Buscar

CONTROLE INTERNO E AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Não está incluído na avaliação de riscos;
		
	
	a definição das ações a serem implementadas para prevenir a sua ocorrência ou minimizar seu potencial;
	
	a avaliação da probabilidade de sua ocorrência;
	
	a forma como serão gerenciados;
	
	a resposta ao risco;
	 
	a imutabilidade dos ambientes interno e externo;
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A lei 4.320/64 estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Com isso observa-se que sua abrangência é:
		
	
	no caso do municipio, incluindo o seu poder judiciário.
	
	limitada a esfera federal
	
	restrita ao poder legislativo das 3 esferas
	 
	de nível nacional, devendo ser seguida também por estados, municípios e distrito federal.
	
	restrita ao poder executivo das 3 esferas
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No Artigo a seguir explicitado, encontramos o conceito de liquidação de despesa: Artigo 63 Lei 4.320/64: A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. (...) Findo o exercício, e restando a liquidação não realizada, o gestor público pode efetuar a sua inscrição em Restos a Pagar ( art. 36 da Lei 4.320/64). O controle sobre a inscrição de restos a pagar definido a seguir encontra-se em qual legislação? "É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. (Restos a Pagar)"
		
	
	Lei 4.320/64
	
	LOA (Lei de orçamento Anual)
	 
	LRF (lei de Responsabilidade Fiscal)
	
	CF/88 (constituição federal)
	
	LDO (Lei de diretrizes Orçamentarias)
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Artigo 74 da Constituição Federal de 1988 (CF1988), a avaliaçãp do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União cabe :
		
	
	ao Controle Externo
	
	Apenas ao poder judiciário
	 
	ao Sistema de Controle Interno dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
	
	somente ao poder legislativo
	
	ao cidadão como controle social.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao disposto no artigo 74 da CF/88, quais poderes devem manter sistema de controle interno?
		
	
	Apenas o executivo
	
	Nenhum deles. Ter um sistema de controle interno é uma escolha do governante e não uma imposição constitucional
	
	Apenas o Judiciario
	
	Apenas o Legislativo
	 
	Executivo, Legislativo e Judiciario
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Legislação que proibiu que houvesse repasse de dívidas para os futuros gestores eleitos foi a:
		
	
	Lei 4.320/64
	 
	Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
	
	Lei de Licitações (8.666/93)
	
	Lei Orçamentária Anual (LOA)
	
	Lei Complementar 123
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A LRF, Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, promoveu uma profunda mudança no controle interno sobre Estados e Municípios, uma vez que proibiu que houvesse repasse dívidas para os futuros gestores eleitos. Fato esse que era comum antes do implemento da LRF. Uma das áreas que recebeu maior atenção foi a de pessoal, regulado nos artigos 18 a 22. No Art. 18 desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal o somatório dos gastos do ente da Federação com:
		
	
	os ativos, os inativos e os pensionistas,valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder
	 
	os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder
	
	os ativos, cargos, valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder
	
	os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos
	
	os ativos, os inativos e os pensionistas, e os relativos a valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Constituição Federal, nos artigos 70 a 75, trata da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Especificamente no Parágrafo único do artigo 70 é tratada a amplitude da prestação de contas. Considerando as alternativas a seguir, assinale a ÚNICA que NÃO contém uma necessidade de prestação de contas amparada pelo paragrafo único do artigo 70 da Constituição federal:
		
	
	Ronaldo é pesquisador universitário da área de Física e conseguiu recursos para realização de uma pesquisa de iniciação científica para alunos do ensino médio na sua área e tem 6 meses para aplicar os recursos financeiros recebidos.
	
	Luis é o gestor financeiro de um projeto de implantação de uma escola técnica no centro da cidade do Rio de Janeiro e para isto recebeu recursos financeiros do MEC e de uma parceria do MEC com o BID para realizar esta implantação em 36 meses
	
	Cristóvão é gerente de um projeto de fomentação de artesanato popular em fortaleza, financiado pelo Ministério da Cultura e que visa divulgar a produção de artesanato do interior do Ceará em áreas de turismo.
	
	Flávio é secretario de fazenda de um grande município da região sudeste e sua principal atividade é gerenciar os recursos deste municipio, sendo o ordenador de despesas da secretaria de Fazenda.
	 
	Marta tem uma papelaria em uma rua movimentada do centro de Curitiba e apenas efetua venda a varejo dos produtos que comercializa.

Continue navegando