Buscar

geografia

Prévia do material em texto

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed., p. 15-33. São Paulo: Cortez, 2000. p. 19.
Considerando o texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre as concepções metodológicas acerca do trabalho que o professor exerce, relacione corretamente cada uma das concepções listadas a seguir às suas respectivas características:
1. Concepção tradicional da profissão docente.
2. Concepção contemporânea da profissão docente. 
( ) Ideia de trabalho docente como exercício de uma vocação, missão.
( ) Admite o professor como sacerdote do saber.
( ) Ideia de trabalho docente como exercício de um ofício, profissão.
( ) Necessidade de formação acadêmica e continuada do professor.
( ) Profissão de professor como atividade técnica e não de pesquisa.
 Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2 – 1
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Muitas são as discussões sobre esta profissão que esbarra em concepções sobre o trabalho que o professor exerce, muitas vezes relacionado a uma atividade meramente técnica, subordinada ao conhecimento produzido pelos cientistas. Essas concepções estão relacionadas à perspectiva tradicionalmente praticada pelas instituições de formação de professores, que deixa evidente a dicotomia entre o trabalho docente em relação às atividades de pesquisa. Outra discussão relevante está na tradicional concepção da vocação do professor, que historicamente teve o seu trabalho caracterizado como missão. [...] Houve um tempo que ser professor era comparado a ser sacerdote do saber, era a manifestação de uma vocação ou missão transcendente, não o exercício de um ofício, uma profissão. Entretanto se educar é missão, é dom torna-se incoerente e desnecessário exigir que o professor invista em sua formação acadêmica e continuada” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 03).
	
	B
	1 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	C
	1 – 1 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 1 – 2 – 1
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2 – 2
Questão 2/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para o trecho de texto a seguir:
“A escola pública é também um modelo portador de um legado de ideias: a pretensão de estimular uma concepção de cidadão livre e de indivíduo independente; o desejo de desempenhar um papel cultural crítico, aberto e sem travas, assentado no laicismo, na neutralidade, no pluralismo; uma escola, enfim, integrada em uma comunidade com o espaço de diálogo social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SACRISTÁN, José Gimeno. Educação pública: um modelo ameaçado. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; GENTILI, Pablo. (orgs.). Escola S. A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996. p. 150-166. p. 153.
Considerando o texto-base Gestão democrática e a construção do projeto político pedagógico: um desafio para intervenção, pondere a respeito da presença de ideologias no contexto escolar e assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	As ideologias sociais não influem na organização do trabalho pedagógico.
	
	B
	A função social da escola e o trabalho que ela desenvolve são sempre compatíveis.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	O ideário capitalista está afastado da organização do trabalho pedagógico.
	
	D
	A escola desenvolve seu trabalho pedagógico sem aderir a uma ideologia.
	
	E
	A escola tende a reproduzir as tensões das relações de poder da sociedade.
“De acordo com Silva Jr [...], a escola desenvolve seu trabalho no interior de uma sociedade capitalista, nela se manifestam as contradições e determinações, da mesma forma, são variadas e, frequentemente, conflitantes as interpretações sobre a função da escola e/ou organização do trabalho pedagógico. Essa contradição imposta pelo capitalismo perpassa a luta ideológica das ideias e convicções, assim, a escola tende a reproduzir as tensões e forças nas relações de poder e na própria organização do trabalho pedagógico” (texto-base, p. 3).
Questão 3/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para a seguinte afirmativa:
“Voltando à arena nacional, após a edição da Constituição de 1988, diversas políticas sociais previstas na Constituição necessitavam de uma regulamentação através de uma lei federal, entre elas a política de saúde, criança e adolescente, assistência social e política urbana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CYMBALISTA, Renato; MOREIRA, Tomás. Política habitacional no Brasil: A história e os atores de uma narrativa incompleta. In: ALBUQUERQUE, Maria do Carmo (Org.) Participação popular em políticas públicas: Espaço de construção da democracia brasileira. p. 31-48. São Paulo: Instituto Pólis, 2006. p. 42.
Conforme os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil sobre a agenda da reforma institucional, proposta na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A agenda tinha como eixo periférico a democratização dos processos decisórios
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	A agenda não pretendia implementar mudanças no regime político
	
	C
	A agenda ocupou-se em manter as características autoritárias do padrão brasileiro
	
	D
	A agenda não tratou da intervenção estatal na área social
	
	E
	A agenda pretendia implementar mudanças na gestão das políticas públicas.
Comentário: “A agenda da reforma institucional [proposta na Constituição Federal de 1988], que então se definiu, teve como eixos centrais a democratização dos processos decisórios e a equidade dos resultados na gestão das políticas públicas. Tratava-se, nesse momento, de implementar mudanças não apenas no regime político, mas também na gestão das políticas públicas, procurando-se superar as características autoritárias e paternalistas do padrão brasileiro de intervenção estatal na área social” (texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil das políticas públicas no Brasil, p. 06)
Questão 4/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a citação a seguir:
“A inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional. É uma inteligência míope que acaba por ser normalmente cega, [...] a inteligência cega torna-se inconsciente e irresponsável”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 11. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006. p. 43.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, assinale a alternativa que apresenta a postura adequada ao professor da contemporaneidade:
Nota: 10.0
	
	A
	Possuir visão sistêmica e estratégicaVocê assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Este artigo tem o intuito de evidenciar a necessidade de o docente ultrapassar a fundamentação técnica e fragmentada, para agir em situações novas e problemáticas, que conduzam a ações decisórias e a capacidade de iniciativa, através de uma postura flexível, permeada por uma visão sistêmica e estratégica. Nessa perspectiva, Morin (2001) ressalta o papel do docente frente ao uso das tecnologias de informação e comunicação de forma apropriada e contextualizada, mantendo-se sempre em constante atualização e preparação para desempenhar sua função” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 02).
	
	B
	Afastar-se das ações decisórias
	
	C
	Assumir uma postura inflexível.
	
	D
	Inibir o uso das tecnologias durante as aulas
 
 
	
	E
	Possuir fundamentação fragmentada
Questão 5/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a afirmação a seguir: 
“Quando os pais, mães, ou outros responsáveis, acompanham a vida escolar de seus filhos, aumentam as chances da criança aprender. Os pais precisam também continuar aprendendo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GADOTTI, Moacir. A escola e o professor Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007. p.11.
Considerando o texto-base Família e escola: parceiras no processo educacional da criança, reflita sobre a articulação da escola com a família e marque V para verdadeiro e F para falso:
I. ( ) As reuniões entre a escola e a família são momentos de informar os pais sobre o andamento do processo educacional da criança.
II. ( ) Não é relevante que a família e a escola sejam parceiras no processo de aprendizagem da criança.
III. (  ) É importante que os pais sejam ouvidos quanto as suas expectativas, dúvidas, reclamações e sugestões em relação à escola.
IV. ( ) Cabe à escola, nos seus momentos de reunião com a família, esclarecer o seu planejamento pedagógico.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
As afirmações I, III e IV são verdadeiras, pois: “Portanto, cabe à escola nos seus momentos de reunião com a família, esclarecer o seu planejamento pedagógico a fim de fazer com que esta possa se integrar e auxiliar no alcance dos objetivos. Além disso, torna-se importante ressaltar para os pais a importância de família e escola serem parceiras no processo de aprendizagem da criança. Nesta perspectiva, cabe à escola fazer com que a participação dos pais nas reuniões resulte num melhor conhecimento das metas escolares, de sua estrutura organizacional e de sua dinâmica, de suas relações com a comunidade.
Mas é importante também que os pais sejam ouvidos, que suas expectativas, dúvidas, reclamações e sugestões em relação à escola sejam democraticamente conhecidas pelo setor administrativo e pedagógico. Tais ações somente propiciarão um clima de trabalho favorável e participativo entre pais e escola. Além disto, as reuniões também podem ser momentos de informar os pais sobre o andamento do processo educacional da criança [...]” (texto-base, p. 17,18). A afirmativa II é falsa, pois, como demonstra a citação acima, a parceria entre família e escola não somente é relevante, mas essencial para o processo de aprendizagem.
	
	B
	V – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – F – V – F
	
	E
	V – F – F – V
Questão 6/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com o fim do Regime Militar e a reabertura democrática, as unidades subnacionais e as antigas e as novas formas de organização da sociedade civil, encontram espaço para fortalecer a si e às instituições democráticas; promover a descentralização e criar novos canais de inter-relação entre os entes federados e entre estes e novos atores sociais. Nesse contexto, a Constituição de 1988 institucionaliza diretrizes que marcam a ascensão de um novo modelo de gestão das políticas públicas baseado na descentralização política e administrativa da União para as demais unidades federadas, na responsabilidade do Estado, na participação da população, na formulação e controle em todos os níveis de governo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SCHMIDT, Vera Viviane. Sociedade civil organizada: Políticas públicas e políticas de saúde no Brasil. INTERthesis, Florianópolis. v.3, n. 1, p. 1-28, jan./jun. 2006. p. 3.
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil a respeito da democratização da gestão pública e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações brasileiras, é correto afirmar que:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Apesar da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações, é necessário que o mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira capaz de redefinir e alterar as relações entre o Estado e a sociedade.
Comentário: “Contudo, o simples fato de existir, na Constituição Federal e nas diversas legislações, a exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas e a institucionalização dos Conselhos Gestores no processo de deliberação e controle social, não é condição suficiente para a garantia da democratização da gestão pública. É necessário que esse mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira, capaz de redefinir e alterar as relações entre Estado e sociedade” (texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, p. 22).
	
	B
	A institucionalização dos Conselhos Gestores no processo de deliberação e controle social não está relacionada com a democratização da gestão pública no Brasil.
	
	C
	A existência, na Constituição Federal e em todas as legislações brasileiras, da exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas é condição suficiente para a garantia e a funcionalidade da democratização da gestão pública.
	
	D
	Na Constituição Federal e em diversas legislações vigentes no Brasil, não são tratadas as questões relativas à garantia da democratização e municipalização das políticas públicas.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	A implementação, na Constituição Federal e nas mais diversas legislações brasileiras, da descentralização e municipalização das políticas públicas é um fator criado especificamente para corroborar com a ineficiência da democratização da gestão pública no Brasil.
Questão 7/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
“Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer [...]; aprender a fazer [...]; aprender a conviver [...] e, finalmente, aprender a ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Zuleide Blanco. Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica. <http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056>. Acesso em 04 out. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre os quatro pilares da educação, analise as asserções a seguir e identifique qual(quais) dela(s) caracteriza(m) o pilar "aprender a conhecer".
I. Mostra o medo de executar, de correr riscos, de inovar, de reinventar, de errar mesmo na busca de acertar.
II. Indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta o indivíduo da ignorância.
III. Traz o desafio da convivência que atualmente tem se tornado algo bastante difícil e apresenta o respeito a todos e o exercício de ética e solidariedade como caminho do entendimento e de boas relações.
IV. Talvez, seja o mais importante porexplicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver para e pelo trabalho. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I
	
	B
	II
Comentário:
“Diante da tamanha aceleração no contexto social para Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, que indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta o indivíduo da ignorância; aprender a fazer, que mostra a coragem de executar, de correr riscos, de inovar, de reinventar, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver, que traz o desafio da convivência que atualmente tem se tornado algo bastante difícil e apresenta o respeito a todos e o exercício de ética e solidariedade como caminho do entendimento e de boas relações; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 9).
	
	C
	I e III
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	IV
	
	E
	I e IV
Questão 8/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte afirmativa: 
“A formação [docente] não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓMEZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed., p. 15-34. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 25.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre ser profissional da educação na atualidade, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Ser profissional da educação hoje é acima de tudo saber conservar as características do modelo tradicional de ensino.
	
	B
	Compreende-se que o professor deve deixar de ser aprendiz para ocupar-se totalmente em lecionar.
	
	C
	Admite-se que o professor nunca está pronto, acabado, mas, sempre em processo de (re)construção de saberes.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: “Pedro Demo (2004), em uma reportagem para a Revista Profissão Mestre, afirma que ser profissional da educação hoje é acima de tudo saber continuamente renovar sua profissão. Entende-se então que o professor, enquanto profissional, deve ser um eterno aprendiz e deve ser capaz de refletir sobre sua prática diária, não só no trabalho, mas em todos os aspectos da vida. Com isso, constata-se que o professor nunca está pronto, acabado, mas sempre em processo de (re)construção de saberes” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão, p. 04).
	
	D
	A formação do professor está completa quando ele conclui o curso específico em nível superior.
	
	E
	Os processos formativos de um professor findam quando ele consegue o doutoramento em sua área de atuação.
Questão 9/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto que segue:
“Nos últimos 15 anos, o Brasil tem realizado significativas reformas e mudanças em todos os níveis de ensino. [...] Ao mesmo tempo, alguns problemas e desafios parecem longe de serem resolvidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Joedson Brito dos. Avanços e desafios da educação brasileira na atualidade: Uma reflexão a partir das contribuições de Hannoun e a Educação Infantil como uma aposta enactante. Anais do XXVI ANPAE, Recife, p. 1-13.  2013. p. 2.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão para vencer os desafios da educação atual, dentre outros aspectos, o professor deve:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Parar de investir na sua formação continuada de modo a se dedicar exclusivamente ao ensino do conteúdo letivo previsto no livro-didático do aluno
	
	B
	Investir na sua formação continuada de modo a atender às necessidades dos alunos, levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade
Comentário: “Este artigo tem o intuito de evidenciar a necessidade de o docente ultrapassar a fundamentação técnica e fragmentada, para agir em situações novas e problemáticas, que conduzam a ações decisórias e a capacidade de iniciativa, através de uma postura flexível, permeada por uma visão sistêmica e estratégica. Nessa perspectiva, Morin (2001) ressalta o papel do docente frente ao uso das tecnologias de informação e comunicação de forma apropriada e contextualizada, mantendo-se sempre em constante atualização e preparação para desempenhar sua função” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 02). “Vale ressaltar aqui a relevância da formação inicial, continuada e em serviço como elemento de desenvolvimento pessoal e profissional do professor da contemporaneidade. A formação inicial e continuada do professor é o primeiro passo para vencer os desafios da educação contemporânea e deve ser vista como uma necessidade de mudança do paradigma de ensino, de um modelo passivo, baseado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências e competências que atendam às necessidades dos alunos, levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade em que este está inserido, com a finalidade de o levar a aprender, a adquirir competências, a aprender a aprender. [...] Outro desafio que atualmente é colocado ao professor tem a ver com a multiplicidade do conhecimento e dos seus processos, exigindo assim do professor que saiba, sobretudo, dominar e compreender as novas linguagens e experiências, bem como saber articulá-las com outra competência, baseada no processo de mediação e diálogo com os alunos. Processo em que o professor deve ter um papel essencial para que, a partir da sua intermediação, todos possam informar, comunicar, discutir, participar, criar, estimular o acesso a novas linguagens, como forma de ampliar o grau de compreensão e autonomia das vivências dos sujeitos. Maior exigência quanto a responsabilidades, alteração do papel do professor como fonte única de transmissão, dificuldade de determinar o papel da escola e da educação escolar, reformas políticas que trazem implícitos os papéis e deveres desses profissionais e que mudam constantemente, mudanças nas expectativas sociais e na função social da escola, sentimento de culpa, baixa autoestima e desvalorização docente, abalo na segurança e autoconfiança do professor com relação aos conteúdos que mudam constantemente, mudanças na relação professor-aluno, depreciação econômica e social da profissão, são desafios presentes no dia a dia do professor contemporâneo” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 10,11).
	
	C
	Lutar para a educação voltar a seguir a metodologia tradicional de ensino de modo a transformar o aluno em agente passivo da ação pedagógica
	
	D
	Inibir o uso de tecnologias de informação e comunicação na sala de aula de modo a privilegiar o ensino por meio do livro-didático impresso
	
	E
	Ignorar as novas linguagens e experiências, baseadas no processo de mediação e diálogo com os alunos, e privilegiar um ensino tradicional
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 10/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte passagem de texto:
“A formação de professores tem sido atualmente objeto de estudos e pesquisas de inúmeros autores tanto no campo nacional como internacional, devido à preocupação com uma formação mais consistente em relação ao exercício da docência e com a complexidade da prática educativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENITENTE, Luciana Aparecida de Araújo. Professores e pesquisa: da formação ao trabalho docente: Uma tessitura possível. Revista Brasileira de Pesquisa sobreFormação Docente, Belo Horizonte, v. 04, n. 07, p. 19-38, jul./dez. 2012. p. 26.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre a formação docente frente aos desafios da educação que acompanha as mudanças aceleradas da sociedade atual, marque a alternativa que contempla as três etapas necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional do professor contemporâneo:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Formação básica, média e superior
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Formação inicial, intermediária e final
	
	C
	Formação básica, estratégica e conclusiva
	
	D
	Formação inicial, continuada e em serviço
Comentário: “Vale ressaltar aqui a relevância da formação inicial, continuada e em serviço como elemento de desenvolvimento pessoal e profissional do professor da contemporaneidade. A formação inicial e continuada do professor é o primeiro passo para vencer os desafios da educação contemporânea e deve ser vista como uma necessidade de mudança do paradigma de ensino, de um modelo passivo, baseado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências e competências que atendam às necessidades dos alunos, levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade em que este está inserido, com a finalidade de o levar a aprender, a adquirir competências, a aprender a aprender. [...] Outro desafio que atualmente é colocado ao professor tem a ver com a multiplicidade do conhecimento e dos seus processos, exigindo assim do professor que saiba, sobretudo, dominar e compreender as novas linguagens e experiências, bem como saber articulá-las com outra competência, baseada no processo de mediação e diálogo com os alunos. Processo em que o professor deve ter um papel essencial para que, a partir da sua intermediação, todos possam informar, comunicar, discutir, participar, criar, estimular o acesso a novas linguagens, como forma de ampliar o grau de compreensão e autonomia das vivências dos sujeitos” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 10,11).
	
	E
	Formação básica, continuada e final
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando