Buscar

ed escol 7

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um exemplo de racismo sofrido pelas crianças negras na escola diz respeito aos apelidos pejorativos que recebem por causa do cabelo. Nem sempre os professores e pedagogos possuem conhecimentos suficientes para lidar com a questão, perpetuando o preconceito. Sobre esse assunto, Gomes (2005, p. 237 In LOPES e FARIAS, 2011, p. 83) informa: Na escola também se encontra a exigência de “arrumar o cabelo” [...]. Em alguns momentos, o cuidado dessas mães não consegue evitar que, mesmo apresentando-se bem penteada e arrumada, a criança negra deixe de ser alvo das piadas e apelidos pejorativos no ambiente escolar. Alguns se referem ao cabelo como: “ninho de guacho”, “cabelo de Bombril”, “nega do cabelo duro”, “cabelo de picumã”! Apelidos que expressam que o tipo de cabelo do negro é visto como símbolo de inferioridade, sempre associado à artificialidade (esponja de Bombril) ou elementos da natureza (ninhos de passarinhos, teia de aranha e enegrecida pela fuligem).Receber esses apelidos na escola pode representar para a criança negra as primeiras rejeições que recebe da sociedade, motivada pelo fato de ter cabelo crespo. O processo de preconceito descrito acima pode marcar a criança negra em virtude de que aspectos? Marque abaixo as alternativas corretas.
I. A experiência da relação identidade/alteridade coloca-se com maior intensidade nesse contato família/escola.
II. Para muitos negros, essa é uma das primeiras situações de contato interétnico.
III. O discurso que condiciona a discriminação do negro à sua localização na classe social não é predominante na escola
IV. As práticas cotidianas mostram para a criança e para adolescente negro que o status social não é determinado somente pelo emprego, renda e grau de escolaridade, mas também pela posição da pessoa na classificação racial.
V. As práticas cotidianas mostram para crianças e adolescentes negros que o status social é predominantemente marcado pela conquista de emprego, renda e grau de escolaridade.
As afirmações corretas em relação ao preconceito racial se encontram nas alternativas:
Escolha uma:
a. I, II e IV.
A experiência da relação identidade/alteridade coloca-se com maior intensidade nesse contato família/escola. Para muitos negros, essa é uma das primeiras situações de contato interétnico. É de onde emergem as diferenças e se torna possível pensar um “nós” – criança e família negra – em oposição aos “outros” – colegas e professores/as brancos. Embora o discurso que condiciona a discriminação do negro à sua localização na classe social ainda seja predominante na escola, as práticas cotidianas mostram para a criança e para o adolescente negro que o status social não é determinado somente pelo emprego, renda e grau de escolaridade, mas também pela posição da pessoa na classificação racial (GOMES, 2005, p. 27 In LOPES e FARIAS, 2011, p. 84).
b. II e V.
c. I, III e V.
d. I, II e V.
e. III e V.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um dos marcos históricos na promoção da igualdade entre os seres humanos foi a Revolução Francesa, ocorrida em 1798. Ela se baseou em três palavras-chave: liberdade, igualdade e fraternidade, e trouxe mudanças não só para a França, mas para o mundo. Dentro deste contexto, analise as seguintes afirmações:
I. A Revolução Francesa não trouxe igualdade para todos,
PORQUE
II. Às mulheres não tinham os mesmos direitos que os homens.
Em face destas afirmações, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas afirmações são falsas.
b. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não tem relação com a primeira.
A Revolução Francesa trouxe a ideia de igualdade apenas para os cidadãos do sexo masculino. Eles detinham o monopólio do mundo político. Para as mulheres era reservado o mundo privado, o mundo do lar.
c. A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa.
d. A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira.
e. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a concepção feminista, o conceito de gênero pode ser explicado como um conjunto de práticas, símbolos, representações, normas e valores elaborados pela sociedade, dando sentido aos sexos. Assim, segundo o feminismo, os conceitos de masculino e feminino são:
Escolha uma:
a. O que o governo definir.
b. Para sempre imutáveis.
c. Verdades dadas pela religião.
Os conceitos de masculino e feminino são criações culturais da sociedade.
d. Criações culturais da sociedade.
e. Sempre Ilusórios.
Feedback
A resposta correta é: Criações culturais da sociedade..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O povo brasileiro foi formado por pessoas de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Essa mistura de raças produziu o que somos hoje. Assim, é possível dizer que:
I. A mistura das culturas foi um fator positivo
PORQUE
II. Cada uma delas trouxe suas contribuições na formação do povo brasileiro
Em face destas afirmações, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
b. A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa.
c. A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira.
d. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não tem relação com a primeira.
O povo brasileiro foi formado por representantes dos quatro continentes, em uma miscigenação sem igual, com cada povo trazendo suas contribuições para a formação do povo brasileiro.
e. As duas afirmações são falsas.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O nome “cigano” designa muitos povos espalhados por quase todas as regiões do mundo. Povos com diferentes cores, crenças, religiões, costumes, rituais, que, por razões às vezes difíceis de compreender. Mas, apesar de todas as divergências, algumas características permitem traçar um perfil comum a esses grupos. São elas:
I. Espírito viajante uma vez que todos são nômades. Os ciganos não se sentem pertencentes a um único lugar.
II. Não criam raízes, têm uma noção de propriedade diferente da ocidental – estão sempre fazendo negócios.
III. Eles não gostam de se submeter a leis e a regras que não sejam as deles. Prezam, acima de tudo, a liberdade. Mesmo assim, alguns deles podem até se estabelecer por muito tempo em um mesmo lugar.
IV. É em torno da família que uma comunidade cigana se organiza. Há um líder, sempre um homem, nomeado por mérito e não por herança.
V. A sociedade cigana é patriarcal. Ao se casar, o homem vira o responsável pelo sustento do lar. A mulher passa a morar com a família do marido e deve cuidar dele, dos sogros, da casa e dos filhos.
A alternativa que corresponde às características do povo cigano se encontram nas alternativas:
Escolha uma:
a. I, II, IV e V.
b. II, III e IV.
c. I, II, III e IV.
d. II, IV e V.
e. II, III, IV e V.
Muito embora os ciganos não se sentem pertencentes a um único lugar, nem todos os ciganos são nômades. Muitos desses povos conseguem adaptar-se em determinada região e permanecer residência. No entanto, não deixam de seguir seus costumes e tradições. Eles não gostam de se submeter a leis e a regras que não sejam as deles. Prezam, acima de tudo, a liberdade. Mesmo assim, alguns deles podem até se estabelecer por muito tempo em um mesmo lugar. É em torno da família que uma comunidade cigana se organiza. Há um líder, sempre um homem, nomeado por mérito e não por herança. V - A sociedade cigana é patriarcal. Ao se casar, o homem vira o responsável pelo sustento do lar. A mulher passa a morar com a família do marido e deve cuidar dele, dos sogros, da casa e dos filhos.
Feedback
A resposta correta é: II, III, IV e V..
Questão 6
Incorreto
Marcar questãoTexto da questão
Observe as duas assertivas:
Assertiva 1
Atualmente, apesar das lutas dos homossexuais, das mulheres e das transformações ocorridas na sociedade não é aceito ideia da diversidade sexual.
PORQUE
Assertiva 2
Existe o direito da pessoa à cidadania, como uma maneira legítima de assumir a sexualidade.
Escolha uma:
a. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Atualmente, a partir das lutas dos homossexuais, das mulheres e das transformações ocorridas na sociedade (o direito da pessoa à cidadania) aceita-se com mais facilidade a ideia da diversidade sexual, como uma maneira legítima de assumir a sexualidade.
b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Feedback
A resposta correta é: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Luciano (2006, p. 28) “Não existe nenhum povo, tribo ou clã com denominação de índio. Cada índio pertence a um povo com etnia com denominação própria: Guarani, Yanomami, Kulina, Madjá...”. Com essa afirmação, o autor pretende esclarecer que:
I. Os índios se tratam como parentes, o termo índio hoje significa que compartilham direitos coletivos, a história de colonização e a luta pela autonomia sociocultural de seus povos diante da sociedade global.
II. Para o autor, a manutenção do modo de viver indígena significa: organizar trabalhos, dividir bens, educar filhos, contar histórias de vida, praticar rituais e tomar decisões acerca da vida coletiva. [...]
III. Os índios são povos de hoje, que representam uma parcela significativa da população brasileira e que por sua diversidade cultural, territórios, conhecimentos e valores ajudaram a construir o Brasil.
IV. É certo que no Brasil de hoje ainda muitos brasileiros veem os índios como preguiçosos, improdutivos, empecilhos para o desenvolvimento.
v. Os índios são vistos por toda sociedade como valiosos protetores das florestas, dos rios, e possíveis salvadores do planeta doente em função da ambição de alguns homens brancos que estão devastando tudo o que encontram pela frente.
As alternativas corretas correspondem a letra:
Escolha uma:
a. II, III e IV.
b. I, II, IV e V.
Infelizmente, os índios não recebem o valor que merecem. Esquecemos que eles são os verdadeiros protetores das florestas e possíveis salvadores do planeta doente em função da ambição dos homens brancos. Ainda são vistos como preguiçosos e improdutivos.
c. I, II, III e IV.
d. I, II, III, IV e V.
e. II, IV e V.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os PCNs, documentos publicados pelo MEC em 1997, traziam como tema transversal a questão de gênero e ressaltava que gênero é o “conjunto das representações sociais e culturais construídas a partir da diferença biológica dos sexos. Enquanto o sexo diz respeito ao atributo anatômico, no conceito de gênero toma-se o desenvolvimento das noções de masculino e feminino como construção social”. (BRASIL, 1997) Baseado nessa ideia, analise as afirmações a seguir.
I. Num processo histórico, a mulher teria um papel específico, como a reprodução da espécie e outras atividades ligadas ao plano doméstico, consideradas de pouco valor para a sociedade.
II. Existiu ao longo da história um privilégio aos homens, em que se justificavam ações exclusivas dele, como o concubinato, visto que a sociedade não teria oferecido as mesmas oportunidades para homens e mulheres.
III. É importante que compreendamos que num processo histórico houve a necessidade natural para os homens que foram criados para exercer um papel superior na sociedade.
IV. A arte e a política nunca foram atividade consideradas exclusivamente masculinas.
É correto somente o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II.
b. III, IV.
c. I, II, IV.
Conforme o exposto no trecho em que ressalta que na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade. A arte e a política tinham um espaço de discussão próprio e eram atividades exclusivamente masculinas. Conhecer e pensar eram coisas proibidas às mulheres e, quando permitidas, o eram apenas às cortesãs, que desfrutavam de um conhecimento e aperfeiçoamento para melhor agradar aos homens em seus momentos de distração e relaxa- mento. “Temos as prostitutas para o prazer; as concubinas para os cuidados diários, e as esposas para ganharmos uma descendência legítima e serem fiéis guardiãs do lar. ”
d. I, II, III e IV.
e. I, III.
Feedback
A resposta correta é: I, II..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Pensar uma pedagogia que faça a diferença para as crianças brasileiras implica em repensar nossas práticas pedagógicas estanques e a maneira pontual com que são tratamos determinados conteúdos, por exemplo: “dia da árvore”, “dia do ancião”, “dia da consciência negra”, “dia do meio ambiente”, “dia do cigano” e outros, quando deveriam fazer parte de um todo integrado. Nesse sentido, é possível afirmar que:
I. Uma solução para construir uma proposta pedagógica inovadora seria a construção de próprio material didático;
II. Pensar em inovações metodológicas que repudiem a intolerância, ódio e preconceito;
III. Promover reflexões sobre a cultura europeia e como ela deve servir de norte para o comportamento de negros e ciganos;
IV. Promover, valorizar, respeitar, reconhecer, articular e interagir deve ser ações dos profissionais na escola para com os alunos.
Escolha uma:
a. As Sentenças I, II e IV são verdadeiras.
b. As Sentenças II, III e IV são verdadeiras.
c. As Sentenças I, III, IV são falsas.
d. As sentenças I, III, IV são verdadeiras.
A cultura europeia mostra-se com a adequada e, portanto, deve servir como exemplo s demais. A escola deve questionar essa forma superior de ser e, colocar em voga discussões sobre as demais culturas advindos das diferenças étnico-raciais. A sala de aula deve ser um lugar de diálogo, respeito, mesmo que algumas vezes seja preciso construir o próprio material didático e optar com metodologias nunca antes usadas. Tudo vale a pena para que seja formado pessoas que respeitem, tolerem e rompam com o preconceito.
e. As sentenças I, II, IV são falsas.
Feedback
A resposta correta é: As Sentenças I, II e IV são verdadeiras..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Para Costa (2007, p. 89), “os negros continuam sendo colocados em posições semelhantes aos que as ideologias racistas insistem em conferir-lhes ao longo do tempo. A análise dos dados aponta que as imagens distorcidas, dispensadas a negros e brancos ajudam a disseminar a condição de discriminação contra os negros, haja vista que são representados como insignificantes minoria e em papéis de pouca valorização social”. No mesmo sentido, Mununga e Gomes (2006) afirmam que esta situação persiste e destacam que:
I. Expressões marcantes do racismo podem ser percebidas em piadas racistas formuladas no dia a dia.
II. O excesso de informação que reconta a história do negro no Brasil destacando-o como sujeito ativo e não como vítima da sociedade.
III. Há uma falta de conhecimento sobre as ações dos movimentos negro na atualidade.
IV. Há uma associação muito forte entre o negro e a criminalidade.
V. Há ainda uma crença fortíssima de que no Brasil não existe racismo.
As afirmativas corretas estão presentes na alternativa:
Escolha uma:
a. I, II, IV e V.
b. I, III, IV e V.
c. II, IV e V.
d. I, II, III e IV.
e. I, II, III, IV e V.
A afirmativa número II está incorreta porque é justamentea falta de informação sobre a história do negro no Brasil que corrobora para que uma falsa imagem do povo negro impere sobre as demais. Outros fatores são Expressões marcantes do racismo podem ser percebidas em piadas racistas formuladas no dia a dia; há uma falta de conhecimento sobre as ações dos movimentos negro na atualidade; há uma associação muito forte entre o negro e a criminalidade; há ainda uma crença fortíssima de que no Brasil não existe racismo.
Feedback
A resposta correta é: I, III, IV e V..

Continue navegando