem ótimas ferramentas de análise da competitividade e haver um profissional qualificado para estruturá-las, se a empresa não implementar a análise SWOT e o Modelo de Porter, pois estas são ferramentas obrigatórias para uma empresa.
Estão corretas apenas as alternativas I – III – IV
QUESTÃO 10
Sobre as relações de uma economia com o setor externo, assinale “V” para Verdadeiro e “F” para falso. E, em seguida, assinale a alternativa correta:
( ) O Brasil registrou déficit em Transações Correntes porque o volume de importações foi maior que o volume de exportações de bens e serviços.
( ) Quando há um déficit, a saída de moeda estrangeira, decorrente das importações, é maior que a entrada de moeda estrangeira, ocasionada pelas exportações de bens e serviços.
( ) A taxa de câmbio aumenta quando: exportações < importações; e entrada de moeda estrangeira < saída de moeda estrangeira.
( ) A alta do câmbio representa a desvalorização da moeda nacional (R$) em relação à moeda estrangeira (US$).
( ) O aumento da taxa de câmbio é positivo para turistas brasileiros que irão a outros países; para os importadores de máquinas e equipamentos; para os agentes que possuem dívida no exterior, como o governo, por exemplo.
A V – F – V – V - F
B V – V – V – V - F
C F – V – V – V - V
D F – F – V – V - V
QUESTÃO 11
A teoria econômica convencional afirma que, desvalorizar a moeda de um país pode ser algo bom para sua economia, dado que uma moeda mais fraca gera uma taxa de câmbio mais desvalorizada, o que estimularia a produção industrial e consequentemente as exportações e o emprego. http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1308
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale os agentes beneficiados por uma elevação da taxa de câmbio.
I - turistas brasileiros;
II - indústria nacional;
III - importadores;
IV - exportadores;
V - turistas estrangeiros.
A Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas
B Apenas as alternativas I,II e V estão corretas
C Apenas as alternativas II, IV e V estão corretas
D Apenas as alternativas II, e III estão corretas
QUESTÃO 12
A Macroeconomia é composta pelo todo da atividade econômica, enquanto que a Microeconomia representa as partes.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que define Macroeconomia:
A	Macroeconomia é o campo de estudo da economia que se ocupa do equilíbrio geral pela observação dos agregados econômicos.
B	Macroeconomia estuda a economia em partes, pois não analisa a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos,níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
C	A macroeconomia não possui metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.
D	A macroeconomia pode ser entendida como a ciência que estuda o comportamento da Economia de forma separada, descartando análise de variáveis globais tais como a produção, o rendimento, a procura, o investimento, a poupança, o desemprego, as taxas de juro, as taxas de câmbio ou o nível geral de preços.
QUESTÃO 13
A Política econômica incide no conjunto de ações governamentais que são planejadas para alcançar finalidades relacionadas com a situação econômica de um determinada região, país ou conjunto de países.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada as políticas monetárias contracionistas: 
A Aumento das transferências do governo.
B Redução das transferências do governo.
C	Aumento da taxa básica de juros.
D	Redução da taxa básica de juros.
QUESTÃO 14
Uma das alternativas para conter a inflação é a elevação da taxa básica de juros, o Selic. Tal aumento pode reduzir os investimentos nacionais.
Referente ao aumento da taxa de juros como uma política macroeconômica contracionista, é correto afirmar que: 
A	O queda da taxa de juros é uma política macroeconômica contracionista porque as pessoas preferirão comprar títulos públicos ao invés de investir ou consumir. Desta forma a produção será maior, o emprego, a renda, a demanda, o consumo e a produção aumentarão.
B	O aumento da taxa de juros é uma política macroeconômica contracionista porque as pessoas preferirão vender títulos públicos ao invés de comprá-los. Desta forma a produção será maior, o emprego, a renda, a demanda, o consumo e a produção aumentarão.
C	O aumento da taxa de juros é uma política macroeconômica contracionista porque as pessoas preferirão investir ou consumir. Desta forma a produção será maior, o emprego, a renda, a demanda, o consumo e a produção aumentarão em até 50%.
D	O aumento da taxa de juros é uma política macroeconômica contracionista porque as pessoas preferirão comprar títulos públicos ao invés de investir ou consumir. Desta forma a produção será menor, o emprego, a renda, a demanda, o consumo e a produção reduzirão.
QUESTÃO 15
Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. 
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao PIB Nominal. 
A	Preços correntes
B	Preços constantes
C	Ano base (base 100) ou (ano de referência)
D	Sem os efeitos da variação do nível geral de preços
QUESTÃO 16
O limite de produção está expresso pela observação da lei dos rendimentos decrescentes. Dada uma estrutura produtiva física, fixa, na medida em que adicionamos fatores variáveis à produção, cresce a taxas cada vez menores.
O comportamento da oferta também tem em mente a Lei dos custos crescentes.
Alternativa correta:
Se temos apenas um mundo que nos fornece fatores de produção, quanto mais os recursos se tornam escassos, maior será o valor monetário dos insumos, ao menos que ocorram avanços tecnológicos significantes.
QUESTÃO 17
“Registra a relação entre matriz e filial(nacional x exterior) e movimentações como parcelas de amortizações de empréstimos, investimento direto estrangeiro ou investimento em carteira.”
A alternativa descrita no conceito anterior é:
Conta capital e financeira
QUESTÃO 18
O gráfico A tem seu eixo “x” representados por número de unidades e seu eixo “y” representado por unidades monetárias. O gráfico B tem seu eixo “x” representado por números de unidades e seu eixo “y” representado por unidades monetárias. O que as séries 1,2 e 3, representam?
Unidades Monetárias Unidades Monetárias
 3
 2 3
 2
 1 1
 Quantidade Quantidade Produzida
A-(1)custo fixo, (2)custo variável, (3)custo total; B-(1)custo fixo médio, (2)custo variável unitário, (3)custo médio
QUESTÃO 19
 Entre outros elementos, para compreender a competitividade em seu ambiente empresarial, precisamos saber sobre os fatores relacionados à Produção e à Produtividade das empresas. Esses conceitos estão relacionados à Lei dos Rendimentos decrescentes e à Escala de Produção.
Com base no enunciado acima, a alternativa correta é:
A Lei dos Custos Crescentes diz que no longo prazo todos os custos tendem a aumentar na economia dada a escassez dos recursos.
QUESTÃO 20
Renda per capita é um indicador que, por meio de informações, auxilia o conhecimento sobre o desenvolvimento de um país e consiste na separação do coeficiente da renda nacional pela sua população.
Qual o efeito da inflação sobre a renda da população?
A inflação reduz o poder aquisitivo da população. Se os preços aumentam com freqüência, os consumidores podem adquirir menos bens e serviços com sua renda.
QUESTÃO 21
 Preço do bem x Oferta do bem x
 Ox
p2 
p1
 q1 q2 
São verdadeiras as alternativas:
Quanto maior for o preço do bem x, maior é a quantidade ofertada do bem x. Assim, para P1 há a quantidade Q1 e para P2 há a quantidade Q2.
Para Px1 temos Qox1; e para Px2 temos Qox2. Isto quer dizer que a quantidade ofertada do bem x(Qox) está em função do preço do bem x (Px). Portanto: Qox = f(Px).
F-V-V-F
QUESTÃO 22
O Brasil vem passando por preocupações em seu processo inflacionário. Isso tem levado o Governo a aumentar a taxa de juros ( Selic). 
Essa elevação corresponde a qual política macroeconômica?
Monetária Contracionista

Continue navegando