apol geografia agraria
16 pág.

apol geografia agraria


DisciplinaGeografia23.679 materiais1.136.623 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Questão 1/5 - Geografia Agrária
Atente para o fragmento de texto a seguir:
"O historicismo está, pois, na raiz filosófica daquilo que os geógrafos chamam de possibilismo. Também, não é demais lembrar que a discussão sobre a região na Geografia tem que passar necessariamente pelo historicismo". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, A. U. Geografia Agrária: perspectivas no início do século XXI. <https://pt.scribd.com/doc/25346227/Perspectivas-Da-Geografia-Agraria-22>. Acesso em 09 abr. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Geografia Agrária, sobre os elementos que constituem o historicismo no âmbito dos estudos da Geografia, leia com atenção as seguintes proposições e, a seguir, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O historicismo atinge a Geografia clássica na vertente do \u2018possibilismo\u2019. De acordo com essa abordagem, a natureza seria um elemento que influencia, mas não determina o comportamento humano e a organização das sociedades.
	
	B
	Possibilismo e Determinismo possuem a mesma origem de pensamento, diferenciando-se apenas em Escola francesa e Escola alemã para a Geografia, respectivamente.
	
	C
	Não houve grande influência do pensamento \u2018possibilista\u2019 na Geografia, porque o paradigma dialético se impôs com mais força no período clássico da disciplina.
	
	D
	O ponto de partida do Possibilismo é a realidade objetiva, em que o pensamento humano é determinado pelas leis da natureza.
	
	E
	A pouca influência \u2018possibilista\u2019 na Europa está ligada à expansão dos Estados Nacionais, em que o mecanismo geográfico de legitimação se encontrava no Positivismo.
Questão 2/5 - Geografia Agrária
Atente para o trecho a seguir: 
\u201cAs categorias rural e urbano não designariam espaços ou propriedades empiricamente observadas, mas representações sociais. Assim, chegamos à desnaturalização de referências empíricas que sustentam essa dualidade, tornando possível reconhecer experiências e relações sociais tidas como rurais, mas que se manifestam em espaços considerados urbanos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Biazzo, Pedro Paulo. Campo e rural, cidade e urbano: distinções necessárias para uma perspectiva crítica da geografia agrária. http://www.w3.ufsm.br/gpet/engrup/ivengrup/pdf/biazzo_p_p.pdf. Acesso em 31 maio 2017. 
A partir dos conteúdos do livro-base Geografia Agrária acerca das relações entre espaço rural e urbano na Geografia, analise as sentenças abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(  ) A relação entre campo e cidade permanece a mesma desde o fenômeno da Revolução Industrial.
(  ) As práticas urbanas tomam cada vez mais as práticas rurais. Assim, a urbanidade é a cultura das cidades que avança sobre o campo.
( ) Um dos aspectos mais importantes do relacionamento cidade-campo, é a diminuição na relação de oposição e de conflito, sendo mais uma complementaridade no período contemporâneo.
(  ) Campo e cidade sempre estarão em contradição e conflito, sobretudo pelos distintos modos de produção e culturas que praticam.
Agora, com atenção, marque a sequência correta:
	
	A
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	C
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	D
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	E
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 F
Questão 3/5 - Geografia Agrária
Considere a citação abaixo: 
&quot;Definimos como período clássico da geografia rural brasileira, aquele compreendido entre a década de 1930 a final da década de 1960, salientando que este momento teve maior frequência de estudos clássicos, ou seja, positivismos clássicos, indutivos, idiográficos...&quot;
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Flamarion Dutra; FERREIRA, Enéas Rente. Estudos rurais e o pensamento geográfico brasileiro: do positivismo clássico ao neopositivismo.. V Encontro de Grupos de Pesquisa: Agricultura, Desenvolvimento Regional e Transformações Socioespaciais. <http://w3.ufsm.br/gpet/engrup/vengrup/anais/1/Flamarion%20Alves_NEA%20UNESP.pdf>. Acesso em 09 abr. 2017. 
Conforme os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a influência do Positivismo na Geografia, considere as assertivas a seguir:
I. A influência do positivismo na Geografia foi irrelevante, sobretudo por que os preceitos formulados desconsideravam os aspectos sociais frente aos processos naturais.
II. Tendo a realidade como base do comportamento e do pensamento humano, pode-se afirmar que o positivismo, na Geografia clássica, traduziu-se por meio do determinismo geográfico.
III. O privilégio concedido aos processos naturais fez com que a realidade, observada e analisada pelo positivismo, ofuscasse os processos sociais e históricos que aconteciam nas áreas rurais da Europa e, posteriormente, também no Brasil.
IV. De acordo com as leis do positivismo, o pensamento e a razão humana moldam a realidade, impondo-lhe suas necessidades em busca da transformação social. 
Agora, marque a alternativa que revela as proposições corretas:
	
	A
	I e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I, II e IV
Questão 4/5 - Geografia Agrária
Considere a seguinte informação: 
&quot;De certo modo crêem esses autores que há uma dualidade em jogo: um setor urbano industrial capitalista nas cidades e um setor feudal, semifeudal, pré-capitalista, atrasado no campo&quot;.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, A. B. Modo capitalista de produção, agricultura e reforma agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007. 
Considerando os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a corrente de pensamento que prega a manutenção das relações feudais no campo, examine as sentenças abaixo e marque a alternativa correta:
	
	A
	De acordo com essa corrente de pensamento, o camponês nunca existiu de fato, ele apenas pertence a uma classe que possui características idênticas às encontradas nas relações feudais.
	
	B
	O camponês somente surge e permanece, enquanto classe, nas relações feudais, sendo que o campesinato nunca se configurou de fato no Capitalismo.
	
	C
	De acordo com essa corrente de pensamento, o latifundiário, ao contrário do camponês, passa a existir, enquanto classe, apenas a partir do séc. XX.
	
	D
	Tal abordagem de estudos agrários mostra que as relações feudais e semi-feudais ainda se encontram na atualidade, tendo nas classes de latifundiário e camponês essa expressão na realidade contemporânea.
	
	E
	Essa corrente de pensamento apresenta a condição perene de latifundiário e de camponês, sendo impossível, ainda que haja qualquer transformação da sociedade, encerrar com essa dualidade de classes.
Questão 5/5 - Geografia Agrária
Leia o fragmento de texto abaixo:
&quot;O estudo geográfico da agricultura foi realizado ao longo do tempo por diferentes enfoques que produziram uma diversidade de definições, as quais refletiam o modo de pensar do momento. Assim, em princípio, a Geografia Agrária era desenvolvida como \u2019parte\u2019 da Geografia Econômica, e os estudos econômicos em Geografia tinham, na agricultura, seu foco principal&quot;.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, D. A. de O. Geografia Agrária no Brasil: conceituação e periodização Terra Livre, São Paulo, n. 16. p. 39-70, jan./jun., 2001.
Conforme os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre o início dos estudos agrários no Brasil, considere as alternativas a seguir que sejam pertinentes no que se refere ao começo desses estudos:
I. A disputa epistemológica provinda da Europa, sobretudo a partir da retomada do método dialético como método válido, influenciou decisivamente os estudos agrários no Brasil.
II. No Brasil, o método dialético no âmbito da Geografia foi implementado primeiramente pelos estudos agrários.
III. A influência marcante da dialética, no início dos estudos agrários no Brasil, não foi tão efetiva nas décadas seguintes, tendo perdido espaço para
Alice
Alice fez um comentário
onde estao as respostas?
0 aprovações
Gabriel
Gabriel fez um comentário
algumas questões não estão a respostas
0 aprovações
Gabriel
Gabriel fez um comentário
oi
0 aprovações
Carregar mais