Buscar

Direito Humano à alimentação adequada

Prévia do material em texto

Direito Humano à alimentação adequada
UNIVERSIDADE POTIGUAR
CURSO DE NUTRIÇÃO
ETICA E PROFISSIONALISMO EM NUTRIÇÃO
DOCENTE: TERESA ELIZA
DISCENTES: ANA KELLY DE SOUSA SIMÃO E PAULA RAFAELLA C. DE FRANÇA
O que são direitos humanos? 
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”
O artigo I a “Declaração Universal dos Direito Humanos”. http://www.onu- brasil.org.br/documentos_ direitoshumanos.php
O direito humano a alimentação adequada 
“O direito humano à alimentação adequada (DHAA) é “um direito humano inerente a todas as pessoas de ter acesso regular, permanente e irrestrito, quer diretamente ou por meio de aquisições financeiras, a alimentos seguros e saudáveis, em quantidade e qualidade adequadas e suficientes, correspondentes às tradições culturais do seu povo e que garantam uma vida livre do medo, digna e plena nas dimensões física e mental, individual e coletiva”. (Relator ONU, 2002)
Fatores importantes do DHAA
As obrigações do Estado Brasileiro
“Constituição Federal – Capítulo II Dos Direitos Sociais Art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Artigo com redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000) e (Artigo com nova redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)”.
Obrigações do Estado em relação ao DHAA 
Discussão: 
O Brasil não enfrenta limitações de recursos para assegurar o DHAA. O país possui recursos suficientes para garantir os direitos humanos de forma progressiva. O que temos é um sério problema de acesso aos alimentos por aqueles que não têm renda suficiente para a aquisição ou não tem acesso à terra para a sua produção. Na prática, existem ainda uma série de obstáculos para a realização efetiva dos direitos humanos para uma grande parcela da população. O Brasil é um país de contrastes com alto grau de desigualdade que se expressa na concentração da riqueza, da terra e da renda. Isso se reflete na estrutura política do país, determinando que pequena elite econômica detenha a maior fatia da renda nacional e, de outro lado, parcela considerável da população vive em extrema pobreza e totalmente sem acesso às riquezas existentes. 
I artigo:
Discussão: As políticas públicas têm a função de garantir a realização dos direitos constitucionais e devem ser elaboradas em conformidade com os preceitos relativos ao direito humano à alimentação adequada. Os gestores públicos, em todas as esferas de governo, devem fazer todo empenho pela adoção de políticas públicas para a realização deste direito, sob pena de constituírem-se em violadores do direito à alimentação.
II Artigo:
Discussão: A inclusão do direito não é o suficiente para garantir a todos uma alimentação adequada e saudável. Ainda há muitos passos a serem dados para o país acabar com a fome e efetivamente garantir o direito humano à alimentação adequada a todo seu povo. Temos pela frente desafios a serem enfrentados, como a falta de informações por parte da população e dos operadores de direito; a limitação do acesso à terra, à água e ao trabalho, especialmente das populações mais pobres, além dos projetos de leis e leis que ameaçam o direito à alimentação. 
III Artigo:
 Discussão: A realização efetiva dos Direitos Humanos pressupõe, para os titulares de direitos, o direito de exigir o cumprimento dos acordos, tratados e demais normas relativas a estes direitos. Para tanto, os Estados têm a obrigação de criar e fortalecer instrumentos e instituições para que todos os habitantes do seu território possam efetivamente reclamar os seus direitos. Tais instrumentos e instituições devem ser instituídos no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 
IV Artigo:
Referências Bibliográficas:
 Recine E. e Leão M. – ABRANDH, dialogando sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada no contexto do SUS, Série F. Comunicação e Educação em Saúde, Brasília – DF 2010 Disponível em: http://ecosredenutri.bvs.br/cursos/curso_dialogando_online/home.html acesso em: 23.03/19
NATIVIDADE, Oliveira Marisa. “Cidadania e direito humano à alimentação adequada no brasil: problematizações”

Continue navegando