Buscar

ENADE DISCURSIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: ENADE 2015 - ADMINISTRAÇÃO - 8º SIMULADO - DISCURSIVO
	
	
	 1a Questão (Ref.: 667304)
	Pontos: Sem Correç.  / 0,4
	O presidente de uma grande indústria de cosméticos e beleza reconhece que o momento econômico do país é extremamente favorável à expansão dos negócios da empresa. Ele propôs, então, ao Conselho de Administração, a expansão da organização, por meio da construção de uma nova fábrica na região central do país. Atualmente, a única fábrica da empresa está situada no sul e atende à demanda de todo o país. Porém, o presidente acredita que uma nova fábrica possibilitará ganhos de escala, menores custos para distribuição dos produtos e atendimento mais rápido e personalizado aos clientes. O Conselho de Administração concordou com a argumentação, mas solicitou um estudo mais detalhado ao presidente sobre o projeto.
O presidente reconhece que a administração caracteriza-se pela interdisciplinaridade de conceitos e áreas, que, por sua vez, requer uma intensidade de trocas entre os especialistas de marketing, recursos humanos, finanças e produção, entre outros. Nesse sentido, para elaborar o projeto solicitado pelo Conselho, convocou inicialmente os diretores das seguintes áreas para discutir a expansão e desenvolvimento do projeto: planejamento, recursos humanos, produção, marketing e finanças. Na reunião, os diretores solicitaram uma caracterização/contextualização do projeto de expansão, que ficou a cargo do diretor de planejamento.
Pouco tempo depois, o diretor de planejamento apresentou aos outros diretores da empresa a caracterização do projeto em que constavam: objetivo, breve histórico da empresa, panorama e análise do cenário atual, levantamento das oportunidades e ameaças ao negócio, justificativa e proposição da expansão da fábrica de cosméticos na região central do país.
TAVARES, M. C. Gestão Estratégica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).
Suponha que, após entrega da caracterização do projeto apresentada pelo diretor de planejamento, o presidente da empresa tenha solicitado aos demais diretores que redigissem um plano que contivesse o papel estratégico e os objetivos das áreas funcionais para a realização do projeto de expansão da fábrica.
Com base nessa situação, elabore um texto dissertativo que contemple os seguintes aspectos:
a) critérios críticos a serem analisados pela área de Recursos Humanos para a viabilização do projeto de expansão da fábrica;
b) critérios críticos a serem analisados pela área de Produção para a viabilização do projeto de expansão da fábrica.
		
	
Resposta: O projeto do negócio é um conjunto de dados e informações sobre o futuro empreendimento, definindo suas principais características e condições, para proporcionar uma análise de sua viabilidade e dos seus riscos, bem como facilitar sua implantação. Assim, o estudo intenta para o desenvolvimento de um Plano de Negócios que através da captação de informações relacionado aos clientes, fornecedores, concorrência, oportunidades e ameaças e pontos fortes e fracos, definindo objetivos e estratégias de marketingpara a empresa e o desenvolvimento de um plano de ação. A definição do negócio também pode ser dada em termos de atividade, de produtos e de mercados atingidos. Desta maneira, pretende-se com este estudo analisar fatores que são capazes de influenciar a escolha da estratégia total do negócio que são: o que a empresa poderia fazer em termos de oportunidades ambientais; o que a empresa pode fazer em termos de suas competências e recursos; o que os executivos da empresa querem fazer em termos de seus valores pessoais; e o que a empresa deveria fazer em termos de considerações éticas e comunitárias mais amplas. A ponderação e o balanceamento destes fatores estão na formulação estratégica.
	
Gabarito:
Espera-se que o estudante mostre, por meio de um texto dissertativo, conhecimento sobre:
A ¿ O papel da área de recursos humanos na organização e na decisão de expansão, com base em critérios como: custo de mão de obra na região; estrutura funcional (áreas e cargos para nova fábrica); competências e habilidades para cada cargo; oferta de mão de obra especializada na região; possibilidade de transferência interna de funcionários; recrutamento e seleção; necessidade de treinamento.
B ¿ O papel da área de produção na organização e na decisão de expansão, com base em critérios como: capacidade instalada relacionada à demanda; estratégia de produção; sistemas de produção; arranjo físico e fluxos produtivos; arranjos produtivos; organização da produção ¿ produção artesanal, em massa, enxuta; cadeia de fornecimento/suprimento; custos de transporte; infraestrutura logística; segurança das operações; impactos ambientais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 668662)
	Pontos: Sem Correç.  / 0,4
	A grande imprensa de negócios noticiou recentemente que uma das maiores redes mundiais de fast food estava colocando à venda as lojas próprias que mantinha na América Latina, inclusive no Brasil. Tratava-se de uma mudança importante no modelo de negócio estabelecido, o qual apresentava sinais de esgotamento. Nesse sentido, no novo modelo, a multinacional deixava de ter subsidiárias integrais e passava a receber os royalties pela concessão de sua marca. As lojas seriam vendidas em bloco para grandes franqueadores.
Apresente e justifique uma vantagem e uma desvantagem da franquia como estratégia de expansão de negócios de empresas multinacionais.
		
	
Resposta: Deve ser citada uma das vantagens apresentadas a seguir. - As principais vantagens, para a empresa franqueadora, estão associadas à velocidade de crescimento e ao baixo nível de investimento. Justificativa: o estabelecimento de franquias constitui meio bastante rápido e eficaz de expansão, em que os maiores gastos ficam a cargo do franqueado. - Do ponto de vista do franqueado, há o acesso a treinamento de pessoal, sistemas de gestão, marca mundial, propaganda de abrangência nacional, estudos de mercado e, mesmo, seleção de fornecedores. Justificativa: todos esses aspectos constituem conquistas e benefícios que seriam difíceis de alcançar sem a franquia. Deve ser citada uma das desvantagens apresentadas a seguir. - As principais desvantagens, de um modo geral, dizem respeito ao relacionamento jurídico entre as partes, à pouca consideração às características dos mercados locais e às diferenças de cultura organizacional. Justificativa: Essas desvantagens podem levar ao insucesso do negócio pelo estabelecimento de cláusulas difíceis de cumprir e, ocasionalmente, pela baixa aceitação do produto. - Em certos casos, há necessidade de elevadosINVESTIMENTOS por parte dos franqueados. No que se refere, especificamente, às empresas franqueadas de multinacionais de alimentos, pode haver concorrência injusta decorrente da elevada sonegação de impostos por parte das pequenas e médias empresas. Justificativa: O retorno pode não compensar os investimentos elevados, acarretando o fracasso da empresa pela dificuldade de obtenção de lucro. - Pela ótica do franqueador, existe a possibilidade de perda de controle sobre a gestão da marca. Justificativa: A marca original pode ser prejudicada pela introdução de alterações no produto feitas pelo franqueado sem o conhecimento do franqueador.
	
Gabarito:
Existe clara responsabilidade social da empresa para com a continuidade das atividades profissionais de seus funcionários a serem demitidos, de seus prestadores de serviços que terão cancelados seus contratos, e de seus fornecedores que terão interrompidos seus contratos de fornecimento de peças.
A solução, informada pela empresa, quanto a seu programa de desligamento, envolverá as ações necessárias ao cumprimento dessa responsabilidade social: aos funcionários, programas de recolocação profissional, com reintegração ao mercado de trabalho, apoio psicológico e médico; e replanejamento de atividades de prestadores de serviço, com análise de novos clientes e mercados.

Continue navegando