QUESTÕES OBJETIVAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
31 pág.

QUESTÕES OBJETIVAS DE COMÉRCIO EXTERIOR


DisciplinaComércio Exterior2.706 materiais17.271 seguidores
Pré-visualização10 páginas
1-As organizações bancárias privadas e os bancos governamentais ofertam diferentes linhas de financiamento, auxiliando as empresas de comércio exterior. As exportações são ainda mais privilegiadas com estas linhas de financiamento, pois ajudam aumentar a produtividade do mercado interno e também na criação de empregos e renda para a população brasileira. O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) é uma destas linhas de financiamento que beneficiam os exportadores. Sobre o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O ACC é possível somente se o exportador já tiver o contrato fechado e com previsão de embarque da mercadoria.
( F ) O ACC é solicitado pelo exportador após o embarque da mercadoria, na qual tenha sido negociada anteriormente.
( F ) O ACC tem o prazo máximo de 390 dias.
( V ) O ACC tem prazo de adiantamento de 360 dias.
2-A Secretaria da Receita Federal (SRF) é um órgão subordinado ao Ministério da Fazenda que, além de ser responsável pela administração de tributos de competência da União relacionados à previdência, é também responsável por prevenir e combater o descaminho, o contrabando, a pirataria, a fraude comercial, a sonegação fiscal, o tráfico de drogas e de animais em extinção e demais atos ilícitos relacionados ao comércio internacional. A fiscalização aduaneira é de responsabilidade da Secretaria da Receita Federal e o território aduaneiro compreende todo o território nacional. O território aduaneiro é dividido em zona primária e zona secundária. Sobre a zona primária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Zona primária abrange o espaço aéreo e as águas territoriais.
( V ) Zona primária abrange a área terrestre nos aeroportos alfandegados.
( V ) Zona primária abrange os pontos de fronteira alfandegados.
( V ) Zona primária abrange a área aquática ou terrestre, contínua ou descontínua, nos portos alfandegados.
FONTE: RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Secretaria da Receita Federal. Disponível em: <http://idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/institucional>. Acesso em: 25 jan. 2017.
3-Consideram-se capitais estrangeiros para os efeitos da Lei n° 4.131 os bens, as máquinas e os equipamentos ingressados no Brasil que sejam destinados à produção de bens ou serviços, bem como os recursos financeiros ou monetários introduzidos no país para aplicação em atividades econômicas. Em ambas as hipóteses, o referido capital deve pertencer a pessoas físicas ou jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no exterior. É assegurado ao capital estrangeiro tratamento jurídico idêntico ao capital nacional, proibida qualquer discriminação não prevista em lei. Há disposições que devem ser observadas com relação a investimentos estrangeiros em setores específicos da economia, como é o caso dos investimentos em instituições financeiras, em energia nuclear, propriedade e administração de jornais, revistas e demais publicações, assim como em redes de rádio e televisão, entre outros. No Brasil, temos alguns canais principais que são responsáveis pela entrada de capitais estrangeiros. Sobre as principais formas de entrada de capital estrangeiro em nosso país, analise as opções a seguir:
I- Importação de bens sem cobertura cambial. CORRETA
II- Negociação de derivativos com os fundos de investimentos. ERRADA
III- Investimento em moeda. CORRETA
IV- Mercado de capitais. CORRETA
V- Investimentos compensatórios. ERRADA
VI- Conversão de créditos externos. CORRETA
4-Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro. Por exemplo, quando um brasileiro decide viajar para o exterior e precisa de moeda estrangeira, o agente, autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio, recebe dele a moeda nacional, trocando pelo equivalente em moeda estrangeira. Já quando um estrangeiro quer converter em reais a moeda de seu país, ou de qualquer outra nação, o agente autorizado compra aquela moeda e lhe entrega os reais correspondentes, sempre levando em conta a taxa de câmbio do dia, que nada mais é do que o preço da moeda estrangeira na moeda nacional. O mercado de câmbio é subdividido em várias modalidades. Sobre o mercado de câmbio, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primário.
II- Manual.
III- Futuro.
IV- À vista.
( II ) Operações de compra e venda de moeda estrangeira em espécie, ou seja, moeda nacional trocada pela estrangeira para ser utilizada por turistas.
( I ) As operações cambiais realizam-se entre instituições bancárias e não clientes.
( III ) Operação de câmbio com liquidez vindoura sobre contratos com datas preestabelecidas em moeda nacional ou estrangeira sem sofrer alteração de valor.
( IV ) Entrega das divisas utilizadas entre vendedor e comprador ocorrem imediatamente .
5-Nem todos os povos têm as mesmas crenças e os mesmos costumes. Ao negociarmos com outros países, defrontamo-nos com comportamentos e hábitos distintos. Desrespeitar ou desconhecer crenças e costumes dos clientes de diferentes países pode provocar insatisfação e até mesmo representar ofensas aos clientes. Havendo sentimentos negativos nos clientes, gera-se um clima ruim na negociação, que pode, inclusive, inviabilizar o negócio. Os países têm diferentes culturas, costumes e tradições. Portanto, é fundamental conhecer os hábitos e os costumes dos países que mantêm-se negócios. Qual é o país que tem como costume trocar cartões nos primeiros encontros comerciais?
( ) Arábia.
( ) Austrália.
( X ) China.
( ) Japão.
6-Com o objetivo de ampliar a base exportadora, são oferecidas linhas de financiamento especificamente destinadas a propiciar recursos aos exportadores para a produção (fase pré-embarque) e a comercialização (fase pós-embarque) de seus produtos destinados ao exterior. Por meio de mecanismos de financiamentos, proporciona-se ao produto a ser exportado melhores condições de competitividade na comercialização com o exterior. Para isto, os bancos oferecem diversas linhas de crédito dependendo do tipo de atividade relacionada aos exportadores e/ou aos importadores. Com relação às linhas de crédito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O Adiantamento do Contrato de Câmbio é a modalidade de financiamento de exportação que antecipa a importância em moeda nacional ao exportador sobre o contrato de câmbio para cobertura para embarque da mercadoria ou para produção de suas mercadorias.
( V ) O Programa de Financiamento às Exportações brasileiras tem o suporte do Governo Federal através do Banco do Brasil às exportações de bens e serviços.
( F ) O Adiantamento sobre Cambiais Entregues podem ser contratadas antecipadamente num prazo de 390 dias antes do embarque da mercadoria e o exportador tem o mesmo prazo para efetuar a liquidação do adiantamento.
( F ) O Finamex é uma modalidade de financiamento que abrange a modalidade de pré-embarque para produção de máquinas e equipamentos num prazo de liquidação de 360 dias.
7-Diversas medidas e ações formam as políticas comerciais que norteiam as transações comerciais do nosso país com o mundo. O Governo Federal sanciona as medidas e os ministérios e órgãos competentes responsáveis pelo gerenciamento. As políticas comerciais determinam a abertura de mercado que pode ser maior ou menor dependendo do período e situação do país. Sobre os instrumentos e ações desenvolvidos para os acordos comerciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) São desenvolvidos subsídios para estimular as exportações.
( V ) São desenvolvidos tarifas e cotas tarifárias.
( F ) São desenvolvidas ações de liberdade cambial.
( V ) São desenvolvidas barreiras não tarifárias para proteger a indústria nacional.
8-Os centros financeiros são sinônimos de países que atraem os investidores estrangeiros. Os investidores estrangeiros aplicam seu dinheiro em diferentes países, através de investimentos realizados nas bolsas de valores desses