Buscar

Slide Ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
ESCOLA DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
CURSO: ENFERMAGEM
TURMA: 3MA
DISCIPLINA: ÉTICA E PROFISSIONALISMO
DOCENTE: PROFª ESP. FRANKLEIDE BARBOSA DA SILVA CARDOSO 
DISCENTES: AMANDA PRISCILA PINHEIRO DA SILVA
DIAMILLA SALETE FARIAS DE OLIVEIRA
EDER ISIDORIO SILVA DE JESUS
EDIJANE BATISTA DE ANDRADE
PRISCYLA RAFAELLY PALHARES DE ASSUNÇÃO
ROBERTA EMMANUELLE DE OLIVEIRA BATISTA
YONARA RAYANE SILVA DE LIMA
NATAL (RN), 13 DE MARÇO DE 2015
O que é Ética?
"A ética é uma daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.
 (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7) 
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, 
ÉTICA é o “estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Origem da Palavra
A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou a palavra moral.)
Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.
A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.
Clotet J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92.
Conceito
A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político... 
Ética
*A Ética seria produto das Leis erigidas pelos costumes e das virtudes e hábitos gerados pelo caráter individual dos indivíduos.
Por que a ética é necessária e importante?
A ética tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc, a humanidade já teria se despedaçado até à auto-destruição. Também é verdade que a ética não garante o progresso moral da humanidade. 
Por que se fala tanto em ética hoje no Brasil?
Não só no Brasil se fala muito em ética hoje. Mas temos motivos de sobra para nos preocuparmos com a ética no Brasil. O fato é que em nosso país assistimos a uma degradação moral acelerada, principalmente na política. 
Valores éticos na vida privada e profissional
Ética e convivência humana
Valores éticos na vida privada e profissional
Ética e justiça social
Valores éticos na vida privada e profissional
Ética e sistema econômico
Valores éticos na vida privada e profissional
Ética e meio ambiente
Valores éticos na vida privada e profissional
Ética e educação
Valores éticos na vida privada e profissional
Ética e política
Valores éticos na vida privada e profissional
Ética e Malandragem
Valores éticos na vida privada e profissional
Ética Profissional
	Um código de ética é um acordo explícito entre os membros de um grupo social: uma categoria profissional, um partido político, uma associação civil etc. Seu objetivo é explicitar como aquele grupo social, que o constitui, pensa e define sua própria identidade política e social; e como aquele grupo social se compromete a realizar seus objetivos particulares de um modo compatível com os princípios universais da ética.
A tolerância é a consequência necessária do reconhecimento de que somos falíveis; errar é humano, e todos nós cometemos erros permanentemente. Então, perdoemo-nos uns aos outros as nossas loucuras. Este é o fundamento do direito natural (Voltaire).
“Se o comportamento ético fosse simplesmente seguir as regras, poderíamos programar um 
computador para ser correto”.
(Samuel P.Ginder) 
Referências:
 VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7
BELLATO, Roseney; GAIVA, Maria Aparecida Munhoz. A cidadania e a ética como eixos norteadores da formação do enfermeiro. Rev. bras. enfermagem, Brasília, v. 56, n. 4, ago. 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400026&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 05 mar. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672003000400026.
BUB, Maria Bettina Camargo. Ética e prática profissional em saúde. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 14, n. 1, mar. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 05 mar. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000100009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª ed. ver. e aum., 5ª reimpressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
SOUZA, Marcia Cristina. Ética no ambiente de trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando