Buscar

TR RAIO X E PROCESSADORA 14 02 19 (1)



Continue navegando


Prévia do material em texto

TERMO DE REFERÊNCIA
OBJETO
Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, com reposição total de peças novas, de Equipamentos de RAIO- X POLYMOBIL (SIEMENS), e na Máquina Processadora de Filmes Radiológicos como também os Tratamentos dos Efluentes, com validade de 12 (doze) meses, para atendimento das necessidades do Hospital de Caruaru Jesus Nazareno, de acordo com as condições e especificações abaixo descritas
 2. DA JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO
A conclusão desta análise definiu pelo benefício da formalização de Atas de Registro de Preços, registrando estes serviços, pois trará como resultado ganhos na gestão, melhoria no gerenciamento, permanente do funcionamento da máquina e redução de problemas técnicos. Levará também, a padronização da metodologia, preços referenciais e a manutenção de um cadastro dos serviços prestados. 
A disponibilidade de um equipamento aumenta quando se investe em um plano de manutenção adequado. Minimizam-se os gastos associados gerados pela indisponibilidade do equipamento, gastos esses praticados quando o Estado tiver que contratar, em regime de urgência, o serviço médico e a manutenção emergencial do equipamento. Pelo exposto acima, a contratação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, objeto deste Termo de Referência, é fundamental para aumentar a disponibilidade dos equipamentos e suas vidas úteis, garantindo que o investimento realizado pelo Hospital atenda às necessidades das pacientes.
Considerando que a interrupção da atividade dos equipamentos de raios X e da Máquina Processadora, colocaria em risco o próprio interesse público, devido à conseqüente descontinuidade dos serviços, também se justifica considerar que o serviço pretendido deverá ser executado de forma contínua, conforme permissivo legal disposto no art. 57, inciso II da Lei nº 8.666/1993. 
2.2 DO QUANTITATIVO
Os 01 (um) aparelhos de raios X discriminados no item 5, e 01 (uma) Máquina Processadora de Filmes Radiológicos, objeto deste TR, compõem a Central de Equipamentos de Radiologia do Hospital de Caruaru Jesus Nazareno.
2.3 DA NÃO APLICAÇÃO DO ARTIGO 48 – INCISO III DA LEI COMPLEMENTAR Nº 147/2014 A Lei 
Complementar nº 147/2014 no seu art. 48, inciso I determina que se deva realizar processo licitatório destinado exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nos itens de contratação cujo valor seja de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) e, no seu inciso III, que se deverá estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte. Tendo em vista que o objeto deste TR não deve ser fracionado para não comprometer a qualidade da solução definida, sendo, portanto, considerado de natureza indivisível, justifica-se, neste certame, a não adoção do benefício a que se refere o art. 48, inciso III do referido diploma normativo. 
3. DA JUSTIFICATIVA PARA VEDAÇÃO DE CONSÓRCIO
3.1 Considerando que o objeto do Processo trata-se da prestação de serviços, a admissibilidade de consórcio não é justificável, visto que, nas palavras de Marçal Justen: “É usual que a Administração Pública apenas autorize a participação de empresas em consórcio quando as dimensões e a complexidade do objeto ou as circunstâncias concretas exijam a associação entre os particulares. São as hipóteses em que apenas umas poucas empresas estariam aptas a preencher as condições especiais exigidas para licitação”. 
3.2 A possibilidade de consórcio, neste caso, dirime a competitividade do certame, acarretando o risco de dominação do mercado, através de pactos de eliminação de competição entre os empresários, prejudicando a etapa de lances, onde várias empresas poderão ofertar propostas mais vantajosas.
3.3. Ante o exposto optamos pela vedação de empresas constituídas na forma de consórcio.
4. MODALIDADE LICITATÓRIA 
Por tratar-se de serviço no qual existem diversas soluções no mercado e procurando a maior economicidade para a contratação pelo Hospital de Caruaru Jesus Nazareno, a modalidade escolhida foi o Pregão Eletrônico.
 5. PREÇO ESTIMADO DA CONTRATAÇÃO 
Estará contido no anexo I deste Termo de Referência, após realização da cotação de preços.
6. ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO 
A Prestação de Serviços deverá estar de acordo com as condições e especificações referentes à Contratação de Serviços em Manutenção Preventiva e Corretiva dos equipamentos abaixo:
Aparelho de Raio –X POLYMOBIL (SIEMENS) 
Manutenção Preventiva: 
A empresa contratada deverá realizar o serviço incluindo a limpeza interna e externa dos equipamentos, além de fazer a revisão e testes dos componentes dos mesmos.
Visita 1 (uma) vez ao mês para analisar o equipamento, e emitir parecer das visitas mensais do equipamento.
Os serviços deverão ser prestados no endereço da contratante. Segue abaixo alguns itens que devem ser inspecionados na manutenção.
RAIO- X:
INSPEÇÃO TÉCNICA:
Integridade dos displays;
Integridade dos rodízios;
Integridade do cabeçote;
Integridade do colimador;
Integridade do freio;
Integridade do sistema de disparo do raio- X;
Integridade do teclado;
Integridade dos cabos de força.
B) Manutenção Corretiva: 
A contratada deverá atender a contratante nas manutenções corretivas, no prazo máximo de até 48 (quarenta e oito) horas, além de restabelecer o funcionamento do equipamento em até 72 (setenta e duas) horas, como também, não deverá existir limite de horas para prestação do serviço.
 A contratante solicita que no caso de necessidade de reposição de peças, a contratada reponha conforme o contrato realizado, levando em consideração que as peças que deverão substituir as peças defeituosas, deverão ser novas, sem improvisação ou peças usadas.
Devemos ressaltar que essas manutenções devem ser realizadas por técnicos especializados, e instituídos e controlados pela contratada.
A contratada deverá prestar informações quando solicitada, bem como elaborar laudos técnicos sobre os serviços prestados.
C) Contemplando as seguintes solicitações para a execução do serviço:
1 - Resposta Telefônica imediata - Serviços Cobertos;
2 - Respostas dos chamados em até 4h - Serviços Cobertos; 
3 - Manutenção Corretiva Serviços Cobertos; 
4 - Manutenção Planejada Serviços Cobertos;
5 - Assistência técnica de segunda sexta-feira, no horário de 08 às 17 horas – Serviços Cobertos.
6 - A contratada estará disponível para realizar consertos e manutenções nos equipamentos relacionados neste contrato, até o perfeito funcionamento dos equipamentos.
d) Trocas ou substituições de peças: 
As peças trocadas ou substituídas em razão dos serviços de manutenção preventiva ou corretiva, estão inclusas neste contrato, sendo suas despesas por conta da contratada. 
Maquina Processadora de Raio X e tratamentos dos seus Efluentes
Manutenção Preventiva: 
A empresa contratada deverá fornecer e instalar o sistema de tratamento (Equipamento de tratamento Unidade Ecofix/Ecototal);
A empresa contratada, deverá realizar o serviço incluindo a limpeza interna e externa dos equipamentos, além de fazer a revisão e testes dos componentes dos mesmos.
Visita 1 (uma) vez ao mês para analisar o equipamento, e emitir parecer das visitas mensais do equipamento.
Os serviços deverão ser prestados no endereço da contratante. Segue abaixo alguns itens que devem ser inspecionados na manutenção:
 Processadora de Raio X e tratamentos dos seus Efluentes
INSPEÇÃO TÉCNICA:
Limpeza na parte interna e externa da processadora;
Alinhamento dos rack’s, com verificação de buchas e molas de torção;
Lubrificação nos mancais de apoio e na corrente de tração;
Aferições nas temperaturas de revelador e secador;
Aferições nas taxas de reforço de revelador e fixador;
Substituição de 01 (um) elemento filtrante mensalmente;
Manutençãodo sistema de tratamento unidade ecofix/ecotol;
Tratamento dos Efluentes radiológicos (revelador e fixador);
Serviços de recolhimento dos Resíduos Radiológicos (revelador, fixador e filmes), mensalmente, com o fornecimento de bombonas plásticas, para acondicionar os resíduos.
b) Manutenção Corretiva: Contemplando as seguintes solicitações para a execução do serviço:
1 - Resposta Telefônica imediata - Serviços Cobertos;
2 - Respostas dos chamados em até 4h - Serviços Cobertos;
3 - Manutenção Corretiva Serviços Cobertos; 
4 - Manutenção Planejada Serviços Cobertos;
5 - Assistência técnica de segunda sexta-feira, no horário de 08 às 17 horas – Serviços Cobertos.
6 - A contratada estará disponível para realizar consertos e manutenções nos equipamentos relacionados neste contrato, até o perfeito funcionamento dos equipamentos.
c) Trocas ou substituições de peças: 
As peças trocadas ou substituídas em razão dos serviços de manutenção preventiva ou corretiva estão inclusas neste contrato, sendo suas despesas por conta do contratado. 
7. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 
A despesa relativa ao objeto correrá por conta da seguinte Dotação Orçamentária:
FONTE: 0144
UNIDADE: 530401
PROGRAMA DE TRABALHO: 10.302. 0410.2393.1784
ELEMENTO DE DESPESA: 3.3.90. 39- PESSOA JURÍDICA
CATEGORIA ECONÔMICA 03
8. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 
 8.1 A vencedora do certame no ato da apresentação da nota fiscal deverá fazer constar na mesma o número da nota de Empenho correspondente ao objeto licitado.
8.2 O pagamento correspondente ao fornecimento será efetuado, preferencialmente, através de crédito em conta corrente, na CAIXA ECONOMICA FEDERAL – CEF ou em Instituição bancária indicada pela Contratada, decorridos até 30 (trinta) dias do recebimento definitivo do objeto (aceite técnico) conforme especificados na nota de Empenho de Compras e/ou contrato do fornecimento, conforme o caso.
8.3 Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, verificados por culpa única e exclusiva do CONTRATANTE, fica convencionado que a taxa de atualização financeira,devida pela SES entre a data referida no item 4.4 e a correspondente ao efetivo adimplemento da parcela, será calculada mediante a aplicação da seguinte fórmula:
 
 EM = I x N x VP
Onde:
EM = Encargos moratório
N – Números de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento;
VP = Valor da parcela a ser paga.
I = Índice de atualização financeira = 0,0001644, assim apurado:
 
 I = (TX/100) I = (6/100) I = 0,0001644 
 365 365
 
 TX = Percentual da taxa anual = 6%
8.4 A atualização financeira prevista nesta condição será incluída na Nota Fiscal/Fatura do mês seguinte ao da ocorrência.
Os pagamentos serão efetuados mensalmente, em até 30 (trinta) dias corridos, após o recebimento das notas fiscais/faturas, assim como dos relatórios técnicos mensais de manutenção preventiva, e intervenções corretivas, devidamente atestadas pela Coordenação de Manutenção. 
9. LOCAL, HORÁRIO E PRAZO PARA EXECUÇÃO DO OBJETO
Os serviços deverão ser realizados no Hospital de Caruaru Jesus Nazareno, situado na Av. Marília, s/n – Bairro Maurício de Nassau - Caruaru - PE - CEP: 55014-325, de segunda à domingo, com assistência 24h. O prazo máximo para o início da execução do objeto é de 01 (um) dia útil, a contar da data de assinatura do Contrato. 
10. PRAZO DE VIGÊNCIA, PREVISÃO DE PRORROGAÇÃO E DE REAJUSTE
O contrato terá vigência de 12 meses, prorrogável em até 60 (sessenta) meses, de acordo com art. 57, inciso II da Lei nº 8.666/1993, reajustáveis pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo – IPCA, em caso de prorrogação Contratual, nos termos do art. 1º, inciso III, da Lei Estadual 12.525/2003.
 11. VALIDADE DA PROPOSTA
 A proposta apresentada terá validade de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de entrega nesta unidade hospitalar. 
12. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 
12.1 DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA: 
APARELHO DE RAIO – X POLYMOBIL (SIEMENS) 
Manutenção Preventiva: 
A empresa contratada, deverá realizar o serviço incluindo a limpeza interna e externa dos equipamentos, além de fazer a revisão e testes dos componentes dos mesmos.
Visita 1 (uma) vez ao mês para analisar o equipamento, e emitir parecer das visitas mensais do equipamento, caso precise mais vezes do serviço o mesmo deve esta a pronta disposição para atender as demandas da unidade.
Os serviços deverão ser prestados no endereço da contratante. Segue abaixo alguns itens que devem ser inspecionados na manutenção.
RAIO- X:
INSPEÇÃO TÉCNICA:
Integridade dos displays;
Integridade dos rodízios;
Integridade do cabeçote;
Integridade do colimador;
Integridade do freio;
Integridade do sistema de disparo do raio - X;
Integridade do teclado;
Integridade dos cabos de força.
B) Manutenção Corretiva: 
A contratada deverá atender a contratante nas manutenções corretivas, no prazo máximo de até 48 (quarenta e oito) horas, além de restabelecer o funcionamento do equipamento em até 72 (setenta e duas) horas, como também, não deverá existir limite de horas para prestação do serviço.
 A contratante solicita que no caso de necessidade de reposição de peças, a contratada reponha conforme o contrato realizado, levando em consideração que as peças que deverão substituir as peças defeituosas, deverão ser novas, sem improvisação ou peças usadas.
Devemos ressaltar que essas manutenções devem ser realizadas por técnicos especializados, e instituídos e controlados pela contratada.
A contratada deverá prestar informações quando solicitada, bem como elaborar laudos técnicos sobre os serviços prestados.
C) Contemplando as seguintes solicitações para a execução do serviço:
1 - Resposta Telefônica imediata - Serviços Cobertos;
2 – Respostas dos chamados em até 4h - Serviços Cobertos; 
3 - Manutenção Corretiva Serviços Cobertos; 
4 - Manutenção Planejada Serviços Cobertos;
5 - Assistência técnica de segunda sexta-feira, no horário de 08 às 17 horas – Serviços Cobertos.
6 - A contratada estará disponível para realizar consertos e manutenções nos equipamentos relacionados neste contrato, até o perfeito funcionamento dos equipamentos.
d) Trocas ou substituições de peças: 
As peças trocadas ou substituídas em razão dos serviços de manutenção preventiva ou corretiva, estão inclusas neste contrato, sendo suas despesas por conta da contratada. 
MAQUINA PROCESSADORA DE RAIO X E TRATAMENTOS DOS SEUS EFLUENTES
Manutenção Preventiva: 
 1 - Limpeza na parte interna e externa da processadora;
 2 - Alinhamento dos rack’s, com verificação de buchas e molas de torção;
 3 - Lubrificação nos mancais de apoio e na corrente de tração;
 4 - Aferições nas temperaturas de revelador e secador;
 5 - Aferições nas taxas de reforço de revelador e fixador;
 6 - Substituição de 01 (um) elemento filtrante mensalmente;
 7 - Tratamento dos Efluentes radiológicos (revelador e fixador);
 8 - Manutenção do sistema de tratamento unidade ecofix/ecotol;
9 - Serviços de recolhimento dos Resíduos Radiológicos (revelador, fixador e filmes), mensalmente, com o fornecimento de bombonas plásticas, para acondicionar os resíduos.
B) Manutenção Corretiva: Contemplando as seguintes solicitações para a execução do serviço:
1 - Resposta Telefônica imediata - Serviços Cobertos;
2 – Resposta dos chamados em até 4h - Serviços Cobertos; 
3 - Manutenção Corretiva Serviços Cobertos; 
4 - Manutenção Planejada Serviços Cobertos;
5 - Assistência técnica de segunda sexta-feira, no horário de 08 às 17 horas – Serviços Cobertos.
6 - A contratada estará disponível para realizar consertos e manutenções nos equipamentos relacionados neste contrato, até o perfeito funcionamento dosequipamentos.
C) Trocas ou substituições de peças: 
As peças trocadas ou substituídas em razão dos serviços de manutenção preventiva ou corretiva estão inclusas neste contrato, sendo suas despesas por conta do contratado. 
12.2 DA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS E MATERIAIS: 
12.2.1 A contratada deverá assumir a responsabilidade e o ônus pelo fornecimento de todos os materiais de reposição e de consumo necessários à revisão, fixação, correção, limpeza, pintura, testes de desempenho, recarga, lubrificação e conservação dos equipamentos, inclusive dos TUBOS DE RAIOS X; 
12.2.2 Entende-se por peças de reposição, de forma exemplificada, entre outras: parafusos, roscas, anéis, borrachas de vedação, fusíveis, correias, tubos de raios x, motor, teclado, reator, membranas, chaves liga-desliga, filtros, tomadas, resistências e correlatos, ou seja, tudo o que envolver partes dos produtos aptos a sofrerem intervenções técnicas por desgaste natural; 
12.2.3 Entende-se por materiais de consumo, de forma exemplificada, entre outros: álcool, benzina, estopa, flanela, fita isolante ou de alta fusão, termoretrátil, soldas, graxas, lixas, tinta, óleo lubrificante, óleo isolante, vaselina, fungicida, gás, produto de limpeza não aprazível e biodegradável, necessário a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e recomendados pelo fabricante. 
12.3 DAS OBRIGAÇÕES GERAIS: 
12.3.1 Informar, no ato da assinatura do Contrato, o(s) número(s) de telefone(s) para abertura dos chamados técnicos;
12.3.2 Fornecer mão-de-obra, ferramentas, peças (novas), equipamentos e utensílios necessários à perfeita execução dos serviços de manutenção e demais atividades correlatas; 
12.3.3 Providenciar o transporte dos equipamentos que necessitem sofrer manutenção corretiva, que não possa ser efetuada no próprio local de instalação, desde a sede da CONTRATANTE até o local onde será executada a manutenção, sem ônus adicional para a CONTRATANTE; 
12.3.4 Executar os serviços de manutenção sob a responsabilidade técnica dos profissionais indicados pela CONTRATADA na fase de habilitação da licitação. Os responsáveis técnicos somente poderão ser substituídos por profissionais com experiência equivalente ou superior à exigida, mediante prévia aprovação da CONTRATANTE;
12.3.5 Programar as manutenções preventivas dos equipamentos de acordo com o Plano de Manutenção, devendo ser apresentado a CONTRATANTE no primeiro mês de vigência do Contrato;
12.3.6 Elaborar e manter os registros cadastrais das instalações e equipamentos abrangidos pelo presente Termo de Referência, gerando as ordens de serviço das rotinas de manutenção previstas e gerando o relatório técnico mensal;
 12.3.7 O relatório técnico mensal - RTM deverá conter: ( Discriminação dos serviços executados, com data e local dos mesmos; ( Medições efetuadas ao término dos serviços preventivos; ( Resumo das anormalidades e fatos ocorridos no período, incluindo falta de energia, desempenho dos equipamentos, etc.; ( Resumo dos serviços preventivos e corretivos executados com indicação das pendências; ( Relação de peças novas, componentes e materiais substituídos por defeito ou desgaste; ( Sugestões sobre reparos preventivos/corretivos ou modernizações cujas necessidades tenham sido constatadas. 
12.3.8 Fornecer e exigir o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI`s, conforme constatada a sua necessidade no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais); 
12.3.9 Relatar a CONTRATANTE toda e qualquer irregularidade, inclusive de ordem funcional, constatada durante a execução dos serviços, cujo saneamento dependa de autorização para execução ou de providências por parte da CONTRATANTE, especialmente se representar risco para o patrimônio público; 
12.3.9 Manter vínculo empregatício formal com os seus empregados, sendo responsável pelo pagamento de salários e todas as demais vantagens, recolhimento de todos os encargos sociais e trabalhistas, além de seguros e indenizações, taxas e tributos pertinentes, conforme a natureza jurídica da CONTRATADA, bem como por quaisquer acidentes ou mau súbito de que possam ser vítimas quando em serviço, na forma como a expressão é considerada na legislação trabalhista, ficando ressalvado que a inadimplência da CONTRATADA para com estes encargos nãotransfere para a CONTRATANTE a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do Contrato; 
12.3.10 Apresentar as Equipes devidamente uniformizadas e identificar os seus profissionais através de crachás, contendo fotografia recente, nome e função, exigindo o seu uso em local visível; 
12.3.11 Responder por quaisquer danos materiais ou pessoais ocasionados por seus empregados a CONTRATANTE e/ou a terceiros, dolosa ou culposamente, nos locais de trabalho; 
12.3.12 Repor, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, após a devida comprovação de responsabilidade, qualquer objeto da CONTRATANTE e/ou de terceiros que tenha sido danificado ou extraviado por seus empregados;
 12.3.13 Orientar os seus empregados de que não poderão se retirar dos prédios ou instalações portando volumes ou objetos, sem a devida autorização da CONTRATANTE; 
12.3.14 Substituir, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, sempre que exigido pela CONTRATANTE e independentemente de qualquer justificativa por parte desta, qualquer profissional integrante das equipes de trabalho cuja atuação, permanência e/ou comportamento sejam julgados inadequados, prejudiciais, inconvenientes ou insatisfatórios à disciplina da CONTRATANTE ou ao interesse do Serviço Público; 
12.3.15 Responsabilizar-se pelo descarte de óleo usado ou contaminado retirados das cúpulas (tubos de raios x) e transformadores de alta tensão, como também dos resíduos utilizados na manutenção preventiva/corretiva. 
13. OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE
 13.1 Prover o espaço físico necessário para a instalação e funcionamento dos equipamentos; Exercer a fiscalização do serviço executado; 
13.2 Tomar TODAS as providências necessárias ao fiel cumprimento das cláusulas deste Termo de Referência; 
13.3 Efetuar o pagamento devido, de acordo com o estabelecido neste Termo de Referência; 
13.4 Facilitar por todos os meios ao cumprimento da execução do objeto pela CONTRATADA, dando-lhe acesso e promovendo o bom entendimento entre seus funcionários e empregados da CONTRATADA, cumprindo com as obrigações pré-estabelecidas; 
13.5 Prestar aos empregados da CONTRATADA informações e esclarecimentos que eventualmente venham a ser solicitados e que digam respeito à natureza dos serviços que tenham a executar;
 13.6 Comunicar por escrito à CONTRATADA qualquer irregularidade encontrada na realização do serviço; 
13.7 Informar à CONTRATADA sobre as normas e procedimentos de acesso às suas instalações para realização do serviço;
 13.8 A CONTRATANTE é reservado o direito de, sem que de qualquer forma restrinja a plenitude dessa responsabilidade, exercer a mais ampla e completa fiscalização sobre o cumprimento das especificações e condições desta contratação. 
14. FISCALIZAÇÃO 
A fiscalização do Contrato ficará a cargo a cargo de Leila Rouzy Souza de Carvalho, Diretora administrativa e Financeira do Hospital de Caruaru Jesus Nazareno, 
15. PRAZO PARA A ASSINATURA DO CONTRATO 
O prazo para a assinatura do Contrato deverá ser de até 05 (cinco) dias úteis, a contar da data do recebimento da convocação, sob pena de decair do direito à contratação, de acordo com o que dispõe os arts. 64 e 81 da Lei nº 8.666/1993.
 
16. PENALIDADES 
16.1 Pela inexecução total ou parcial do objeto deste Termo de Referência, a CONTRATANTE poderá, garantida a defesa prévia, aplicar à CONTRATADA as seguintes sanções, em conformidade com o Decreto Estadual nº 42.191/2015:
 I – Advertência; 
II - multa, nos seguintes termos: a) pelo atraso na execução do serviço, em relação ao prazo estipulado: 
1% (um por cento) do valor do referido serviço por dia decorrido, até o limite de 10% (dez por cento);
 b) pela recusa na execuçãodo serviço, caracterizada em 10 (dez) dias após o vencimento do prazo estipulado: 10% (dez por cento) do valor do serviço; 
c) pela demora em corrigir falhas na execução do serviço, a contar do segundo dia da data da notificação da rejeição: 2% (dois por cento) do valor do serviço, por dia decorrido;
 d) pela recusa da CONTRATADA em corrigir as falhas no serviço, entendendo-se como recusa o serviço não efetivado nos 05 (cinco) dias que se seguirem à data da rejeição: 10% (dez por cento) do valor do serviço rejeitado. 
16.2 O atraso injustificado na execução do Contrato sujeitará a CONTRATADA à multa de mora, na forma prevista no inciso II, alíneas “a” e “c”, do item anterior;
16.3 Pelos motivos que se seguem, principalmente, a CONTRATADA estará sujeita às penalidades tratadas no inciso I e II do item 15.1:
 I – pelo descumprimento do prazo de execução do serviço;
 II – pela recusa em atender alguma solicitação para correção do serviço, caracterizada se o atendimento à solicitação não ocorrer no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da data da rejeição, devidamente notificada; 
III – pela não execução do serviço, de acordo com as especificações e prazos estipulados neste Termo de Referência;
 IV - pelo não cumprimento de qualquer condição fixada neste Termo de Referência e não abrangida nos itens anteriores: 2% (dois por cento) do valor mensal contratado, para cada evento.
 16.4 As infrações serão consideradas reincidentes se, no prazo de 07 (sete) dias corridos a contar da aplicação da penalidade, a CONTRATADA cometer a mesma infração, cabendo à aplicação em dobro das multas correspondentes, sem prejuízo da rescisão contratual; 
16.5 Além das penalidades citadas, a CONTRATADA ficará sujeita, ainda, no que couber, no Código Civil e Código de Defesa do Consumidor, conforme Acórdão do Tribunal de Contas da União – TCU n° 99/2007 e 92/2004, respectivamente; 
16.6 As multas estabelecidas podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, ficando o seu total limitado a 10% (dez por cento) do valor contratado, sem prejuízo de perdas e danos cabíveis; 
16.7 Nenhuma penalidade será aplicada sem o devido processo administrativo, que prevê defesa prévia do interessado e recurso nos prazos legais, sendo-lhe franqueada vista do processo; 
16.8 O valor da multa poderá ser descontado do pagamento a ser efetuado a CONTRATADA, se a garantia contratual eventualmente exigida não for prestada sob a forma de caução em dinheiro; 
16.8.1 Na hipótese do valor a ser pago a CONTRATADA ser insuficiente para satisfação da multa aplicada, a diferença será descontada da garantia contratual; ainda, se verificada a insuficiência da garantia para a satisfação integral da multa, o saldo remanescente será descontado de pagamentos devidos a CONTRATADA; 
16.9 Se os valores do pagamento e da garantia forem insuficientes, fica a CONTRATADA obrigada a recolher a importância devida no prazo de 15 (quinze) dias, contados do recebimento da comunicação oficial; 
16.10 Esgotados os meios administrativos para cobrança do valor devido pela CONTRATADA a CONTRATANTE, este encaminhará a multa para cobrança judicial;
 16.11 Caso o valor da garantia seja utilizado, no todo ou em parte, para o pagamento da multa, esta deve ser complementada pela CONTRATADA no prazo de até 10 (dez) dias úteis, a contar da solicitação da CONTRATANTE;
 16.12 A Administração poderá, em situações excepcionais devidamente motivadas, efetuar a retenção cautelar do valor da multa antes da conclusão do procedimento administrativo; 
16.13 O recolhimento da(s) multa(s) não eximirá a CONTRATADA da responsabilidade por perdas e danos decorrentes das infrações cometidas.
17. GARANTIA DA EXECUÇÃO A CONTRATADA 
Obriga-se a prestar caução de garantia do Contrato no Setor Financeiro da CONTRATANTE, no valor equivalente a 5% (cinco por cento) do valor global do Contrato, cuja modalidade ficará a seu critério dentre as previstas no artigo 56 da Lei nº 8.666/1993 e suas alterações, devendo apresentar o respectivo comprovante ao Setor de Contratos da CONTRATANTE, no ato da assinatura do Contrato. 
PARÁGRAFO PRIMEIRO – Havendo alteração do valor do Contrato será necessária a atualização do valor da garantia, de modo que esta continue correspondendo a 5% (cinco por cento) do valor total do Contrato; 
PARÁGRAFO SEGUNDO – No que toca à garantia contratual, se ela for oferecida em Títulos da Dívida Pública, estes somente serão aceitos se a autenticidade tiver sido atestada, bem como se houver prova suficiente acerca do seu preço de mercado; 
PARÁGRAFO TERCEIRO – O valor da garantia será revertido integralmente em benefício do Hospital em caso de rescisão do Contrato por culpa da CONTRATADA, sem prejuízo de apurar-se e cobrar-se pela via própria eventual diferença havida em favor do Hospital; 
PARÁGRAFO QUARTO – O Hospital descontará do valor da garantia o numerário que bastar à reparação de danos a que a CONTRATADA der causa na execução do Contrato, hipótese em que a CONTRATADA deverá, em 05 (cinco) dias úteis a contar da notificação, recompor o valor abatido para restaurar a integralidade da garantia;
 PARÁGRAFO QUINTO – Na hipótese de a garantia ser apresentada nas modalidades segurogarantia ou fiança bancária, o Hospital poderá, a qualquer tempo, caso seu teor ou origem evidenciar qualquer impropriedade ou incorreção, exigir sua regularização ou substituição no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da notificação;
 PARÁGRAFO SEXTO – A garantia prestada pelo contrato será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, deverá ser atualizada monetariamente, conforme artigo 56, § 4, da Lei Federal 8.666/1993. 
18. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA
 18.1 A Licitante deverá apresentar a documentação relacionada abaixo para fins de atendimento aos requisitos de QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:
 18.1.1 Prova de registro ou inscrição na entidade profissional competente (CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura); 
18.1.2 Comprovação de Licença de Funcionamento em vigor, expedida pelo ÓRGÃO SANITÁRIO ESTADUAL ou MUNICIPAL competente.
 19. VISITA TÉCNICA 
19.1 Declaração da Licitante de que realizou vistoria “in loco” tomando ciência das condições e do grau de dificuldade dos serviços e de todos os aspectos que possam influir direta e indiretamente na execução dos mesmos, atestando pleno conhecimento das condições de execução dos serviços, com visto de representante da Gerência de Engenharia e Manutenção - GEMAN; 
19.1.1 A vistoria “in loco” referida no subitem anterior deverá ser feita por representante da Licitante em dia útil, a partir da data da publicação do edital, no horário das 09 (nove) às 15 (quinze) horas, até o último dia útil anterior a data da abertura do certame, visando conhecer as instalações existentes. A empresa deverá apresentar no ato da entrega da documentação de habilitação, o respectivo documento assinado por servidor da Gerência de Manutenção do HJN, devendo para tanto ser agendado junto ao setor acima referido pelo número: 37277595.
 19.1.2 Não desejando realizar a visita “in loco”, deverá a Licitante firmar declaração de que tem conhecimento das condições físicas locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação, assumindo a responsabilidade por eventuais constatações posteriores que poderiam ter sido verificadas, caso tivesse realizado a visita técnica. 
20. DO REGIME DE FORNECIMENTO
O regime de fornecimento será PARCELADO ( de acordo com a necessidade).
21. DAS CONDIÇÕES GERAIS;
21.1 Consideram-se partes integrantes e indivisíveis deste Instrumento, quaisquer condições que estiverem inclusas em seus anexos.
21.2 A vencedora do certame fica obrigada a aceitar, nas mesmas condições da proposta, os acréscimos ou supressões que se fizerem no objeto deste Certame, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado.