Buscar

prova III objetiva Libras

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:390195) ( peso.:3,00)
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Este decreto traz algumas atribuições sobre a formação do tradutor e intérprete de Libras, enfatizando competências e habilidades para uma atuação satisfatória. Sobre o tradutor e intérprete de Libras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um profissional que atua em diferentes contextos. O seu campo de trabalho é bastante amplo, pois corresponde à necessidade comunicativa.
(    ) Nota-se que muitas são as atribuições colocadas a este profissional, porém sua presença em sala de aula ainda não é assegurada por lei, uma vez que este profissional é apenas o mediador.
(    ) Apesar da diversidade no exercício da profissão, as instituições de ensino destacam-se como áreas de maiores atuações e em menores proporções em conferências e seminários.
(    ) Devido à carência existente na área, a lei não exige que se faça um exame de proficiência em interpretação e tradução de Libras e Língua Portuguesa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	No documento "Nomenclatura na área da surdez", do professor e escritor Romeu Kazumi Sassaki, que se encontra na trilha de aprendizagem, nos deparamos com as palavras "portar" e "portador de" para deficiência. Ele explica de forma clara as diferenças que há entre elas. Sobre essas nomenclaturas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/deficiencia/Nomenclatura_na_area_da_surdez.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2017.
	 a)
	Uma pessoa só pode portar algo que ela possa não portar casualmente, isso se dá também com a deficiência no futuro poderá deixar de portá-la.
	 b)
	É natural em outros países mais desenvolvidos usarem palavras equivalentes a "portadores" ou (carregadoras) para se referir à pessoa com surdez ou deficiência auditiva.
	 c)
	A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa e esta pessoa não porta sua deficiência, pois as palavras "portar" e "portador de" não se aplicam a uma condição inata ou adquirida que está presente na pessoa.
	 d)
	Uma pessoa só porta algo que ela não possui. Por exemplo, uma pessoa pode portar um objeto e depois por algum motivo, deixar de portar.
	3.
	Segundo os estudos linguísticos, para dar significado a uma língua, existe um sistema de representação ou símbolos que resulta em uma escrita dessa língua. Na Libras também encontramos símbolos para representar sua escrita criada nos Estados Unidos, por volta do ano de 1974. Sobre essa escrita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Registros de pesquisadores dos Estados Unidos, ouvintes e um grupo de surdos aprenderam a escrita dos sinais, chamada "Sign sinais".
	 b)
	Registros mostram que os pesquisadores dos Estados Unidos com um grupo de surdos aprendendo a escrita dos sinais, chamada "sign línguas".
	 c)
	Com base nesses registros, pesquisadores dos Estados Unidos com um grupo de surdos, aprenderam a escrita dos sinais, chamada "sinais vivos".
	 d)
	Com base nesses registros, pesquisadores dos Estados Unidos com um grupo de surdos, aprenderam a escrita dos sinais, chamada "sign writing".
	4.
	Para ocorrer de fato a educação inclusiva e romper a barreira do silêncio mergulhando no universo parcial ou total do surdo, é necessário conhecer duas modalidades de ensino, pois se o aluno só consegue ser alfabetizado por meio da Língua Brasileira de Sinais, esta precisa ser encarada como a primeira língua dele, e o português como a segunda, ocorrendo uma educação bilíngue. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Assumindo uma politíca linguística, as escolas devem aplicar a filosofia educacional bilíngue, como um direcionamento ao aprendizado dos surdos.
	 b)
	A educação do surdo continua sendo um grande desafio para os educadores, gerando alguns conflitos, que não interferem na sua escolarização.
	 c)
	O melhor método de ensino para o educando surdo é incorporar conhecimentos fornecidos por um sistema de ensino feito totalmente para ouvintes.
	 d)
	Muitos pais e os próprios alunos têm preferido as salas de aulas especializadas para surdos, este movimento estimula a educação inclusiva.
	5.
	Assim como na Língua Portuguesa temos palavras diferentes para nos referir ao mesmo objeto, chamadas de ambiguidade, que é a característica das expressões linguísticas que apresentam mais de um sentido/significado para aquela palavra. Em geral, quando isso acontece, precisa-se de um contexto para transmitir a mensagem e se fazer entender pela outra pessoa. Diante desta afirmação, classifique  V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estamos diante de uma manifestação gramatical chamada de modalidade formal e informal da Libras.
(    ) Essa manifestação das línguas tanto orais como de sinais são chamados de homonímia, polissemia e tautologia.
(    ) Sinais polissêmicos estão relacionados à ambiguidade semântica, possuem dois ou mais significados, de acordo com o contexto. 
(    ) A ambiguidade lexical não existe nas línguas de sinais, pois ela é totalmente visual e todos entendem os significados dos sinais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	Para buscarmos respostas a questões relacionadas à surdez e diante da concepção social que na maioria vem acompanhada de preconceitos ou esteriótipos, em que as pessoas, muitas vezes, consideram os surdos incapazes, é preciso entender de fato o que é ser surdo. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças: 
I- A interação, a convivência e a comunicação são processos dinâmicos e contínuos, que exigem uma atitude de cooperação por parte dos familiares e profissionais de crianças surdas.
II- As crianças surdas que crescem sem contato com outros surdos não têm sua vida social prejudicada e não compromete a aquisição da Língua de Sinais Brasileira.
III- Quanto ao desenvolvimento emocional e social, os pais de filhos surdos têm uma grande expectativa, gerando cuidados excessivos, contribuindo para a falta de autonomia dos filhos.
IV- Sendo a sociedade majoritária ouvinte, o papel da família no desenvolvimento psicossocial da criança surda se torna essencial como facilitadores para o mundo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	Cada sinal em Libras possui característica própria, geralmente se remete a uma letra, palavra, objeto etc. Conforme a frase que está sendo feita, o sinal pode ter sentidos diferentes. Observe a imagem a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: CAPOVILLA, Fernando Cesar; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário Enciclopédico ilustrado trilíngue. São Paulo: EDUSP, 2001.
	
	 a)
	Palavra passado.
	 b)
	Palavra laranja.
	 c)
	Palavra fedido.
	 d)
	Palavra estudar.
	8.
	O decreto de Libras n° 5.626/200, no capítulo IV em seu artigo 14, define que a inclusão do surdo deve acontecer desde a Educação Infantil até a Educação Superior. Durante este período, muitos passam pelas escolas técnicas que já possuem o profissional Tradutor Intérprete de Libras, até ingressarem em uma Universidade com o objetivo de conquistar uma vaga no mercado de trabalho e ter uma carreira profissional. Com relação a essa afirmação, assinale a alternativaCORRETA:
	 a)
	Muitos surdos procuram profissões que não precisam fazer cursos técnicos e não tem perspectiva de entrar em universidades com auxilio do Tradutor Intérprete de Libras.
	 b)
	Muitos surdos, ao completarem sua escolarização participam de cursos técnicos, e assim têm chegado à universidade com auxílio de um Tradutor Intérprete de Libras.
	 c)
	A maioria procura profissões que precisam ter cursos técnicos, pois não podem exercer ou se adaptar ao mercado de trabalho sem o auxílio do Tradutor Intérprete de Libras.
	 d)
	A maioria dos surdos ao completar sua escolarização participam de cursos técnicos e não conseguem chegar às universidades com auxilio do Tradutor Intérprete de Libras.
	9.
	Na busca pela garantia dos direitos dos surdos, e diante de reformulações nos aspectos educacionais, a educação dos surdos hoje no país vive uma tensão que defende a educação inclusiva que prevê professores bilíngues (Língua de Sinais e Português). O que acontece na prática está longe de atender a essas indicações. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças:
I- Considerando a diferença linguística instaurada em sala de aula, o professor não deve se preocupar em buscar meios de forma a possibilitar o ensino-aprendizagem de todas as crianças.
II- Na tentativa de comunicação, criam-se dinâmicas educacionais na sala de aula e na escola, porém grandes partes delas estão focalizadas na língua oral e na escrita da mesma.
III- A Lei de Libras 10.436, de 24 de abril de 2002, garante aos surdos o direito a escolhas na área da educação, na sua própria língua, ou seja, na modalidade bilíngue.
IV- Os alunos surdos inseridos nos espaços educacionais de alunos ouvintes têm o mesmo direito de aprender vocábulos com os suportes adequados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei de Libras. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 15 abr. 2015.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	As tecnologias assistivas e seu uso são constantemente atualizadas e inseridas nas relações, visando a uma melhor integração entre os grupos. Os surdos se apropriaram de algumas dessas tecnologias e hoje possuem ferramentas eficazes para garantir sua comunicação, entre si e com ouvintes. Partindo desse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Telefone para surdos TDD (Telecomunication Device for the Deaf).
II- Recursos como close caption, legendas, e-mails e mensagens.
III- Tecnologias novas, como softwares, usados em computadores ou celulares.
IV- Sinalizações luminosas, despertadores e outras ferramentas.
(    ) Quando usado no ambiente educacional, os alunos ganham autonomia e se tornam mais criativos ao desenvolver suas atividades, graças à variedade de ferramentas disponíveis.
(    ) O uso dessa tecnologia permite superar barreiras na mobilidade e comunicação entre ouvintes, possibilitando uma real inclusão social.
(    ) Equipamentos ou tecnologias adaptadas, ou especialmente projetadas para melhorar a funcionalidade dos surdos e, em consequência, sua autonomia.
(    ) Não só servem para compensar dificuldades na comunicação, mas para valorizar a cultura surda e deixá-los mais informados dos acontecimentos ao seu redor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	II - IV - I - III.
	 d)
	III - I - IV - II.
	11.
	(ENADE, 2014) Vygotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor:
FONTE: VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
	 a)
	Indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
	 b)
	Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.
	 c)
	Destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
	 d)
	Anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la.
	12.
	(ENADE, 2014) A lei n° 12.796, de 4 de abril de 2013, alterou a Lei n.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Uma das alterações tornou obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Essa alteração decorre da Emenda Constitucional n° 59, de 11 de novembro de 2009, a qual garante que a medida deverá ser implementada progressivamente até 2016.
Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada de teor desses dispositivos legais,de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública. Com relação às novas demandas da Educação Básica, analise as sentenças a seguir:
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	II e III.
	 c)
	II, III e IV.
	 d)
	I, III e IV.
Parte inferior do formulário

Continue navegando