Buscar

Corrupção Ativa e Passiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho Direito Penal V
Corrupção Ativa e Passiva
Grupo
Loislane Dias Araújo - 51711226
Marcelo Aparecido da Cunha - 51711378
Ricardo Anacleto - 51711674
Rita de Cassia Guio - 51711522
Rodolfo Minotte Silva - 51913363
Tiago de Barros Marchesi - 51711631
Walber Santos de Almeida - 51710513 
Introdução 
Qual o conceito de corrupção?
1- Ato ou efeito de corromper ou de se corromper;
2- Alteração do estado ou das características originais de algo. (Adulteração);
3- Comportamento desonesto, fraudulento ou ilegal que implica a troca de dinheiro, valores ou serviços em proveito próprio.
4- Degradação moral. (Depravação, perversão).
Histórico de Corrupção
Na colonização:Funcionários públicos, encarregados de fiscalizar o contrabando e outras transgressões contra a coroa portuguesa ao invés de cumprirem suas funções, acabavam praticando o comércio ilegal de produtos brasileiros como pau-brasil, especiarias e ouro.
Atual: Levantamento feito pelo banco de dados jurídico (DBJus) entre 2007 e 2016, os tribunais do Brasil registraram a abertura de 13.806 processos em que o crime de corrupção era uma das acusações contra os réus.
Atores da Corrupção
Corruptor: É aquele que propõe uma ação ilegal para benefício próprio, de amigos ou familiares, sabendo que está infringindo a lei.
Corrompido: É aquele que aceita a execução da ação ilegal em troca de dinheiro, presentes ou outros serviços que lhe beneficiem. Este indivíduo também sabe que está infringindo a lei.
Conivente: É o indivíduo que sabe do ato de corrupção, mas não faz nada para evitá-lo, favorecendo o corruptor e o corrompido sem ganhar nada em troca. O sujeito conivente também pode ser atuado e acusado no crime de corrupção, segundo prevê o artigo 180 da Convenção Federal do Brasil.
Corrupção Passiva
Art. 317 do Código Penal: “Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa”. 
Corrupção Passiva
§ 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.
§ 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.
Corrupção Passiva
Corrupção Passiva
Fonte: www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/direito-facil-1/corrupcao-passiva
8
Fonte: www.diariodobrasil.org
Corrupção Passiva
Distribuição por dependência aos autos nº 5006617-29.2016.4.04.7000/PR 
Ref. Inquérito Policial nº 5006597-38.2016.4.04.7000
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 12 anos e 11 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal do sítio de Atibaia (SP). 
A Justiça entendeu que o ex-presidente recebeu R$ 2,2 milhões em propinas referentes à reforma do sítio, que está no nome de Fernando Bittar. A obra teria sido custeada pela Odebrecht e OAS, com dinheiro de contratos da Petrobras. 
Corrupção Ativa
Art. 333 do Código Penal: ”Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. 
Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.
Corrupção Ativa
Corrupção Ativa
Fonte: www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/direito-facil/edicao-semanal/corrupcao-ativa
Conclusão 
Algumas pessoas infelizmente ainda possuem um comportamento em grande parte desonesto sendo a Corrupção um mau enraizado historicamente no Brasil cujo ainda esta proliferando-se. 
O futuro do Brasil que todos almejamos é um país sem corrupção,mas para que isso ocorra é necessário ressaltar importância da moralidade, bons valores éticos e princípios de altruísmo na qual as famílias precisam transmitir e dar exemplo para formar uma sociedade com cidadãos honestos.
Obrigado pela atenção e boa noite a todos!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando