Buscar

Relatório de Micro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade São Francisco de Barreiras- FASB
 Biomedicina- 3 Semestre
 Gilsimara Carvalho e Kayo Vinicius
 Relatório de aula prática de Microbiologia: Esterilização e Autoclave.
 
 Barreiras-Ba, 2016
 Introdução: 
Relatório da aula prática de microbiologia realizada no dia 10 de março de 2016 no laboratório escola, sobre esterilização por métodos físicos. 
Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de micro-organismos presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos, para um aceitável nível de segurança.
Orientado pela professora Dayanne Menezes.
Objetivo: 
Essa aula prática foi realizada para o aprendizado dos tipos de esterilização por métodos físicos, aprender a preparar os matérias para a ser esterilizados e a manipulação da autoclave. 
Materiais e métodos:
Para a realização da aula utilizamos os materiais, tais eles: 
-Erlenmeyer, placas de Petri, pipetas, espátulas, entre outros.
-Papel madeira;
- Fita adesiva;
- Tesoura;
- Autoclave;
- Água.
A autoclave é um aparelho no qual, utiliza o vapor de água em grandes temperaturas para matar os microrganismo encontrado nos materiais contaminados que vão ser autoclavados. Para autoclavagem primeiramente prepara o material, embrulhando-o corretamente com o papel madeira e verifica o nível da água destilada, em seguida fecha a autoclave e liga no máximo. Depois de alguns minutos, coloca a autoclave no médio. A partir desse momento começa a esterilização. Então deve marcar mais 15 ou 20 minutos, para desliga-la, com a temperatura mais baixa retira o material já esterilizado do equipamento. 
Conclusão: 
Para qualquer manipulação de materiais em laboratório precisa passar por esterilização adequada para não correr riso de contaminação e acabar com todo procedimento realizado. Os métodos de esterilização são eficazes na eliminação de microrganismos, evitando assim infecções de materiais em laboratórios e hospitais. A Autoclave e um dos métodos de esterilização mais utilizados por calor seco e que exige maior tempo de exposição para alcançar os objetivos. Com a alta temperatura do vapor de água, desnatura as proteínas, lavando assim os microrganismos a morte.
Bibliografia:
Material fornecido pela professora para aula prática.
http://www.hospvirt.org.br
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/7606/tipos-de-esterilizacao
http://www3.uma.pt/gcosta/docs/microbiology/prat1.pdf
http://www.biomedicinabrasil.com/2012/03/metodos-de-esterilizacao.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando