A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
apol cidades educadoras 1 questao

Pré-visualização | Página 1 de 1

Paulo Freire [...] nos diz da necessidade de uma educação popular. Ele se refere à construção de saberes que reconheçam a presença das classes populares dentro das escolas públicas que se tornariam realmente progressistas à medida que fossem criadas novas práticas democráticas que atendessem a essas demandas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Marcus Vinícius. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 67-80, jul./ dez. 2014, p. 76. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o papel da escola sob o olhar de Paulo Freire, é correto afirmar que: 
Respostas 
Você esqueceu as alternativas:
A Apesar de a escola ser um espaço formal e de, dentro dela, ser possível desenvolver diferentes projetos educativos, é na educação formal que deve estar focado o processo educativo. 
B A comunidade escolar deve colaborar com a escola, desde que não se envolva nas questões curriculares, de responsabilidade exclusiva do corpo diretivo. 
C Há informalidade no espaço formal da escola e a possibilidade de realizar educação não formal nos espaços formais de educação. 
D A educação formal deve ser desenvolvida pela escola e a informal, pela família. E A informalidade educativa deve ser colaborativa para a educação formal escolar.
Agora podemos responder corretamente:
A alternativa C está correta.
Segundo Paulo Freire, a educação libertadora atua como um mecanismo de educação que busca dar luz as reflexões sobre o caráter libertador e não domesticador, como o modelo tradicional da educação. 
Além disso, é a partir do diálogo e da inclusão do indivíduo na sociedade que este indivíduo desenvolverá sua consciência, se tornando um sujeito critico e reflexivo capaz de transformar sua realidade e inserir-se na sociedade de forma efetiva.