Buscar

Nutrição Esportiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acertos: 0,3 de 0,5
	Início: 20/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201506931162)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(SESA/ES-20130 A adequada hidratação de atletas caracteriza-se como importante estratégia para seu desempenho. a cerca desse assunto assinale a opção correta:
		
	
	indivíduos que são musculosos e com percentual de gordura adequados possuem menor conteúdo de água no organismo que indivíduos com percentual de gordura maior.
	
	o processo de reidratação após o exercício deve se basear na ingestão voluntária de líquidos com baixo teor de sódio para prevenir efeitos colaterais indesejáveis.
	
	bebidas esportivas que contém sacarose e glicose promovem menor absorção de água e sódio e maior absorção de carboidrato.
	
	A desidratação durante o exercício reduz a osmolaridade e o volume plasmáticos, diminui os batimentos cardíacos reduzindo, consequentemente, o desempenho atlético.
	 
	conhecendo-se a avaliação ponderal antes e após a atividade física, o volume de líquido ingerido e o excretado durante a realização da atividade é possível estimar a taxa de sudorese e o grau de desidratação de um atleta.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506896070)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma jovem de 22 anos de idade, com 58 kg de peso corporal e 1,70 m de altura, ingressou recentemente no time de handebol da sua universidade. Preocupada com sua alimentação e com seu desempenho físico nas competições, ela consultou um nutricionista com o objetivo de obter informações a respeito da relação entre o consumo de carboidratos e lipídios e a sua atividade esportiva. Considerando a situação hipotética acima e a relação entre alimentação e desempenho físico, avalie as afirmativas. I. É recomendável o consumo de alimentos ricos em carboidratos e lipídeos próximo ao horário da atividade física, pois esses alimentos favorecem o depósito do glicogênio hepático. II. A jovem apresenta estado nutricional adequado, segundo o índice de massa corporal e, por isso, deve ingerir alimentos ricos em gordura antes da atividade física, pois a gordura é fonte de energia para esportes de intensidade leve. III. O consumo de bebidas energéticas com 6% a 8% da solução de carboidratos durante a atividade física é recomendável por permitir que carboidratos sejam enviados para os tecidos no momento em que a fadiga aparece. IV. A ingestão de carboidratos durante a atividade física não previne a fadiga muscular, mas retarda o seu surgimento, melhorando também o desempenho da esportista pela manutenção da glicemia durante o exercício É correto apenas:
		
	
	I e III
	
	II e III.
	
	I e IV.
	 
	III e IV.
	
	I e II
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506963148)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A regulação da temperatura via sudorese (produção de suor) durante o exercício físico é essencial para a busca do equilíbrio da temperatura corporal. Essa regulação acontece na (o):
		
	
	Intestino, na produção e na captação de água.
	 
	Hipotálamo, através dos centros de perda e promoção de calor.
	
	Pulmão, principal responsável pela produção do suor.
	
	Gânglio linfático, na produção de calor e eliminação do suor.
	
	Glândula suprarrenal, produzindo e liberando o hormônio gonadotropina (GnRH).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201506921499)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Quanto ao gasto energético assinale a alternativa correta:
		
	
	Metabolismo basal pode ser definido como a quantidade mínima necessária para as funções vitais de um indivíduo em uma determinada atividade física.
	
	A energia gasta durante a atividade física varia de acordo com as características do exercício e retornam aos níveis normais imediatamente após cessar a atividade física.
	 
	As quatro vias de fornecimento de energia durante o exercício são: hidrólise de fosfato creatina, formação de lactato, oxidação de carboidratos e oxidação de gorduras.
	 
	A fórmula de Harris-Bendict para cálculo do gasto energético basal leva em conta o sexo, a altura, peso, idade e atividade física do indivíduo
	
	O gasto energético basal pode ser determinado pelo método de bioimpedância
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506895864)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Há muitos anos a importância dos carboidratos como substrato energético para contração muscular é bem reconhecida. Alguns fatores determinam o efeito e a eficiência do consumo de carboidratos no desempenho físico, entre eles, destaca-se o tipo de carboidrato e o período em que são ingeridos. Nesse sentido, recomenda-se que os atletas devem consumi-lo antes, durante e depois do treino/competição devendo atentar para algumas orientações. Considerando o exposto, analise as informações abaixo: I ¿ Os carboidratos de alto índice glicêmico devem ser consumidos com prioridade logo após o exercício II ¿ Durante o exercício recomenda-se o consumo de carboidratos complexos III ¿ A realização de exercício físico após 30 min de uma refeição rica em carboidratos simples poderá ocasionar uma hipoglicemia IV ¿ Carboidratos de alto Índice glicêmico devem ser consumidos com prioridade antes do exercício
		
	 
	I e III
	
	I, II, III e IV
	
	I e II
	
	II e IV
	 
	I e IV

Outros materiais