Buscar

1ªLista Exercicio Manutenção Industrial Resposta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
	FACULDADE DE ARACRUZ
	
� 
	
	DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
	
	1ª LISTA DE EXERCÍCIOS - 2012/01
Disciplina: Manutenção Industrial		Período: 9º 	 Turma: B e C	Data: 20/03/2012
Quais os principais termos de manutenção padronizados pela norma ABNT NBR 5462 utilizados no Brasil? Defina cada um.
Item - qualquer parte, componente, dispositivo, subsistema, unidade funcional, equipamento ou sistema que possa ser considerado individualmente.
Defeito - Qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos.
Falha - Término da capacidade de um item desempenhar a função requerida.
Pane - Estado de um item caracterizado pela incapacidade de desempenhar uma função requerida.
Manutenção - Combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida. A manutenção pode incluir uma modificação de um item.
Manutenção Corretiva - Manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.
Manutenção Preventiva - Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
Reparo - Parte da Manutenção corretiva na qual são efetuadas as ações de manutenção efetiva sobre um item, excluindo-se os atrasos técnicos.
Comente o que você entendeu sobre Objetivos da Manutenção.
A definição dos Objetivos da Manutenção tornou-se uma tarefa complexa e tem mudado muito rapidamente, variando de acordo com a empresa, com o seu ramo de trabalho, o seu mercado consumidor, e em especial com os interesses e diretrizes dos seus controladores, não sendo possível atualmente pensar em padronizar "Objetivos da Manutenção", que possam atender a todas as empresas.
Defina Confiabilidade e explique por que na prática ela não é igual a 100%.
“Confiabilidade é a probabilidade de um item poder desempenhar uma função requerida, sob dadas condições, durante um intervalo de tempo” (ABNT 5462)
A utilização deste conceito probabilístico na prática, leva à conclusão de que é impossível projetar um equipamento ou dispositivo inteiramente a prova de falhas.
Quais os tipos de Confiabilidade? Explique sobre a Variação de Confiabilidade Operacional x Manutenção.
Todo componente ou equipamento tem uma "Confiabilidade Inerente" ou Original que depende da qualidade do projeto, da fabricação e da montagem.
Ao se iniciar a operação de um item qualquer, os mecanismos de avarias, vão diminuindo a sua confiabilidade e temos então uma "Confiabilidade Operacional" (normalmente menor que a confiabilidade inerente) decrescente que tem ser manada acima de um patamar mínimo necessário à produção.
Em circuitos hidráulicos e eletrônicos podemos utilizar a associação de componentes em série e em paralelo. Supondo um sistema com 3 componentes cuja Confiabilidade de cada um são 99,5%, 98,7% e 97,3% respectivamente. Qual a Confiabilidade do sistema em série e em paralelo? Agora, se colocarmos os dois sistemas 1 e 2 do exemplo anterior conectados em série e acrescentarmos um 3º subsistema 3 com Confiabilidade iguala 98,2065%, em paralelo, qual seria a Confiabilidade do sistema?
5.1) Sistema em Série: Rs = R1 x R2 x R3 x ... x Rn
Rs = 0,995 x 0,987 x 0,973 = 0,9555
Rs = 95,55%
5.2) Sistema em Paralelo:
Rs = 1 - (1- R1) (1-R2) (1-R3) x ... x (1-Rn)
Rs = 1-(1-0,995)(1-0,987)(1-0,973)
Rs = 1-(0,005 x 0,013 x 0,027) = 0,9999
Rs = 99,99%
5.3) Sistema em Série e em Paralelo:
R1-2 = 0,9555 x 0,9999 = 0,9554
Rs = 1-(1-0,9554)(1-0,982065) = 1-(0,0446 x 0,17935) = 0,9992
Rs = 99,92%
Quais são as fases de padrão de falhas dos equipamentos ao longo da sua vida e como podemos entendê-la?
Falhas Iniciais ou Prematuras - são falhas provenientes do projeto, da fabricação e da montagem.
Operação Normal - são falhas ao longo do tempo de funcionamento normal, em função dos processos naturais de desgaste, corrosão, fadiga, das falhas aleatórias e dos acidentes operacionais.
Envelhecimento - Fim de vida útil - deve ser reparado ou substituído.
O que devemos fazer quando os componentes de um equipamento chega na fase de envelhecimento?
Devem ser reparado ou substituído.
Por que, atualmente, está-se substituindo a manutenção preventiva tradicional baseada no tempo pela manutenção preventiva baseada na condição?
Porque os erros humanos são responsáveis por uma grande quantidade de falhas dos equipamentos de produção. Assim, deve haver uma consciência que toda vez que se realizar revisões e reparos com desmontagem e montagem, existe uma grande possibilidade de erros humanos que vão levar à falhas que não aconteceriam, caso não houvesse a intervenção.
Defina Mantenabilidade e quais são os fatores que lhe influência?
Capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos. Do ponto de vista prático deve ser entendida como "o grau de facilidade de execução de manutenção do equipamento em questão".
Fatores de Projeto para aumento de Mantenabilidade:
Padronização e Intercambialidade de Componentes;
Facilidade de Acesso, Limpeza e Desmontagem;
Melhoria das Condições de Trabalho durante a manutenção (Segurança, Conforto, etc);
Instruções de Manutenção e Desenhos de Fabricação de Sobressalentes Adequadas;
Facilidades de Inspeção;
Facilidade de Troca de Peças;
Não Necessidade de Regulagens Complexas Após Desmontagem;
Facilidade de detecção de falhas com Indicadores de Anormalidades (Vibração, Temperatura, etc).
Fatores Operacionais para aumento da Mantenabilidade:
Capacitação e habilidade do pessoal
Facilidade de obter Assistência Técnica
Disponibilidade de Peças, Ferramentas e Materiais
Catálogo de Peças, Manuais, etc
Localização das Oficinas e Almoxarifados
Controle de Estoques
Logísticas de Manutenção.
Defina Disponibilidade e quais são os fatores da qual ela depende?
É a Probabilidade de bom funcionamento de um dispositivo, em um certo momento ou durante um intervalo de tempo dado. De maneira simples a Disponibilidade pode ser definida como a probabilidade de operação normal do equipamento.
A Disponibilidade depende da Confiabilidade (Número de paradas por falha) e da Mantenabilidade (rapidez com que as falhas são corrigidas, liberando o equipamento para operação). Quanto maior a Confiabilidade e a Mantenabilidade de um equipamento, maior será a sua Disponibilidade.
O que o Custo do Ciclo de Vida representa e quais são as etapas numa instalação industrial?
O Custo do Ciclo de Vida representa a soma de todos os custos, com um Item de Produção (Componente, Sistema, Equipamento ou Instalação), desde a sua fase de implantação até o seu final de vida útil. Pode ser dividido nas seguintes etapas: 1. Custo de Engenharia Básica; 2. Custo de Projeto; 3. Custo de Fabricação; 4. Custo de Montagem; 5. Custo de Manutenção.
Analisando os exemplos de Custo do Ciclo de Vida das páginas 14 e 15 (apostila) o que podemos concluir?
O custo de aquisição pode ser maior inicialmente, porém se a qualidade e custos de operação e manutenção for menor, numa comparação de mesma base, o custo final será menor do que apresentado pelo menor custo inicial.
Qual a influência da manutenção na fase de implantação de um equipamento?
A maioria das falhas dos equipamentos é provocada por deficiências ou pomos fracos da fase de Implantação. Por outro lado o custo de correção destes problemas é tanto menor quanto mais cedo forem corrigidos em termos de Ciclo de Vida. Assim, deve existir uma consciência que a manutenção deve começar na fase de implantação, para aumentar a Confiabilidade dos equipamentos (reduzir falhas futuras)
e reduzir o seu Custo de manutenção.
Quais os tipos de manutenção segundo a ABRAMAN? Defina cada um deles e dê exemplos dos mesmos.
Manutenção Preventiva por Tempo - É a manutenção preventiva programada segundo critérios sistemáticos pré-estabelecidos, geralmente em função do tempo de funcionamento. Inclui Lubrificação, Rotinas e Grandes Reparos, Grandes Paradas ou Revisão Geral. Os critérios sistemáticos podem ser: dias de calendário, quilômetros rodados, horas de funcionamento, horas de voo, por unidades fabricadas, etc.
Manutenção Preventiva por Estado - A manutenção preventiva efetuada em função da detecção de variação da condição operativa através do acompanhamento ou controle preditivo de parâmetros do item em questão, que indicam a necessidade de correção, antes do aparecimento de uma falha. É necessário haver uma sistemática de Inspeção dos equipamentos - que pode ser Sensitiva e Preditiva;
Manutenção Corretiva - Manutenção efetuada após ocorrência de uma falha destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida
Defina inspeção e quais os tipos?
Inspeção é a análise sistemática das condições operacionais de um item, verificando o seu estado real em relação às condições operacionais exigidas, determinando os defeitos que devem ser corrigidos para evitar falhas e preservar o desempenho operacional do item;
Inspeção Sensitiva ( quando são utilizados apenas os sentidos humanos para se verificar o estado real de um item;
Inspeção Preditiva ( quando são utilizados instrumentos de medição para determinação de um parâmetro do item, indicador do estado real do mesmo (vibração, pressão, temperatura, corrente elétrica, etc).
Olhando para os gráficos das páginas 23 e 24 trace um comparativo, do ponto de vista econômico, entre as manutenções preventiva x corretiva.
Do ponto de vista econômico existe um pomo ideal em que o aumento do nível de manutenção preventiva gera um custo maior do que a diminuição de despesas provenientes da redução da manutenção corretiva. Assim, vai haver sempre uma manutenção corretiva residual que não é econômico eliminar.
A estratégia de manutenção será função do planejamento da produção. Existem dois objetivos possíveis para a manutenção:
Assegurar a disponibilidade máxima dos equipamentos;
Otimizar os custos para um nível de disponibilidade pré-determinado.
a figura mostra a incompatibilidade em se obter a máxima disponibilidade com custo mínimo.
Quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de estrutura organizacional de manutenção?
1 - Manutenção Centralizada
Vantagens
Economia de Mão de Obra devido às facilidades de cobrir flutuações de necessidades e remanejar pessoal;
Possibilidade de otimização de recursos, em geral, devido ao gerenciamento unificado;
Desenvolvimento uniforme da manutenção;
Maior profissionalização do pessoal.
Desvantagens
Demora e pouca flexibilidade no atendimento à operação e aos serviços em geral;
Dificuldade de visão de produção e das necessidades da mesma;
Atritos entre a operação e manutenção;
Aumento da burocracia da manutenção.
2 - Manutenção Descentralizada
Vantagens
Rapidez de atendimento à operação e aos serviços em geral;
Maior conhecimento dos equipamentos, aumentando a velocidade e a qualidade de atendimento;
Interação da operação com a manutenção, facilitando a participação da operação nos serviços de manutenção.
Desvantagens
Maior necessidade de mão de obra de manutenção;
Dificuldade de otimização de recursos;
Possibilidade de crescimentos desuniforme da manutenção das várias áreas;
Perda da profissão manutenção.
Qual a conclusão que podemos ter a respeito da estrutura ideal?
É fácil concluir que não existe uma estrutura ideal, porque as desvantagens da centralização são vantagens na descentralização e vice-versa. Dependendo da época e de quem está analisando, sempre haverá motivos para centralizar o que estiver descentralizado e para centralizar o que estiver descentralizado. O que se tenta fazer é criar estruturas que incorporem vantagens de ambos os tipos, procurando-se conseguir uma distribuição racional do efetivo da manutenção, uma boa interação com a Operação e uma utilização de Serviços de Terceiros.
� EMBED Visio.Drawing.11 ���
� EMBED Visio.Drawing.11 ���
� EMBED Visio.Drawing.11 ���
_1393923527.vsd
1
2
n
_1393924476.vsd
4
5
n
2
3
1
_1393924588.vsd
0,9999
0,982065
0,9555
2
3
1
_1393923217.vsd
1
2
3
Rn
99,5%
98,7%
97,3%

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando