Buscar

Apresentação Livro Didático

Prévia do material em texto

RAMOS, Lucas Vinícius da Silva, 1602615
PAP São Lourenço – MG
Análise do livro didático
O livro Oficina de História foi escrito pelos autores Flavio de Campos, Júlio Pimentel Pinto e Regina Claro, o livro faz parte do PNLD 2018,2019 e 2020 está em sua 2° edição, é um manual do professor para o segundo ano do ensino médio no Brasil. Publicado pela editora Leya 
Sede da editora Leya fica em São Paulo – SP
1° edição – publicado em 2015
 
2° edição – publicado em 2016
Fatos históricos que marcaram o ano de publicação do Livro
Em 2016 o país passava por uma grave crise política, com políticos sendo presos pela operação Lava Jato, 
o impeachment da primeira presidente mulher eleita no Brasil Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade fiscal. Onde mais tarde veio a se comprovar a inocência da mesma, não passando de um golpe arquitetado por políticos, banqueiros e o próprio STF.
O ex presidente Luís Inácio Lula da Silva virava réu em 5 processos nas operações Zelotes, Lava Jato e Janus, onde mais tarde veio a se tornar um preso político.
Crise financeira dos estados, ocupação de escolas públicas, Avanço do Zica Vírus, Desabamento da ciclovia no Rio de Janeiro, Tragédia com o avião da Chapecoense, onde houve uma comoção mundial e as eleições municipais de 2016. Com isso posso afirmar que o ano de 2016 foi um ano bastante difícil para os brasileiros, inflação alta, dólar em alta, aumento no preço dos combustíveis, dentre muitos outros fatos que mudaram a questão econômica e social do país.
Análise da Obra
O livro tem o compromisso de formar cidadãos críticos e participativos na era dos direitos, propondo indicações temáticas e discussões de temas transversais como a ética e pluralidade cultural. São perspectivas teóricas e pedagógicas sobre a tão importância do ensino de história na atualidade. Textos voltados a história em uma conjuntura crítica e de construção da cidadania. 
O Manual do Professor é composto, por comentários destinados ao professor, o volume contêm 384 páginas, organizados em 7 tópicos: Apresentação; Ofício de educador; Educação e Ensino de História; A concepção de História; Projeto interdisciplinar; Orientações específicas de cada capítulo; Referências, nos quais há uma breve apresentação da temática, das competências e habilidades e dos objetivos de trabalho. 
Para o segundo ano do ensino médio o livro é dividido da seguinte forma: 1.Direitos Humanos; 2. A dominação da América e a visão do outro; 3.Colonização da América: exploração e resistência; 4.Direitos na América Latina; 5.O imperialismo na Ásia; 6.África: do escravismo ao imperialismo; 7.As emancipações nacionais na Ásia e na África; 8.A era da globalização; 9.Direitos violados; 10.Conquistas nas lutas pelos direitos humanos.
Conclusão
Após uma análise crítica e profunda, pude concluir que o livro está apto a oferecer o melhor aos alunos do 2° ano do ensino médio, o mesmo se apresenta com ideais e propostas coesas que trarão o melhor entendimento e aprendizado dos alunos, despertando lhes um pensamento crítico e apolítico sobre os fatos ocorridos na história, os transformando em seres pensantes e com razão e entendimento próprio.
O professor tem em suas mãos um ótima obra que o permitirá trabalhar de forma clara e dar o melhor de si para os alunos, para que lá na frente possam participar de concursos, vestibulares e o ENEM sem a dificuldade e o entendimento das matérias abordadas.

Continue navegando