Buscar

RESUMO NP2 Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo EA np2
Educação Ambiental – processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimento, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum.
Princípios básicos de EA: 1- enfoque humanista, holístico e participativo; 2- interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural sob o enfoque da sustentabilidade; 3- pluralismo de ideias e concepção pedagógica, na pespectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
Abordagem e enfoque - mododisciplinar: objeto de estudo com base em uma disciplina; Multidisciplinar: varais disciplinas para examinar alguma coisa de modo não integrado; Interdisciplinar: ligação entre as disciplinas e modo integrado; Transdiciplinar: ensino com ênfase no dialogo com características místicas e culturais.
Escola Sustentável – governo disponibiliza verbas para aquisição de construção para a realização de adequações do espaço físico da escola Exemplos: viveiro de plantas, bicicletário, telhados de fibra natural, cisterna para capitação de chuva, minhocário, calçada verde, kit de pintura de paredes utilizando tinta da terra etc...
Desenvolvimento sustentável – atendimento das necessidades das gerações atuais sem comprometer as gerações futuras. 
Implica em uma distribuição mais justa e equilibrada das riquezas. 
Conceito de DS - economicamente viável (produzir para satisfazer as necessidades materiais).
Socialmente justo - (distribuição mais justa das riquezas)
Ecologicamente correto - (conservação ou preservação do meio natural)
Justiça Ambiental – propiciar o uso mais justo e equilibrado dos recursos naturais. Alcançando todos os grupos éticos e sociais.
DS é uma questão de crescimento econômico (Brasil o pib cresce 2% ano, mas a população também cresce então não é uma crescimento econômico). 
Pegada ecológica e ou Hídrica – é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão de consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. 
Produto (bem econômico) 
 Empresa sustentável 
Processo (ações voltadas para produzir bem econômico)
-produto: embalagem mais adequada(menos matéria prima); designer sustentável; é mais sustentável em comparação ao outro produto; considerado mais sustentável por sua degradação mais rápida.
-processo: água de reuso; tratamento de efluentes; uso de energia limpa; filtros na fabrica.
-Empresa Sust.: sustentabilidade no empreendimento; ações sócio ambiental; conscientização interna; logística reversa; incentiva mobilidade sustentável.
-Obsolescência Programada ou planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital.
-obsolescência psicológica ou percebida, quando o consumidor, mesmo tendo um produto em bom estado de conservação, resolve comprar um novo e descartar o antigo.
-Efluente: Quando a empresa faz uso de uma matéria prima natural (ex: agua de rio) e trata para devolver a natureza muitas vezes melhor do que quando recolheu.
-Logística é onde a empresa produz e envia para o consumidor, LOGÍSTICA REVERSA é quando a empresa se preocupa em fazer o recolhimento do produto já usado para reaproveitar como matéria prima. 
Agenda 21: instrumento de planejamento par a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça econômica e eficiência econômica.
Empresas sustentáveis
GÓOC – produz seus chinelo com o “lixo”, eu sola é feita de pneu(empresa já nasceu sustentável). Dono vietnamita que veio fugido para o Brasil.
Picadilly – não usa couro, empresa inovadora que criou material sintético que é degradável.
Wbp – criação de madeira plástica, com material de baixo custo.
Oca embalagens – embalagens comestível (para animais e para adubo)
Natura – vai até as comunidades para pesquisar ervas e estuda a possibilidade de fazer cosméticos.
Cooperativa – couro vegetal ou ecológico com couro de casca de abacaxi.

Continue navegando