Buscar

MICROORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Vírus, bactérias e fungos podem ser encontrados nos mais diversos ambientes, embora não sejam visíveis à olho nu. Nesse sentido, são classificados como microorganismos. Os microrganismos interagem com o ambiente e com nós, seres humanos, das mais variadas formas.
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS
CÓLERA
A Cólera é uma enfermidade causada por um microorganismo cujo nome é Vibrio cholerae, o vibrião colérico é uma bactéria que tem a capacidade de se multiplicar em grande velocidade dentro do intestino humano. Esta bactéria provoca fortes reações de fermentação dentro do aparelho digestório e libera uma potente toxina “desencadeadora” de intensa diarréia. Seu contágio se dá principalmente através da água e de alimentos contaminados pelo vibrião colérico, este, depois de ingerido, multiplica-se rapidamente no intestino delgado. 
LEPTOSPIROSE
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
SÍFILIS
Sífilis, ou lues, é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de 10 a 90 dias.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS 
AIDS
AIDS é uma doença crônica causada pelo vírus HIV, que danifica o sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo lutar contra outras infecções (tuberculose, pneumocistose, neurotoxoplasmose, entre outras). A Aids também facilita a ocorrência de alguns tipos de câncer, como sarcoma de Kaposi e linfoma, além de provocar perda de peso e diarreia.HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana (human immunodeficiency virus), que é o causador da aids. O HIV é uma infecção sexualmente transmissível, que também pode ser contraída pelo contato com o sangue infectado e de forma vertical, ou seja, a mulher que é portadora do vírus HIV o transmite para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.
CATAPORA
A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, um integrante da família do herpes-vírus, que também é responsável pela herpes zóster (doença conhecida como cobreiro) em adultos. 
SARAMPO
O sarampo é uma doença contagiosa que aparece com febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas. A doença é causada por um vírus chamado Morbillivirus, e é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos.
DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS
MICOSES 
As micoses (infecções da pele causadas por fungos dermatófitos) encontram-se entre as doenças mais frequentes que afectam o ser humano. As micoses superficiais dividem-se em dermatofíticas e não dermatofíticas, conforme o microrganismo pertença ou não aos chamados fungos dermatófitos. Esta é a denominação comum dos fungos dos géneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton, que se caracterizam por apresentar queratinofilia, ou seja, que crescem bem na presença de queratina, proteína que é um constituinte importante tanto da pele como de unhas e cabelos. Por isso, estes fungos geralmente só afectam a epiderme, a camada mais superficial da pele, as unhas e os pêlos. Provocam doenças muito variáveis, desde sintomas ligeiros até lesões com pus e inflamação, em geral, as que são conhecidas como dermatofitoses.
CANDIDÍASE
A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região. O micro-organismo vive normalmente no organismo sem causar danos, mas, em situações de desequilíbrio, aumenta a população e passa a ser danoso para o corpo. Isso acontece especialmente entre as mulheres, já que o fungo habita a flora vaginal.
PNEUMOCISTOS
É uma doença infecciosa causada pelo microrganismo Pneumocystis carinii, um fungo, que hoje é chamado por Pneumocystis jaroveci ou jirovecii pelos especialistas. Caracteriza uma pneumonia por pneumocistos, também conhecida por “pneumonia pneumocística” ou PPC. Esse microrganismo se aloja nos pulmões do paciente.
REFERENCIAS
http://interozone.com.br/microrganismos-o-que-sao-suas-causas/; https://www.todabiologia.com/doencas/colera.htm
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/leptospirose; https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sifilis/
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/aids; https://www.minhavida.com.br/saude/temas/catapora
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/sarampo; https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/micoses-superficiais-da-pele
https://saude.abril.com.br/medicina/candidiase-tratamento-sintomas-e-prevencao/
https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-pneumocistose-tratamento-sintomas-prevencao-e-mais/

Continue navegando