A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliaçao 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Tópicos Especiais 
	Avaliação:
	Avaliação I 
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A arte teve início desde os tempos da pré-história, onde eram desenhadas nas cavernas figuras com os acontecimentos que ocorriam naquela época. Nos dias de hoje, a arte apresenta um modelo de beleza, com variedades. Desses modelos, são feitas as práticas artísticas representadas não apenas pela pintura, mas também por teatro, monumentos, dança, gravuras, esculturas, músicas, literatura, entre outros. A arte se transformou em algo muito maior que apenas a arte da pintura, fez com que as culturas pudessem ser representadas pelo povo independentemente da distinção de raça e cor. Analise as afirmativas a seguir:
I- A arte na época da pré-história era apenas apresentação de figuras das suas necessidades.
II- A arte pode ser representada por diversas formas da cultura de uma nação.
III- Podemos dizer que a arte é apenas uma pintura que é colocada em um quadro.
IV- Podemos considerar que a arte é uma conexão entre o passado, presente e o futuro.
V- A arte pode ser considerada como uma cultura erudita, de conhecimento científico a partir dos conhecimentos acadêmicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	2.
	Observando a figura, a desigualdade social é muito grande, e não apenas no Brasil, mas nos mais variados países do planeta. Esse grande problema acontece com distintos grupos sociais, como as diferenças religiosas, a cor da pele e a diversidade cultural. Demostra que é muito maior o preconceito, as pessoas não aceitam essas diferenças, o modo de pensar, o jeito de ser. A cultura brasileira é marcada pela mistura de raças (brancos, negros e índios). Isso proporcionou o crescimento de várias culturas e, com isso, as diferenças sociais. Diante desses fatos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.folhadedourados.com.br/media/images/5198/13390/tmp/wmX-565x412x4-51b48da14ab164e3439d87e8c1a958832ef775558abd5.jpg>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	
	 a)
	Ocorre a diferença social apenas com a diferença da cor da pele e a raça.
	 b)
	Ocorre a diferença social, pensamentos, ideias, ações, orientação sexual, dentro da mesma sociedade, podendo gerar conflitos verbais e até violência.
	 c)
	O desenvolvimento das diferenças da sociedade está ligado apenas aos mais diversos tipos de religião. Dessa forma, existem poucas situações de preconceito referente à raça e à cor da pele.
	 d)
	Ocorre a diferença social apenas com os brancos e índios.
	3.
	Uma Organização Social é uma qualificação, um título, conferido a uma entidade para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público. As Organizações Sociais devem atender a uma demanda específica da comunidade, estando presentes atualmente na gestão de hospitais, museus e institutos de fomento à pesquisa. Sobre as Organizações Sociais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São de iniciativa pública.
	 b)
	São de iniciativas privadas que buscam suprir uma utilidade de ordem pública.
	 c)
	Podem apresentar fins lucrativos.
	 d)
	Apresentam uma gestão determinada pelo poder público.
	4.
	Para que se possa instaurar um regime governamental pautado na democracia, quatro condições básicas são necessárias. Essas quatro condições mínimas para implantar um regime democrático são fundamentais para que haja a participação democrática de um povo em prol dos objetivos comuns do próprio povo. Sobre essas condições, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Eleições regulares.
	 b)
	Garantia de direitos de expressão.
	 c)
	Direito dos cidadãos de escolherem governo por meio de eleições.
	 d)
	Acesso à fonte única de informação sobre a ação de governos.
	5.
	Quando se fala em inclusão educacional, é necessário uma mudança de mentalidade e de valores, a necessidade da conscientização humana e social, independentemente das raças, cor de pele, credo, poder aquisitivo fazem parte da sociedade. Segundo a Constituição Federal de 1988, propriamente dito no artigo 206, inciso I, o ensino será em ?igualdade de condições para acesso e permanência na escola?, ou seja, é a garantia do direito à educação e o acesso à escola. No que se refere à inclusão educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O acesso à educação é exclusivamente a diversidade humana nos demais grupos sociais, que devem ser separados pelo motivo das diversas culturas existentes e diferenças religiosas.
(    ) A inclusão social à educação não depende apenas das famílias, mas de todo o sistema educacional em si, desde o professor, escola e governo.
(    ) A oportunidade de inclusão e o acesso às escolas são para todas as classes sociais.
(    ) As mudanças para a inclusão à educação não dependem apenas dos aspectos técnicos, mas da mudança no comportamento das pessoas, fazendo reflexões com toda a comunidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	Certo dia, o Sr. João, presidente de uma empresa de reciclagens, estava indo ao aeroporto e tomou um táxi para levá-lo até lá. No meio do caminho, ele percebeu que o motorista cortava a frente dos outros veículos sem se importar, mas, quando algum outro motorista cortava sua frente, ele usava um vocabulário pouco ético na frente do Sr. João. Passando por essa situação, o Sr. João pensou: "O que leva uma pessoa a cobrar moralidade dos outros se esta não tem moral alguma, pois está cometendo os mesmos erros dos outros?" Diante desse fato, devemos valorizar nossas ações éticas e morais para conviver em grupo, com a sociedade, família, mas que é necessário agregar responsabilidades para si próprio. Assinale a alternativa CORRETA referente às responsabilidades das pessoas consigo mesmas e com os outros:
	 a)
	Sentimentos, escolhas, desejos, atitudes e senso moral.
	 b)
	Sentimentos, desejos, escolhas, pudor e senso moral.
	 c)
	Liberdade, compreensão, valores humanos, juízo e comportamento moral.
	 d)
	Obediência, sinceridade, justiça, ordem e pudor.
	7.
	A cultura é entendida como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura pode ser estudada a partir das seguintes concepções: erudita, popular e de massa. Sobre a cultura erudita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É proveniente de estudos, pesquisas e que geralmente está associada às instituições acadêmicas.
	 b)
	Surge com as novas tecnologias e com os meios de comunicação, como: jornais, televisão, rádio, cinema, música e internet.
	 c)
	Tem relação com o consumismo e a obesidade e está relacionada aos costumes mais comuns em uma roda de conversa.
	 d)
	Está relacionada ao que pertence à maioria do povo e que não é ensinada necessariamente em espaços formais de educação, como o folclore e a dança.
	8.
	É notável que a humanidade vive um tempo de reflexão sobre seu modo de ver o mundo e a própria essência humana, tendo em vista, ao menos na intenção, superar as mazelas causadas pelas guerras, violência e desigualdade social. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um horizonte de esperança para a humanidade:
	 a)
	Mudanças comportamentais são necessárias para promover a dignidade humana, por exemplo, continuar trabalhando individualmente, seguindo a lógica do mercado, produzir mais e mais.
	 b)
	A humanidade deve reconhecer que o diálogo pressupõe o reconhecimento