Buscar

Geografia Agraria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Geografia Agraria Apol 2019
Questão 1/4 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O processo de mundialização do capital atuou integrando o capital em escala mundial, criando as empresas mundiais por meio das fusões, associações e aquisições das empresas internacionais ou nacionais. [...] A mundialização do capital trazia consigo a hegemonia das multinacionais como expressão de um capitalismo disposto a superar as contradições geradas pela disputa de mercados e fontes de matérias-primas entre as empresas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A mundialização da agricultura brasileira. Anais. VI Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. <http://www.6cieta.org/arguivos-anais/Ariovaldo%20%20Oliveira.pdf>. Acesso em 09 abr. 2017. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Geografia agrária sobre as duas faces da mundialização da agricultura capitalista, isto é, a “territorialização do capital” e a “monopolização do território”, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A monopolização do território e a territorialização do monopólio são duas lógicas totalmente diferentes, contudo ambas fazem parte da 
mundialização da agricultura capitalista.
	
	B
	A territorialização do monopólio acontece quando o proprietário da terra e o capitalista não são a mesma pessoa.
	
	C
	A monopolização do território acontece quando o capitalista é também o proprietário da terra.
	
	D
	A territorialização do monopólio é um modelo produtivo que opera baseado na lógica de distribuição de rendimentos das cooperativas.
	
	E
	A monopolização do território é um modelo produtivo que prioriza a produção de culturas variadas em um cenário poliforme.
Questão 2/4 - Geografia Agrária
Considere a seguinte informação: 
“[...] As ocupações rurais não agrícolas (ORNA), bem como outros elementos do novo rural brasileiro parecem estar associados e bastante próximos à Recampenização no Brasil, o que pode diferenciar da Holanda, pois em nosso País, o [trabalho] rural não agrícola torna-se também possibilidade, medida e forma de evitar a pobreza rural, bem como condições baixas de reprodução social. O que nos países da Europa pode parecer opção de vida e mesmo prática de consciência ambiental é muitas vezes no Brasil, uma necessidade e maneira de integrar e inserir-se na organização produtiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINELLO, Andrpe Sousa. Recampenização e impérios alimentares: conceitos e casos no Brasil atual. Congresso Internacional de História. Maringá/PR, p. 1-16, 2009. < http://www.pph.uem.br/cih/anais/trabalhos/163.pdf >. Acesso em: 27 jun. 2017. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a ocupação do campo brasileiro e, mais especificamente, sobre o que caracteriza o processo de recampezinação, leia as seguintes proposições e assinale a alternativa correta:
	
	A
	Pode-se afirmar que a recampenização, no Brasil, é a migração para o campo e a reconstituição da organização camponesa por 
massas de ex-escravos.
	
	B
	Pode-se afirmar que a recampenização, no Brasil, é uma forma de êxodo rural desempenhado por grupos de camponeses.
	
	C
	A recampenização brasileira foi estimulada pelo receio dos proprietários de terras com a questão ambiental e, consequentemente,
 com as suas produções.
	
	D
	A recampenização, no Brasil, foi estimulada pelos conflitos entre as diferentes classes da elite agrária.
	
	E
	A recampenização brasileira é o processo que beneficiou a migração de ex-escravos para o campo fornecendo a eles o acesso
 à propriedade das terras.
“[...] o cultivo da cana-de-açúcar, cultura ligada à agricultura capitalista, ao agronegócio, [é] altamente poluente e predatória para os recursos naturais e para a sociedade, por colocar em risco a produção de alimentos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THOMAZ, Fernanda. O modelo socialista de cooperativa de produção agrícola (CPA-MST): contradições e avanços – estudo de caso de Copava. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/2010_FernandaThomaz.pdf>. Acesso em 09 abr. 2017. 
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Geografia agrária sobre a agricultura capitalista, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A agricultura capitalista ou agronegócio visa o lucro, a propriedade da terra e todas as formas de cultivo.
II. ( ) A agricultura capitalista deve ser vista como o modelo mais sustentável e coerente para o desenvolvimento da sociedade, já que consegue diminuir os custos na produção e aumentar os lucros.
III. ( ) Em países subdesenvolvidos, é comum que a terra seja destinada à produção agrícola baseada na monocultura.
IV. ( ) A indústria e a agricultura familiar são parceiras na produção e é possível afirmar que essa parceria faz parte da agricultura capitalista. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – V– V
Questão 4/4 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
"[...] a existência da brecha camponesa não põe em dúvida a existência de um modo de produção escravista nas Américas, já que as atividades autônomas dos escravos eram secundárias em relação ao escravismo dominante, além de contribuírem para a própria reprodução do escravismo". 
	
	A
	Tal conceito está atrelado falhas nos processos de resistência camponesa ao longo 
da história brasileira.
	
	B
	A expressão conceitual "brecha camponesa" diz respeito aos processos de fuga de
 camadas desfavorecidas da população brasileira em direção ao interior do país. 
Na condição de camponeses, os escravos e os pobres buscavam um modo de vida mais
 livre e autônomo.
	
	C
	"Brecha camponesa" é um termo utilizado para evidenciar o domínio das elites sobre
 a população mais pobre do país, grande parte situada no campo brasileiro.
	
	D
	O conceito de "brecha camponesa" pode, atualmente, ser comparado ao conceito
 de "reforma agrária", tendo em vista as reivindicações da população do campo no país.
	
	E
	O termo "brecha camponesa" se refere à transição promovida entre as terras públicas
 para as terras privadas, sobretudo por meio da normativa da Lei de Terras.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCIA, Simone Pereira; BASTOS, Cecília Maria Chaves Brito. Ciro Flamarion S. Cardoso e a questão da brecha camponesa. Revista Tempo Amazônico, ANPUH – Amapá, v. 1, n. 1, jan./jun., p. 5-16, 2013. 
Levando em conta os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre o conceito de "brecha camponesa", analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando