Buscar

4 ÉMILE DURKLEIM EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA

Prévia do material em texto

4 – ÉMILE DURKLEIM: EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA.
	Os conhecimentos produzidos nas Ciências Sociais são fundamentais para que possamos entender o que acontece na sociedade e para que possamos ter mais condições de lidar de forma ética e responsável com as situações sociais nas quais nos envolvemos. Considerando o ambiente escolar, podemos dizer que esses conhecimentos podem nos ajudar a:
		
	
	Compreender que nosso papel no espaço escolar é zelar pela ordem, já que também na escola os acontecimentos devem favorecer ao processo de evolução natural da sociedade.
	
	Compreender que no espaço escolar, como em qualquer outro, há um processo natural de organização que se impõe a todos os indivíduos.
	 
	Compreender que as questões e conflitos existentes na sociedade influenciam também o espaço escolar que, como qualquer outro espaço, não é neutro e reflete relações de poder.
	
	Desenvolver formas de impedir que problemas sociais influenciem a vida escolar para garantir que ela seja sempre um espaço neutro voltado apenas para as questões relativas a conhecimento.
	 
	Desenvolver formas de compatibilizar os interesses de todos os que estão na escola para contribuir com a mudança social.
	Na concepção de Durkheim, a educação tem um papel fundamental na preparação do indivíduo para a vida em sociedade. Por esse motivo, ele se dedicou a estudar a educação escolar como:
		
	
	um fenômeno especial
	
	uma concepção humanista
	 
	um fato social
	
	uma anomia social
	
	uma fonte de mudança
	Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.:
		
	
	A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências individuais.
	
	As sociedades mecânicas eram sociedades simples, nas quais a divisão do trabalho ocorria através dos critérios de sexo e idade e, onde os indivíduos praticamente não se diferenciavam, compartilhando as mesmas crenças e regras morais, ligados por laços de parentescos.
	 
	A partir da divisão social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais sobre a consciência coletiva.
	
	A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.
	 
	A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. enfraquecimento da coesão social.
	Para Durkheim, a educação é uma poderosa ferramenta de socialização metódica das novas gerações, que a facilita a incorporação das representações coletivas por parte dos indivíduos, que fazem parte de um determinado grupo social. Neste sentido, para o autor, uma das principais funções sociais da educação seria:
		
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que a tornem apta ao desempenho de funções adequadas no mercado de trabalho.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados psíquicos, que permitam uma formação de qualidade, sobretudo no aspecto intelectual.
	 
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que permitam a ela ter uma formação integral em diferentes níveis.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados morais e emocionais, que a tornem capaz de vencer num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
	 
	suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, que lhe exigem a sociedade e o meio moral ao qual ela se encontra vinculada.
	Na sociologia de Durkheim, a educação pode ser definida enquanto:
		
	
	Ciência transmissora de conteúdos pedagógicos
	 
	A transmissão de valores de uma geração para a outra
	
	A divisão social do trabalho
	
	A ciência da humanidade
	
	Nenhuma das anteriores
	No que tange às diferenças entre Ciências Sociais e Ciências Naturais é correto afirmar que: 
		
	
	O cientista natural é o único que faz uso de hipóteses em seu trabalho de investigação
	
	As Ciências Naturais possuem um grau de dificuldade de elaboração superior às Ciências Sociais.
	 
	O cientista social faz uso do laboratório para realizar as suas pesquisas
	 
	As ciências naturais podem ter resultados iguais provados por dois pesquisadores distintos em locais diferentes.
	
	As Ciências Sociais não conseguem ser objetivas por conta da subjetividade do pesquisador.
	Segundo Durkheim: "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade" (DURKHEIM, Educação e Sociedade, 1975, p.45). Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	As práticas educativas devem se dar em um contexto homogêneo.
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	A educação sistemática pode ser definida como a seleção de elementos considerados essenciais ou mais necessários para serem transmitidos de modo especial na escola, por pessoas especializadas. A educação sistemática acontece de forma institucionalizada. Assinale a alternativa que NÃO tenha recursos empregados pela educação sistemática.
		
	
	Material didático.
	 
	Convivência familiar.
	
	Local apropriado.
	 
	Horas de trabalho obrigatório.
	
	Métodos de ensino.
	A Sociologia da Educação é um ramo da Sociologia geral que se ocupa dos feitos sociais relacionados com a educação. Assim, como Sociologia especial, seria INCORRETO afirmar que a Sociologia da Educação estuda:
		
	
	A influência da escola no comportamento e na personalidade de seus alunos.
	
	Convivência entre educandos e educadores.
	 
	Espaços e opções de lazer de um município.
	
	O processo educativo e as relações entre a escola e a sociedade.
	
	A escola como um grupo social.
	Uma instituição social que se relaciona com todas as demais práticas da vida social e é também um dos elementos fundamentais para assegurar à sociedade a manutenção das regras impostas, a adequação e a formatação dos indivíduos a um padrão socialmente imposto e previamente definido, refreando as paixões humanas frente a um poder moral que os indivíduos respeitem. Seus fins variam de acordo com os estados sociais e estão relacionados com as necessidades de um determinado tempo e lugar. Na teoria de Durkheim, o trecho acima define o conceito de:
		
	
	Sociedade
	
	Fato Social
	
	Solidariedade Social
	 
	Educação
	
	Divisão Social do Trabalho
	O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. Quais são as três características, segundo Durkheim que tornam os fatos sociais realmente sociais.
		
	
	e) Nenhuma das afirmativas está correta.
	
	d) Interioridade, Conectividade e Generalidade;
	
	b) Interioridade, Coercitividade e Generalidade;
	 
	a) Exterioridade, Coercitividade e Generalidade;
	
	c) Exterioridade, Conectividade e Generalidade;
	Durkheim defendia a ideia de que os fatos sociais deveriam ser tratados como ¿coisas¿, no sentido de serem individualizados e observáveis. Durkheim distinguiu três características dos fatos sociais. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Privacidade; exclusividade e generalidade.
	
	CoerçãoSocial; praticidade e Generalidade
	
	Assiduidade; Coerção Social e generalidade
	 
	Coerção Social; Exterioridade ao indivíduo e generalidade.
	
	Generalidade, acessibilidade e coerção social.
	Considerando o pensamento de Émile Durkheim, assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	Admitindo o capitalismo como uma sociedade harmônica e ordenada, defendia a necessidade de a Sociologia apontar soluções para os problemas sociais que pudessem causar anomia social.
	 
	Questionava a tese da neutralidade e objetividade do cientista social.
	
	Elegeu os fatos sociais como objeto da Sociologia. E, ainda conforme o autor, estes fatos possuem três características: coerção social, exterioridade aos indivíduos e generalidade.
	
	O cientista social deve guardar certa distância em relação ao seu objeto de estudo, preservando objetividade de sua análise.
	
	Desenvolveu os conceitos de solidariedade mecânica, solidariedade orgânica e habitus.
	Durkheim defende a existência de uma sociedade em que as trocas se fazem sem grandes dificuldades, ou seja, existe um estado de solidariedade. Quando isso não ocorre a sociedade encontra-se num estado de:
		
	
	Ruptura social.
	 
	Anomia social;
	
	Autonomia social;
	
	Harmonia social;
	
	Divisão social
	Em "Educação e Sociologia", Durkheim, a partir da percepção da sociedade capitalista, tecnológica e industrial, como a mais avançada da história da humanidade, elabora seus fundamentos educacionais. Ele defende a importância da educação para a construção de uma moral coletiva, condição necessária para a manutenção da coesão e da ordem social. Segundo ele o objetivo da educação é:
		
	
	condicionar o comportamento e desenvolver o raciocínio.
	
	emancipar o homem e promover uma reforma social.
	
	promover a realização do ser humano em suas múltiplas dimensões.
	 
	construir o ser social em cada um de nós.
	
	emancipar o homem e transformar a sociedade.
	Para o sociólogo Émile Durkheim, a educação desempenha papel fundamental no processo de socialização do indivíduo. Sobre a concepção da função da educação, na obra deste autor, marque a única alternativa ERRADA:
		
	
	Preparar as gerações mais jovens, através da transmissão de valores e tradições, por parte das gerações adultas;
	
	Combater o individualismo, através da defesa dos interesses da coletividade e das necessidades sociais;
	
	Construir valores como a cidadania e o nacionalismo;
	 
	Promover a formação de indivíduos capazes de revolucionar a sociedade, questionando as suas bases de distribuição de riquezas;
	
	Manter as regras impostas, garantindo a formatação dos indivíduos de acordo com o padrão socialmente definido;
	Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9. A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois:
		
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica
	
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
	Com relação aos pensamentos de Èmile Durkheim em relação à educação considere as afirmativas: 1) Para este pensador a educação tem função de assegurar à sociedade a manutenção de regras impostas, a adequação e formatação dos indivíduos a um padrão socialmente imposto e previamente definido. 2) Durkheim acreditava que a educação tinha papel relevante na construção dos valores da cidadania e do nacionalismo, do apego à coletividade , a sensibilidade para os problemas sociais e para reforçar o individualismo. 3) Para Durkheim a educação tinha função de combater o individualismo na formação de uma consciência coletiva representativa das necessidades sociais. São corretos os ítens:
		
	
	1,2 e 3
	 
	1 e 3
	
	Apenas 1
	 
	2 e 3
	
	1 e2
	Para Émile Durkheim, num meio moral em que o individualismo possibilitado pela diferenciação social compete com a consciência coletiva, própria a toda a vida social, a educação assume o significado de educação moral (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, Ed. Lamparina, RJ, pg. 27). A partir da leitura do texto acima é correto afirmar que, para Émile Durkheim, as práticas de educação possuem o sentido de
		
	
	capacitação, com a preparação técnica dos indivíduos para o mercado de trabalho, com o objetivo de formar especialistas.
	
	emancipação, já que têm como meta libertar da classe trabalhadora dos processos de exploração e alienação, presentes na sociedade capitalista.
	
	consolidação, na medida em que possibilitam às novas gerações a possibilidade avançar, em relação ao progresso já realizado pelas gerações mais velhas.
	
	ascensão, já que representam um importante caminho para a formação e a preparação dos indivíduos, para enfrentar os desafios da vida em sociedade.
	 
	socialização, na medida em que representam essencialmente o processo pelo qual aprendemos a nos tornar membros da sociedade.
	A educação assistemática é a educação realizada sem qualquer plano, sem sistema, sem local ou hora determinada. É uma forma de educação que surge espontaneamente da própria necessidade da vida social. Não é só na escola que o indivíduo aprende. Com base nos dizeres acima, assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada assistemática.
		
	 
	O professor de matemática ensina seus alunos a resolver contas com fração.
	
	Meninos observam homens cortando a grama no quintal.
	
	O pai ensina o filho a trocar uma lâmpada.
	
	As mulheres ensinam as meninas a escolher frutas e verduras na feira.
	
	Numa festa, um menino aprende a jogar dominó com amigos.
	6. Para Durkheim, o objetivo da educação é constituir o ser coletivo em cada um de nós, pois o ser social não nasce com o homem, não se apresenta na constituição humana primitiva, como também não resulta de nenhum desenvolvimento espontâneo. A educação deve criar no homem um ser novo: o ser social. Podemos afirmar que para Durkheim:
		
	 
	c) Para isso, o professor deve acreditar e valorizar a sua missão, pois ele é a voz de uma grande pessoa moral: a sociedade;
	 
	e) Todas as afirmativas estão corretas.
	
	a) O objetivo da educação é formar um ser novo, constrangendo o indivíduo e subjugando o egoísmo individual, não é possível formar o ser social através de brincadeiras e do prazer.
	
	d) Em qualquer sociedade educação é Una e Múltipla, podemos assim dizer que tem caráter duplo;
	
	b) É preciso então que o educador, com sua autoridade e sua ascendência moral, desperte o senso de dever na criança;
	
	
	9. Durkheim, falava que a sociedade é mais do que a soma de suas partes. Ao contrário de Max Weber, ele não estava focado no que motivava as ações individuais das pessoas (individualismo), mas no estudo dos ¿fatos sociais¿, termo criado por ele mesmo que descreve os fenômenos que não são limitados apenas a uma pessoa. Seria correto afirmar:
		
	
	b) O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem;
	 
	d) As afirmativas a e b estão corretas;
	
	e) As afirmativas a e c estão corretas.a) Os fatos sociais tem uma existência independente e mais objetiva do que as ações individuais, e podem somente ser explicados por outros fatos sociais, como a região onde a sociedade está submetida, governos, etc.
	
	c) O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre a sociedade, obrigando-os a se adaptar às regras dos indivíduos onde vivem;
	
	"Ao desempenhar meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico ações que estão definidas fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo estando em acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os por meio da educação. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais". (DURKHEIM, 1984; p. 142.).
Neste texto Durkheim se refere ao processo de:
		
	
	formação de uma consciência individual em contraposição ao inconsciente coletivo na obra de Durkheim.
	
	construção de representações coletivas dotadas de individualidade e liberdade política.
	
	dotação de poder afetivo que acompanha as confrontações de estudos científicos.
	
	associação desprovido de poder imperativo e interpretativo dos fenômenos chamados culturais.
	 
	formação de uma consciência coletiva assimilada através dos processos de socialização e educação.
	Relacionando o campo da educação com as linhas de pensamento sociológico (Durkheim e Marx), podemos afirmar que:
		
	
	A rigidez disciplinar proposta pela educação tradicional encontra sustentação no pensamento de Marx.
	
	A ideia de que o estudante ocupa papel preponderante na definição da ordem social está em Durkheim.
	 
	Durkheim concebe a educação como um dos pilares fundamentais para reforçar a coesão social.
	
	A visão de Marx está bastante de acordo com o que se entende hoje como Escola Tradicional.
	
	Marx e Durkheim convergem no que se refere ao papel da ideologia no universo educacional.
	
	
	Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9. A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois:
		
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
	
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de
		
	 
	reforço da consciência coletiva.
	
	conscientização e politização.
	
	especialização para o trabalho.
	
	emancipação de classe.
	
	manutenção da alienação.
	Em relação à cultura popular e a cultura de massa:
		
	
	Podemos afirmar a identidade de ambas, pois se voltam para um mercado consumista, com tendência a encarar a arte como instância descartável
	
	podemos afirmar a identidade de ambas, a partir do momento em que são consideradas como art de baixa qualidade
	
	Podemos afirmar a total identidade de ambas, uma vez que se fundam em uma linguagem imediatista e limitada
	 
	Podemos afirmar a diferença de ambas, pois a primeira refere-se a manifestações espontâneas e autênticas, enquanto a segunda percebe a arte como mercadoria e fonte de lucro
	
	Podemos afirmar a diferença de ambas, pois a primeira situa-se no terreno da afetividade e a segundano da violência
	Segundo Durkheim, o sistema educativo, em qualquer sociedade, possui um duplo aspecto, ou seja, é simultaneamente uno e múltiplo. Isto porque a educação
		
	 
	incorpora os valores gerais da cultura da sociedade, ao mesmo tempo em que se adéqua aos seus diferentes meios morais como castas, classes sociais e segmentos profissionais.
	
	incorpora os princípios curriculares e também aqueles relacionados às práticas e crenças religiosas.
	
	incorpora os valores de cultura da região e também aqueles das culturas das demais nações.
	
	incorpora os costumes e práticas da sociedade e também as contribuições do pensamento antropológico e sociológico.
	
	incorpora os princípios técnicos e também aqueles relacionados à área de humanidades, como é o caso da filosofia e da sociologia.
	Alguns regimes políticos totalitários usam a educação para transmitir apenas o que lhes interessa, apenas o que está de acordo com a sua ideologia política. Fazem com que a educação desempenhe a função de domesticar as massas, manipulando a vontade e a ação dos indivíduos. Assinale a alternativa que melhor se ajusta a ideia do texto acima.
		
	
		
	
	A escola tem a liberdade de construir uma proposta pedagógica que considere a realidade sócio-econômica de seus alunos.
	
	A autonomia é condição necessária para que a escola elabore e realize a sua própria proposta pedagógica
	
	Representantes da comunidade e dos alunos participam da proposta pedagógica da escola.
	
	A educação como processo social deve ser aberta, democrática, para preparar e equipar seus alunos para a mudança social.
	 
	Disciplinas da Educação Básica são escolhidas para atender os interesses e manutenção da classe dominante
	Segundo Durkheim, o controle social é fundamental para o funcionamento e o equilíbrio do sistema social, por isso, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos, que ele chamou de solidariedade. (Sociologia da Educação. Alberto Tosi Rodrigues. Cap II: Sociedade, Educação e vida moral) As duas formas de solidariedade desenvolvidas por Durkheim são:
		
	
	Mecânica e relacional
	
	Coletiva e organizacional
	 
	Mecânica e orgânica
	
	Individual e grupal
	
	Orgânica e individual
	¿conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade [que] forma um sistema determinado que tem vida própria¿. A definição em questão explica o conceito durkheimniano de
		
	
	Solidariedade Social
	 
	Consciência Coletiva
	
	Anomia
	
	Solidariedade Orgânica
	
	Educação
	Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola, instruído]) foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500. São Características da Escolástica: I. o grande desenvolvimento da filosofia escolástica, a partir do século XIII, foi devido à influência do pensamento árabe. II. os cristãos da escolástica tiveram o primeiro contato com o pensamento de Aristóteles através dos núcleos de cultura. III. São Tomás foi um dos grandes pensadores desse método e mostrou que a filosofia de Aristóteles era compatível com o cristianismo. IV. Guilherme de Ockham foi o maior dos lógicos escolásticos. Ele combinou o racionalismo do pensamento aristotélico com a fé revelada do cristianismo.
		
	
	Somente IV está correta
	
	Somente I e II estão corretasSomente II, III estão corretas
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente I, V estão corretas
	A teoria de Durkheim mostra que este autor defendia uma visão otimista da nascente sociedade industrial e, para descrever esta nova sociedade, lança mão do conceito de solidariedade. Para o autor, solidadriedade é: I- solidariedade mecânica diz respeito às sociedades mais simples (tribais, feudal), em que a divisão do trabalho é pouco desenvolvida. II - solidariedade orgânica, os laços de interdependência são decorrentes das diferentes funções e especializações que cada indivíduo, em sua ca¬tegoria (econômica, profissional, religiosa, familiar etc.), desempenha na relação com os demais. III - é um ato de bondade com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo.. São corretos os ítens:
		
	 
	Apenas I e II
	
	Apenas II.
	
	Apenas I.
	 
	I, II e III
	
	Apenas II e III.
	Emile Durkheim, pensador francês, é reconhecido como aquele que ajudou a dar os contornos da nova ciência denominada de Sociologia. Durkheim ajudou a definir o que seria o método da Sociologia. Marque a opção abaixo que melhor define o método segundo Durkheim.
		
	
	O método se definiria por uma forte subjetividade
	 
	seria oriundo das ciências naturais
	
	Traduziria uma busca por uma ausência de neutralidade científica
	
	Seria marcado por uma ideologia revolucionária
	
	Seria independente totalmente do método das ciências ditas naturais
	Segundo Maria Lúcia Arruda Aranha em Filosofia da Educação (2006), e educação é o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho.
Com base no acima exposto leia as afirmativas abaixo:
A educação formal e a educação informal fazem parte do processo de socialização do ser humano.
A essência inata do homem lhe confere sua humanidade, independentemente de sua adequação à sociedade.
Quando se deseja promover mudanças na sociedade podem-se trabalhar tais mudanças nos membros mais novos, por meio da educação institucionalizada.
A socialização é um aprendizado que promove a adaptação do indivíduo à cultura da sociedade a qual faz parte.
Sobre a relação entre educação e sociedade, é correto o que se afirma nas alternativas:
		
	 
	Estão corretas as alternativas: I, III e IV.
	
	Estão corretas as alternativas: I e II.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Está correta somente a alternativa II.
	No fascículo: "Introdução à Sociologia da Educação", Pérsio Santos de Oliveira discute o conceito sociológico de Educação. Em concordância com esse autor, são proposições que definem e caracterizam de modo adequado a educação:
1. A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens.
2. A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, seus costumes e suas habilidade, isto é, sua cultura aos mais jovens.
3. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
4. A educação visa, sobretudo, ajustar o indivíduo ao regime cultural para ele conservar o partido que está no poder.
5. A educação forma o ser biológico para ele ser ajustado aos padrões sociais.
Estão corretas as alternativas sob a linha de pensamento de Pérsio Santos de Oliveira:
		
	
	1 - 3 - 4
	
	2 - 3 - 4
	 
	1 - 2 - 3
	
	2 - 4 - 5
	
	1 - 2 - 5
	
	
	Para Durkheim, a educação é uma poderosa ferramenta de socialização metódica das novas gerações, que a facilita a incorporação das representações coletivas por parte dos indivíduos, que fazem parte de um determinado grupo social. Neste sentido, para o autor, uma das principais funções sociais da educação seria:
		
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados morais e emocionais, que a tornem capaz de vencer num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que a tornem apta ao desempenho de funções adequadas no mercado de trabalho.
	 
	suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, que lhe exigem a sociedade e o meio moral ao qual ela se encontra vinculada.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados psíquicos, que permitam uma formação de qualidade, sobretudo no aspecto intelectual.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que permitam a ela ter uma formação integral em diferentes níveis.
	A sociologia de Émile Durkheim sempre exerceu grande influência no pensamento educacional; assinale abaixo a alternativa que destoa do pensamento desse autor:
		
	
	A ideia de que a educação tem a finalidade de reforçar a coesão social por meio da coerção.
	
	A ideia de que cabe à escola inculcar no aluno aquilo que a sociedade deseja.
	
	A ideia de que não cabe aos estudantes questionar o que a escola e o professor lhes oferecem.
	
	A ideia de que a rigidez no trato com o estudante é uma forma de produzir comportamento adequado.
	 
	A ideia de que, com diálogo, pode-se conscientizar o estudante da importância de sua função social.
	
	
	Para Durkheim , o controle social é fundamental para o funcionamento e equilíbrio do sistema social. O ser humano é egoísta e precisa ser moldado para se integrar à sociedade. Ele afirma que o indivíduo egoísta se transforma em altruísta no processo de socialização que se dá através da educação. (Sociologia da educação _ Alberto Tosi Rodrigues . Cap. II : Sociedade, educação e vida moral)
Assinale a opção que apresenta a afirmativa INCORRETA segundo Durkeim.
		
	
	Socializar-se é aprender a ser membro da sociedade
	
	Os costumes e as regras são transmitidos no processo educacional
	
	Não existe uma educação única para que todos aprendam a ser membros da sociedade
	 
	Devemos educar nossos filhos de acordo com as regras e os costumes que queremos
	
	A educação adequada é a educação própria do meio moral que cada um compartilha
	Em uma sociedade, baseada na divisão do trabalho,cujas relações dos órgãos sociais não estejam regulamentadas, o sentimento de interdependência se amortece; as relações se tornam precárias e as regras indefinidas, caracterizando o estado de anomia. Portanto, Durkheim vê a divisão do trabalho social como fator integrador da coesão social. (Sociologia da educação ¿ Alberto Tosi Rodrigues . Cap. II : Sociedade, educação e vida moral)
 Corresponde à perspectiva durkheimiana, as seguintes afirmações:
I. a ordem social é mantida porque há uma divisão social do trabalho
II. a ordem social é mantida porque a consciência individual é frágil
III. a ordem social é mantida porque existe o fortalecimento da consciência coletiva
IV. a ordem social é mantida porque está presente a autoridade tradicional
V. a ordem social é mantida porque a função que o indivíduo desempenha é o que marca o seu lugar na sociedade
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
		
	 
	I, III e V
	
	II e V
	
	II, IV e V
	
	II e III
	
	I, III e IV
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade, necessários à defesa dos seus interesses.
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valores através da educação formal, pois o processo educacional é definitivo nesse processo que sistematiza e explica uma realidade.
	 
	A socializaçãoé a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	A socialização inicia-se desde o momento em que o indivíduo nasce e perdura só até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados e concluídos.
	
	A socialização sucumbe ao poder da mídia. Então, nestes tempos, as crianças são educadas pela televisão e não mais pelos próprios pais.
	Em seu trabalho intitulado Educação e Sociologia, Durkheim se propõe a fazer um exame crítico das definições sobre educação escolar. Segundo o autor:
		
	
	a educação adequada e aquela é aquela que proporciona ao indivíduo uma formação integral, pois educação é sinônimo de emancipação.
	 
	a educação adequada é aquela própria a meio moral que cada um compartilha, pois educação também é socialização.
	
	a educação adequada é aquela que prepara o indivíduo para o mercado de trabalho, pois a educação é um meio de ascensão social.
	
	a educação adequada é aquela que se desenvolve em todos os espaços, pois educação é sinônimo de inovação.
	
	a educação adequada é aquela que permite formar peritos e especialistas, pois educação precisa ter qualificação.
	
	
	O homem se torna um ¿ser social¿ quando:
		
	 
	inicia a troca de conhecimento com outro ser humano.
	
	conhece e pratica ações etnocentristas.
	
	conhece os estudos sociológicos e as teorias das ciências sociais.
	
	acredita em suas ideologias.
	
	assimila valores de vários grupos étnicos.

Continue navegando