Buscar

ORGANIZACAO SISTEMAS E METODOS TIPOS DE ORGANIZACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TIPOS DE ORGANIZAÇÃO
ORGANIZAÇÃO LINEAR 
 A organização do tipo linear tem sua origem na organização dos antigos exércitos, o princípio da autoridade linear, princípio escalar que estabelece a hierarquia da autoridade. 
O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais das organizações. 
 Características da Organização Linear 
Autoridade linear ou única: é a autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, típica das organizações militares. 
Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma. 
Centralização das decisões: existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização. 
Aspecto piramidal: à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos. 
 Vantagens 
- Estrutura simples e de fácil compreensão: o subordinado só se relaciona formalmente com seu supervisor. 
 -Clara delimitação das responsabilidades: nenhum órgão ou cargo intervém em área alheia. 
 -Facilidade de implantação: oferece facilidade em seu funcionamento, controle e na disciplina. 
 -É bastante estável: permite o funcionamento da organização, graças à centralização do controle. 
 -É o tipo de organização indicado para pequenas empresas. 
Desvantagens 
 -Estabilidade e constância das relações formais: podem levar à rigidez e inflexibilidade, dificultando a inovação e adaptação da organização a novas situações. Não responde às mudanças rápidas. 
 -Autoridade linear baseada no comando único e direto: pode tornar-se autocrática, dificultando a cooperação e a iniciativa das pessoas. 
-A organização linear exagera a função de chefia e de comando: pois pressupõe a existência de chefes capazes de fazer tudo e saber tudo (monopólio das comunicações). 
 -A unidade de comando torna o chefe um generalista: impede a especialização, pois acumula os chefes com todos os assuntos possíveis da organização. 
 -Provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação. 
 -As comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas. 
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL 
 
A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. O princípio funcional separa, distingue e especializa. 
 
Características da Organização Funcional 
- Autoridade funcional ou dividida: é uma autoridade do conhecimento. Cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados. 
 -Linhas diretas de comunicação: as comunicações são efetuadas diretamente. A organização funcional busca a maior rapidez possível nas comunicações. 
- Descentralização das decisões: não é hierarquia, mas a especialidade é quem promove as decisões. Caracteriza-se pela descentralização das decisões. 
- Ênfase na especialização: baseia-se no primado da especialização de todos os órgãos ou cargos. As responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações. 
 
Vantagens 
 -Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos. Permite a cada órgão ou cargo concentrar-se total e unicamente sobre seu trabalho e sua função. 
- Permite a melhor supervisão técnica possível, pois cada órgão ou cargo reporta-se a “experts” em seu campo de especialização. 
-Desenvolve comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão. 
 -Separa funções de planejamento e de controle das funções de execução. 
Desvantagens 
- Diluição e conseqüente perda de autoridade de comando: traz como conseqüência uma enorme dificuldade dos órgãos, os cargos superiores em controlar o funcionamento dor órgãos ou cargos inferiores. 
- Subordinação Múltipla: nem sempre os órgãos sabem exatamente a quem recorrer para resolver determinados assuntos. Isso leva à perda de tempo e a confusões imprevisíveis. 
- Tendências à concorrência entre os especialistas: perda da visão de conjunto da organização e a uma tendência de defender o seu ponto de vista em detrimento dos pontos de vista dos outros especialistas. 
- Tendência à tensão e conflitos dentro da organização: a competição e a concorrência levam à tensões e conflitos entre os especialistas. Daí, a animosidade, sentimentos de oposição e resistência à cooperação. 
ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF 
 
O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens. Na organização linha-staff há características do tipo linear e do tipo funcional, reunidas para proporcionarem um tipo de organizacional mais completo e complexo. 
 
É o tipo de organização mais utilizado. 
 
Na organização linha-staff coexistem órgãos de linha ( órgãos de execução) e de assessoria (órgãos de apoio e de consultoria) mantendo relações entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados. 
Características 
 
► Fusão da estrutura linear com a estrutura funcional, c/ predomínio da primeira. Cada órgão se reporta a um e apenas um órgão superior: típica da organização linear. Porém, cada órgão recebe também assessoria e serviços especializados de diversos órgãos de staff. 
► Separação entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessores). 
► A autoridade e responsabilidade dos membros do staff são de natureza aconselhadora. No entanto, são os chefes de linha que retêm a completa autoridade e responsabilidade pela execução dos planos. 
► Hierarquia versus especialização. A organização linha-staff mantém o princípio da hierarquia (cadeia escalar). A hierarquia (linha) assegura o comando e a disciplina, enquanto a especialização (staff) fornece os serviços de consultoria e de assessoria. 
Vantagens 
- Assegura assessoria especializada e inovadora mantendo o princípio de autoridade única. Os órgãos de staff proporcionam serviços especializados, fator importante em uma era de especialização e competição. A estrutura linha-staff tem a vantagem de oferecer uma área de assessoria e prestação de serviços, com predomínio da estrutura linear. 
- Atividade conjunta e coordenada dos órgãos de linha e órgãos de staff. 
-Os órgãos de linha responsabilizam-se pela execução das atividades básicas, enquanto os órgãos de staff responsabilizam-se pela execução dos serviços especializados. 
Desvantagens 
- Existência de conflitos entre órgãos de linha e de staff caracterizam-se por: 
- O assessor de staff é um técnico com preparo profissional, enquanto o homem de linha é um homem de prática. 
- O assessor tem melhor formação escolar. O homem de linha subiu na hierarquia. 
- Ao planejar e recomendar, o assessor não assume responsabilidade pelos resultados dos planos que apresenta. 
- A assessoria representa custos elevados para a empresa. 
- Dificuldades na obtenção e manutenção do equilíbrio entre linha e staff. 
- Os especialistas de staff tendem a forçar suas sugestões e tentar impor suas idéias. Isto pode provocar um enfraquecimento da linha ou a linha dividida de autoridade.

Continue navegando

Outros materiais