Buscar

RELATÓRIO DIFERENTES CONTEXTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO 
INTERNACIONAL UNINTER
ALUNO-ELIZANDRA SCHNAIDER SAGAZ
RU-1554681
TURMA- LICENCIATURA EM LETRAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBSERVAÇÃO E PRÁTICA
DIFERENTES CONTEXTOS
 Francisco Beltrão-PR
CENTRO UNIVERSITÁRIO 
INTERNACIONAL UNINTER
ALUNO-ELIZANDRA SCHNAIDER SAGAZ
RU-1554681
Relatório de Estágio Supervisionado
Observação e Prática: Diferentes contextos
apresentado ao curso de Licenciatura em
Letras do Centro Universitário
Internacional UNINTER
 Francisco Beltrão-PR
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------4
2- DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------------5
3- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA ---------------------------------6
3.1. - CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO ------------------------------6
3.2- DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO 
SUPERVISIONADO ---------------------------------------------------------------------------7
3.2.1- CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL ---------------------------------------------7
3.2.2- CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA ----------------------------------------------------8
3.2.3- CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA -------------------------------8
.3.2.4- PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO ---------------------------------------------------------------------------9
3.2.5- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES OBSERVADAS/ REALIZADAS --------9
4 –PROJETO-----------------------------------------------------------------------------------10
5- CONSIDERAÇÕES FINAIS-------------------------------------- ----------------------13
6- REFERENCIAS-----------------------------------------------------------------------------14
7 - ANEXOS--------------------------------------------------------------------------------------14
1-INTRODUÇÃO
A palavra estágio origina-se do latim medieval e significa residência. Pode-se também compreender o estágio como uma atividade de investigação, compreensão, reflexão, interpretação e intervenção na realidade, que enriquece a formação profissional dos alunos, o estágio supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios para obtenção do diploma no curso de Licenciatura em Letras e relevante para aproximá-lo do contexto em que atuará futuramente.
Este estágio teve início dia 12 de março e término dia 12 de abril, foi aplicado na empresa Vilmar Mazzetto-ME por Elizandra Schnaider Sagaz.
O estágio tem como objetivo, oportunizar ao aluno a análise da realidade dos campos de atuação reconhecendo os métodos utilizados e os recursos disponíveis para favorecer o processo profissional, propiciará a análise reflexiva da prática por meio da observação orientada em projetos que envolvem a educação em Licenciatura em Letras. As atividades desse momento do estágio focalizarão os seguintes aspectos: Estágio mediante elaboração de instrumentos de pesquisa sobre diferentes contextos onde o professor de Língua Portuguesa poderá atuar. Análise de diferentes espaços onde o professor poderá desenvolver projetos, assessorias, entre outros, num contexto diferente do escolar.
O estágio supervisionado é importante para todos porque busca aliar a teoria á prática, no que tange a sua formação profissional e pedagógica também lembramos que a atual lei das diretrizes e bases da educação nacional – Lei n 9394/96 determina essa exigência. Para quem já exerce a profissão o estágio significa espaço de formação continuada.
3-IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
O estágio supervisionado- Diferentes contextos foi realizado na empresa Vilmar Mazzetto é uma empresa particular situada na Rua Trevizol N:88 no bairro São Cristovão em Francisco Beltrão no estado do Paraná o contato da instituição é feito pelo telefone (46)98801-2710, com E-mail cultura97@hotmail.com.
O projeto estagiado é de uma empresa particular, dirigido pelo dono Vilmar Mazzetto, uma empresa de cultura, cujo objetivo é apresentar para a comunidade peças teatrais, ministra oficinas, palestras, exposições e shows. Um programa que visa prevenir as situações de riscos sociais, ampliar trocas culturais e de vivencias, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a vivencia comunitária, oferta atendimento para crianças de varias idades dos 6 aos 17anos no período matutino das 07h30min as 11h30min e no período noturno das 19h00min as 22h00min atende pessoas de todas as idades a instituição atende um total de 300 alunos,através das licitações efetuadas pelos Departamentos municipais de educação de várias cidades.
O estágio foi realizado no período de 12 de março a 12 de abril perfazendo um total de três horas por dia.
 3.1-CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
A empresa é uma instituição privada que tem como objetivo claro o bom desenvolvimento dos  alunos,  por   meio dos conhecimentos dos conteúdos e das práticas vivenciadas que, aliás, deve acontecer de maneira clara desenvolvendo nos alunos de teatro a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem. Eis o grande desafio do projeto, que contempla tanto adultos quanto crianças, fazer do ambiente um meio que favoreça o aprendizado, onde o projeto deixe de ser apenas um ponto de encontro e passe a ser, além disso, um encontro com o saber com descobertas de forma prazerosa e funcional.
 O projeto oferece situações que favoreçam o aprendizado, onde haja sede em aprender e também razão, entendimento da   importância    desse aprendizado no futuro do aluno. Se ele compreender que, muito mais importante do que possuir bens materiais, é ter uma fonte de segurança que garanta seu espaço no mercado competitivo, ele buscará conhecer e aprender sempre mais.
	 O diretor de teatro Vilmar Mazzetto acredita que devemos “lutar” para transformar o homem em um ser que priorize as necessidades do grupo do qual fazem parte e que aceite as diferenças, sejam elas religiosas, físicas, políticas, materiais, sociais e o processo educacional deve contemplar um tipo de ensino e aprendizagem que torne o cidadão  crítico e que exerça  a sua cidadania, refletindo sobre as questões sociais e buscando alternativas de superação da realidade e acima de tudo que veja o outro como um ser que traz seus saberes, suas angústias e vitórias.
3.2-DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Analisando o contexto deste estágio, chegamos à conclusão que foi tudo muito enriquecedor para minha experiência foi muito gratificante, a sistemática, crítica e criativa do comportamento de cada criança ou grupo de educando a qual tive interação, que me fez pensar e agir de forma crítica com relação ao trabalho, proporcionando condições para o desenvolvimento, contribuindo para que a criança e o adulto construam um saber elaborado. No meu ponto de vista o conteúdo passado as crianças está de acordo com a faixa etária deles, as oficinas são criativas e dinâmicas e os alunos, tanto adultos quanto crianças estão sempre eufóricas para iniciar as atividades. 
3.2.1-CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL
O local onde acontecem as oficinas é o tetro Eunice Sartori, Espaço da Arte, o teatro da cidade de Francisco Beltrão, possui um tamanho adequado, com três andares, sendo que no terceiro piso tem um memorial sobre o teatro que está exposto permanentemente, no segundo piso tem três salas onde fica o Departamento de Cultura, dois camarotes com capacidade de quarenta lugares, uma cabine de som e iluminação e banheiros. No primeiro piso tem um hall de entrada, banheiros para a população, trezentos e sessenta lugares, palco, dois camarins, banheiros para os atores, coxias, acesso para cadeirantes. Com a última reforma efetuada no ano de 2015, apresenta iluminação adequada e todos os outros espaços em ótima conservação, além de estarem sempre limpos e organizados.
3.2.2-CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
 Na instituição estagiada, o diretor de teatro tem um lugar indispensável para a criação das condições cognitivas que ajudarão o aluno a assimilar informações recebidas. Estimulam o aluno a explorar os objetivos de sua realidade para aprender sobre eles, oferecendo oportunidade para que represente esta realidade, trocando idéias com os colegas sobre o que pensa, conversando, assimilando fatos, objetivos do mundo real de acordo com sua compreensão, mas, de modo criativo. O professor precisa desenvolver a habilidade, respeitando o nível de desenvolvimento do aluno, seus interesses e aptidões. São profissionais preparados para atender os educandos com qualidade e muito conhecimento. Os diretores de teatro pesquisam e utilizam métodos de interpretação, estimulam a criatividade e o autoconhecimento, preparam material didático para aulas, desenvolvem atividades em palco e sala de ensaios.
3.2.3-CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA
	
 	 No grupo estagiado em que foi aplicado o projeto tem 21 alunos, sendo 9 homens e 12 mulheres,acompanhei-os nos vários momentos em realizavam as atividades, as aulas eram bem dinâmicas onde os alunos prestavam atenção e interagiam participando com suas experiências trazidas do cotidiano. 	Notei também que o professor conseguiu ter boa interação com os educando mantendo a disciplina e prendendo a atenção e a concentração dos alunos, com uma linguagem bem expressiva e de bom entendimento fazendo sua aula se tornar bem interessante com boa comunicação.
3.2.4-PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO
O diretor de teatro observado, Vilmar Mazzetto usa de bastante dinâmica e trabalhos em grupo onde cada um fica a vontade para expressar suas idéias e opiniões, além de tirar suas dúvidas sobre cada etapa dos ensaios.
Formado no magistério pelo Colégio Mário de Andrade, em pedagogia a distância pela Unopar, é advogado já há quatro anos, formado na Universidade Paranaense, a Unipar. É também diretor de teatro, escritor de peças teatrais, cenógrafo, figurinista, iluminador e operador de som e luz há 33 anos.
3.2.5 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES OBSERVADAS/ REALIZADAS 
Durante todo o estágio de observação foram realizadas várias atividades como aquecimento vocal e corporal, leitura de textos pequenos para interpretação, expressão facial e corporal, ensaiadas entradas e saídas do palco, marcações de cena, estudo de figurinos, laboratório de personagens e realização de maquiagens artísticas.
4- PROJETO
 1-IDENTIFICAÇÃO 
 
Nome do projeto: Leituras e interpretação de textos de peças de teatro.
2) CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 
O projeto será realizado no teatro municipal Eunice Sartori, Espaço da Arte, de Francisco Beltrão. É uma instituição pública, que atende toda a população em dias de espetáculo, danças, shows. Está localizado na Rua Octaviano Teixeira dos Santos, 969, centro.
3) APRESENTAÇÃO DO PROJETO
	O projeto elaborado será feito com o estudo de diferentes gêneros de livros de peças teatrais, leituras e interpretação dos textos. A leitura existe para que se possa ter acesso a informações difundidas de diversas maneiras: na Internet, na televisão, em outdoors espalhados pelas cidades, em cartazes afixados, sistematicamente, nos muros das ruas, nas mais diferentes placas informativas, folders, e, até mesmo, em receitas médicas e bulas de remédios. 
Mas, não é somente para o trabalho que esse conhecimento é importante. Deve-se ser usado para ampliar a participação social e exercício permanente da cidadania. Assim sendo, então ser um usuário dotado da competência lingüística para a leitura é, também, condição necessária e fundamental. O uso do teatro na construção dos sentidos no ato de leitura possibilita a utilização de dois objetos de construção de sentidos: a peça (o texto em si) e a encenação dramática. 
Entender a peça (o texto em si) exige muita leitura, interpretação de texto e discussão sobre os contextos históricos em que as peças foram escritas e os artifícios empregados pelos autores para tratar de problemas trazidos nos enredos, dessa forma, elementos sociais e conhecimentos de outras áreas são evocados para sustentar uma compreensão maior e uma leitura mais ampla. 
4) OBJETIVOS DO PROJETO
-Capacitar os alunos para que se tornem leitores competentes.
-Desenvolver habilidades de interpretação de textos dos mais variados gêneros.
-Analisar como uma pessoa que lê muito consegue entender o mundo a sua volta e participar ativamente e criticamente dele.
5-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Linguagem é a capacidade que os seres possuem de expressar os pensamentos, as ideias, os sentimentos e é considerada um fenômeno. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras como sinais convencionais. As ações desenvolvidas dentro das aulas de teatro devem pautar-se no desenvolvimento da compreensão e do uso da linguagem como veículo de comunicação e expressão social. Em Bakhtin, expressão define-se da seguinte maneira: "[sua] mais simples e grosseira definição é: tudo aquilo que, tendo se formado e determinado de alguma maneira no psiquismo do indivíduo, exterioriza-se objetivamente para outrem com a ajuda de signos exteriores”. (BAKHTIN, 2009, p. 115).
Todo tipo de linguagem tem seus fundamentos, desse modo, o desenvolvimento da linguagem é essencial para uma correta forma de expressão e comunicação. O indivíduo que entende com clareza o que ouve, o que vê e o que lê, é capaz de transformar esta compreensão em ação, tornando-se um indivíduo atuante em todas as esferas da sociedade. Para Bakhtin, “a riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana. (BAKHTIN, 2011, p. A partir dessas constatações, é de se considerar a importância do teatro para educação em todos os campos de atuação. Os seres humanos são seres teatrais, pois são capazes de aliar a sua capacidade de simbolização e a de jogo. É inerente ao ser humano, a dramatização, pois desde a infância traduzimos os mundos internos e externos. Com o movimento de objetividade e subjetividade, do real com a fantasia, que permite a ligação com o dentro e fora, tornando o processo em resultado de consciência. Sobre isso, Reverbel afirma que “o ensino de teatro é fundamental, pois, através dos jogos de imitação e criação, a criança é estimulada a descobrir gradualmente a si própria, ao outro e ao mundo que a rodeia. (REVERBEL, 1989, p.25).
 De acordo com o pensamento de Boal, "[o] teatro deve modificar o espectador, dando-lhe consciência do mundo em que vive e do movimento desse mundo. O teatro dá ao espectador a consciência da realidade; é ao espectador que cabe modificá-la." (BOAL, 1991, p.22). Dessa forma, a leitura e a compreensão de todas as formas de linguagem permitem ao ser humano participar ativamente da sociedade de forma critica e se for necessário transformá-la para melhor.
6-PÚBLICO ATENDIDO PELA INSTITUIÇÃO
	O público atendido é composto por adultos, doze mulheres e nove homens, idades entre 19 a 45 anos. São pessoas que vem de todos os bairros da cidade de Francisco Beltrão interessados em estudar teatro e aprender a arte da interpretação. Em uma conversa informal me relataram que ficam felizes com essa oportunidade de sair da rotina e aprender algo novo.
7-PLANO DE EXECUÇÃO/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
 
Em seis encontros de quatro horas cada um, serão analisado dois livros sendo eles: Otelo de William Shakespeare e Pluft,o fantasminha de Maria Clara Machado.Serão discutidos o conteúdo temático de cada peça e discutidas as diferenças entre uma peça de teatro adulto como a de Shakespeare e a peça infantil de Maria Clara Machado.
Discutir com os alunos a interpretação textual que permite a compreensão de todo e qualquer texto ou discurso e se amplia no entendimento da sua essência e ideia principal. Trata-se
de uma competência imprescindível no mercado de trabalho e nos estudos. Destacar para os alunos a importância da leitura diária para uma melhor compreensão do mundo que nos rodeia. Explicar que a interpretação abarca peculiaridades como elementos gramaticais, pontuação, preposições, conjunções entre outras que devem estar corretamente dispostas em um texto, outro ponto que contribui para que a interpretação transcorra de forma concisa são os elementos que compõem o texto como coesão, coerência e estrutura semântica bem definida, para que o leitor possa interagir plenamente com as ideias expostas pelo conteúdo em questão.
 Explicar que a interpretação de texto permite que as pessoas possam estender o domínio sobre a linguagem escrita e falada e se tornem cada vez mais eficientes dentro das informações a serem transmitidas e compreendidas. Por isso a interpretação favorece a compreensão profissional e acadêmica, ofertando um maior entendimento e assimilação de conteúdo e ideias.
Além disso, serão feitas nas leituras a análise, compreensão e interpretação dos textos em discussão, e analisadas a entonação, ritmo e velocidade da fala. Discutiremos o ponto de vista do autor e a opinião dos alunos sobre o texto,bem como a estruturação do texto,a relação entre as ideias, o sentido próprio e o figurado.
8- REFERÊNCIAS
MACHADO, Maria Clara, 1921-Teatro 1/ Maria Clara Machado-14. ed.-Rio de Janeiro:Agir,1993.
SHAKESPEARE, William, 1564-1616. Otelo/William Shakespeare; tradução de Beatriz Viégas-Faria-Porto Alegre: L e PM, 2011.
TEIXEIRA, J.G.L.C.1906. O teatro como tema sociológico e trama de vivência e ensino. Humanidades, ano V, 28.
9-CRONOGRAMA DE ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
	Data
	Atividades/Estratégias de ação
	Duração/Carga horária
	20/04
	Leitura
	4 horas
	22/04
	Interpretação de texto
	4 horas
	25/04
	Interpretação de texto
	4 horas
	26/04
	Discussão
	4 horas
	27/04
	Leituras/Interpretação
	4 horas
	28/04
	Discussão/Leitura
	4 horas
	29/04
	Discussão/Encerramento
	2 horas
5-CONSIDERAÇÕES FINAIS
Muitas são as dúvidas do aluno ao iniciar sua vida acadêmica no curso de licenciatura, por isso é fundamental a realização do estágio supervisionado, para que ele aproxime o aluno da realidade do professor. O estágio nada mais é do que colocar em pratica tudo que aprendi nas aulas, me dedicar em buscar o melhor para meu futuro. Saber buscar, ter objetivos faz parte de nossas vidas e o estagio faz parte disso tudo, a certeza de que ele me ajudara em minha formação profissional. 
O Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos proporcionou nova visão sobre o campo de atuação do professor. Há a possibilidade de atuação tanto nas escolas como em outros lugares, e como visto aqui, até nas aulas de teatro.
Cumpri mais uma parte de objetivos em minha vida, que ficará guardado para sempre em mim, pois foi ali que tive minha primeira experiência com a profissão que escolhi.
 Fazer sempre o melhor isso foi o que aprendi neste período em que conclui meu primeiro estagio. Meio de estudos, aprender a aprender e nunca imaginar que sabemos tudo, pois na verdade na vida estamos aprendendo coisas novas todos os dias.
  
6-REFERENCIAS
Apostilas retiradas do Ava (ambiente virtual de aprendizagem) sobre a Elaboração do relatório de estagio. 
BAKHTIN, Michael. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011. 
BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
Http://.brasilescola.com
 REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola. Atividades Globais de Expressão. 1ª edição. São Paulo. Editora Scipione, 2011.
7-ANEXOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando