Buscar

ATIVIDADE 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso : Pedagogia
Disciplina: Práticas Pedagógicas em Instituições não Escolares
Professora Lilia Nantes
Acadêmico(a): Ritieli Cassandra Krummenauer RGM: 053.12564
Pólo: IEP-Igrejinha Data:21/09/2017
 
Atividades das Aulas 05 a 08
1. Com os exemplos de oficinas, como propostas de educação não formal popular, cite de acordo com a “oficina dos direitos de cidadania”( (DOMBROWSKI et al., 2013)os quatro momentos importantes da oficina.
Primeiro momento-sensibilização
No contexto prático, o primeiro passo para a educação popular é a sensibilização, em que efetuamos uma aproximação do educando com a temática da cidadania, procurando promover a superação da visão parcial e muitas vezes ingênua com a qual o sujeito encara as questões que fazem parte de seu cotidiano.
Segundo momento-aprofundamento do Tema
O aprofundamento do tema é o momento mais longo da oficina, uma vez que nele, os educandos são incentivados a pensar a respeito da sua realidade buscando e sistematizar informações sobre os serviços públicos que são (ou não) colocados à sua disposição.
Terceiro momento – Síntese
O terceiro momento, trata-se de um espaço em que os educandos compartilham experiências, dados e reflexões, para avançarem na direção da construção de um entendimento coletivo sobre a própria realidade, de forma que supere o senso comum.
Quarto momento- conclusão das atividades
Na conclusão das atividades, pode-se propor a realização de fóruns de debate entre os educandos, nos quais eles poderão ser estimados a se comprometerem com a comunidade em busca de seus direitos, por intermédio do encaminhando de propostas de ações que ofereçam sugestões plausíveis para a superação de alguns dos problemas. 
2- O que você entendeu sobre o que uma Instituição Social?
A instituição social é o agrupamento institucional de regras e procedimentos padrões, conhecidos, aceitos e sancionados e valorizados pela sociedade. Para Freitas (2013), o conceito da instituição social tem sido muito utilizado em sociologia, pois por mais que o tema esteja diretamente ligado ao desenvolvimento e estabilidade das condições humanas. As instituições são vistas como soluções as necessidades de diferentes indivíduos ou de uma sociedade em particular que necessitam estar inseridos em um determinado grupo de referência. As instituições são utilizadas como u meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição acontece sem que tenha aparecido antes uma necessidade.
3- O que você entendeu sobre “Terceiro Setor”? ( mínimo 5 linhas) 
Terceiro setor refere-se a uma terminologia sociológica que oferece sentido a totalidade das iniciativas privadas e/ ou atividades públicas com origem na sociedade civil. É uma estrutura básica não-governamental: São privadas, ou seja, não estão ligadas institucionalmente a governos. Exemplo de instituições consideradas de terceiro setor: entidades filantrópicas em geral, instituições em bens lucrativos, ONGS e OSCIP. 
4 ) A educação é dividida em: 
I) EDUCAÇÃO FORMAL é desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. 
II) INFORMAL não está submetida a ordenamentos jurídicos do Estado, estabece toda atividade educativa organizada e sistemática, na qual acontece fora do sistema oficial de ensino, com o objetivo de facilitar determinados tipos de aprendizagem a certos grupos da população.
III) EDUCAÇÃO NÃO FORMAL é a que se aprende "no mundo da vida", por meio de processos de compartilhamento de experiências, especialmente em espaços e ações coletivos rotineiros (GOHN, 2012). 
5- Assinale a alternativa correta:
a) XXXX A afirmação II é falsa.
b) As afirmações I e II são verdadeiras.
c) A afirmação III é falsa.
d) As afirmações II e III são verdadeiras.
e) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
6) Indique a alternativa incorreta. 
a) A gestão deve equilibrar o serviço oferecido em relação aos objetivos prioritários da organização e dos recursos disponíveis; coordenar os serviços estabelecendo critérios e prioridades, tanto para o trabalho individual como para o familiar.
b) A gestão deve encaminhar casos para outros serviços, trabalhá-los em conjunto ou buscar alternativas para as necessidades que se apresentam. 
c) A gestão deve realizar acompanhamentos e avaliar resultados com a equipe de profissionais quando tratar de processos de inclusão.
d) A gestão deve contatar com instituições e grupos facilitando o conhecimento de iniciativas e beneficiando o contato com grupos de pessoas com ideias comuns. 
XX e) A gestão deve afastar-se de grupos de trabalho e reforçar ao máximo o potencial humano.

Outros materiais