Buscar

PROPRIEDADES FÍSICAS: DENSIDADE E VISCOSIDADE

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – CAMPUS CUBATÃO
Bianca Dias da Silva
Fernanda Santos Cruz
Giovanna Fernandes Dangelo
Leonardo Vicente Neves de Candido
Nicolas Antônio Passos Santos
Vitor Lima
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL
Professora: Flávia Daylane
Experimento 01
PROPRIEDADES FÍSICAS: DENSIDADE E VISCOSIDADE
CUBATÃO - SP
2019
INTRODUÇÃO
Este relatório, sobre o experimento de propriedades físicas com ênfase em densidade e viscosidade de fluidos e sólidos realizado em 13/03/2019.
OBJETIVO GERAL
O objetivo deste experimento foi estudar as diferentes densidades dos sólidos e líquidos por meio diferentes experimentos práticos.
Substancias liquidas estudadas: 
Água,
Solução de NaCl,
Solução de [Glicerina/Água].
Substancias sólidas estudadas:
Porca,
Parafuso.
OBJETIVO ESPECÍFICO
O objetivo específico deste projeto foi calcular as densidades de três substâncias líquidas e duas sólidas que possuem densidade maior que a água.
MÉTODOS UTILIZADOS E MATERIAIS 
As densidades foram calculadas utilizando como ferramentas: 
Balança, Balão volumétrico, Seringa, Porca, Proveta e Parafuso.
Utilizamos as seguintes fórmulas para averiguar a densidade e viscosidade:
Densidade
 sendo D, densidade, M, a massa e V, o volume.
Viscosidade
sendo T, a tensão de deformação do fluido, u, sendo a viscosidade dinâmica, multiplicado pela variação de velocidade dividida pela variação do espaço.
Para a medição da densidade medimos a massa de três beckers secos, depois de averiguado a massa destes, com a substância de água pura, outro becker com a solução de NaCl e o último com Glicerina e água.
Após esta averiguação de massa, verificamos a densidade da porca e do parafuso. Primeiro colocamos 61ml de água em uma proveta de 250ml e observamos o deslocamento de água demarcado quando inseridos a porca ou o parafuso.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados obtidos através dos experimentos práticos levaram as conclusões de que:
Densidade 
Água < água +NaCl < solução (glicerina + água) 
Viscosidade 
Água < solução (glicerina + água) 
Atrás dessa discussão e comparação entre os resultados obtidos com a sala, percebemos que a densidade da água estava errada (valor errado), o nosso erro foi não ter pesado o Becker corretamente. Refeito o experimento, chegamos no valor correto para densidade da agua. Veja a seguir:
Tabela 1:
	Líquidos
	T(s)
	(s. g/mL)
	°C
	Viscosidade Dinâmica
	Água destilada
	6,28s
	6,3332156
	26°c
	0.8904.10-³N. s/m²
	Solução NaCl
	6,30 s
	6,7222575
	26°c
	9,44.10-³N. s/m²
	Glicerina/água
	6,88s
	7,2216608
	26°c
	1,0144.10-³N. s/m²
podemos chegar a pensar se seria possível comparar a viscosidade dos líquidos olhando somente o tempo de escoamento dos mesmo. E sim, é possível, se todas as demais condições, área do furo de escoamento, pressão do líquido, volume do mesmo, temperatura do líquido que deve escoar, se todos esses fatores forem constantes, quanto maior o tempo de escoamento, maior a viscosidade do líquido. Acontece que não é essa a realidade de um laboratório, podendo variar algum ou alguns dos fatores citados acima, fazendo com que dessa forma não seja possível comparar a viscosidade de líquidos observando apenas seus tempos de escoamento.
Tabela 2:
	Sólido
	M(g) Massa do sólido
	Vt (mL) Volume Total
	Vs(mL) Volume do sólido
	Densidade (g/mL)
	Porca
	6,6906
	62
	1
	6,6906
	Parafuso
	4,8799
	61
	1
	4,8799
Nesta parte do experimento, o objetivo de calcular a densidade dos sólidos também foi 
cumprido. Nela, também pode-se perceber erros se compararmos os resultados encontrados com os tabelados. Esses erros poderiam ter sido amenizados se a temperatura da água da proveta e do sólido fossem as mesmas antes do sólido ser submergido.
CONCLUSÃO
Ao fazer experimentos em laboratório, verificou-se densidades distintas para cada solução, tendo assim a relação: Água < Água + NaCl< Solução (água + glicerina). A diferença entre as viscosidades também foi notória, gerando a relação: Água < Água + NaCl< Solução (água + glicerina). Com isso, pode-se concluir que o experimento, mesmo com erros mínimos, foi satisfatório para a compreensão sobre densidade e viscosidade de líquidos e sólidos.

Continue navegando