Buscar

Aumento das DSTs entre jovens brasileiros Katiane

Prévia do material em texto

Aumento das DSTs entre jovens brasileiros
 O aumento no número de casos que envolvem as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), entre os jovens brasileiros, é uma preocupação para a sociedade. De maneira análoga, percebe-se que a falta de conhecimento na educação sexual dos jovens rompe essa harmonia de acordo com o filósofo do período iluminista ,John Locke, o ser humano nasce como uma tábua rasa,em que sua consciência é criada a partir do seu meio de vivência. Desse modo, é importante, por exemplo, que o governo invista em profissionais especializado em DSTs, e campanhas sociais de conscientização para diminuir os números cada vez maiores da doença. 
 Segundo os dados do Ministério da Saúde (MS), em 2016, foram notificados em todo o Brasil mais de 87 mil casos de sífilis, que é uma das principais DST’s, no qual corresponde aproximadamente a 6,5 casos por 100 mil habitantes. Uma das determinantes causas do aumento de doenças sexualmente transmissíveis é falta mencionar sobre o tema sexo ainda gera bastante repercussão entre muitas famílias e essa ausência de diálogo repercute negativamente na prevalência das DSTs, ademais grande parte das escolas não possuem matérias específicas para abordar o tema. Para o filósofo e matemático Pitágoras: “Deve-se educar as crianças, para que os homens não sejam penalizados”. 
 Outro fator que merece destaque é o pequeno número de equipes de saúde especializado em DSTs, profissionais que não recebem capacitação específica e acabam despreparados para explanar sobre o assunto, bem como tratar. Sendo assim, a vulgarização do assunto entre os jovens está cada vez mais presente, por fatores como a falta de receio de contrair essas doenças e por algumas DST’s possuírem tratamentos que contribuem para que os doentes vivam tranquilamente na sociedade. De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População (PCAP), em 2013, 43,4% dos jovens entrevistados não se protegeram durante o sexo, ou seja, os jovens estão presumindo erroneamente que as DST’s são mazelas de um passado recente e que não estão mais susceptíveis a contrair as mesmas.
O aumento de doenças sexualmente transmissíveis, portanto, vem aumentando principalmente devido a ausência de proteção e a banalização do assunto entre os jovens brasileiros. Tendo em vista, medidas são necessárias para resolver a problemática. Dessa forma, é de extrema importância que o Ministério da Saúde comece a trabalhar mais com esse tipo de público, com propagandas publicitárias na principais mídias sociais, visto que é um meio mais acessado por jovens, mostrando as graves consequências das DST’s e seus impactos na vida pessoal, como a susceptibilidade à acometer outras doenças, tudo isso com o objetivo de diminuir os índices de jovens com esse tipo de enfermidade e uma garantir uma futura geração com mais saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina