Buscar

Adg1 Aptidão Física, Saúde e Esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg1 - Aptidão Física, Saúde e Esporte
1) A inatividade física é um dos principais fatores de risco no mundo. A Organização Mundial de Saúde dispõe um conjunto de recomendações para a realização de atividade física. Esta instituição definiu três diferentes grupos etários: 5 aos 17 anos, 18 aos 64 anos e para mais de 65 anos e tem indicações específicas para cada um deles sobre o tipo e a quantidade mínima de minutos de atividade física por dia e/ou por semana.
João é um ativo senhor de 60 anos de idade. A recomendação da Organização Mundial da Saúde, para João é:
Alternativas:
a) Realizar no mínimo 300 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana ou pelo menos 150 minutos de atividade vigorosa de atividade física aeróbica por semana a fim de   melhorar as funções cardiorrespiratórias e musculares.
b) Realizar no mínimo 200 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana ou pelo menos 90 minutos de atividade vigorosa de atividade física aeróbica por semana a fim de   melhorar as funções cardiorrespiratórias e musculares.
c) Realizar no mínimo 30 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana ou pelo menos 30 minutos de atividade vigorosa de atividade física aeróbica por semana a fim de   melhorar as funções cardiorrespiratórias e musculares.
d) Realizar no mínimo 400 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana ou pelo menos 300 minutos de atividade vigorosa de atividade física aeróbica por semana a fim de   melhorar as funções cardiorrespiratórias e musculares.
e) Realizar no mínimo 150 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana ou pelo menos 75 minutos de atividade vigorosa de atividade física aeróbica   por semana a fim de melhorar as funções cardiorrespiratórias e musculares.
2) As definições para a aptidão física, saúde e esporte são controversas e, nem sempre convencionadas. Guedes e Guedes (1995) faz uma definição que resulta na frase "é a habilidade que nosso corpo possui para se adaptar aos esforços físicos moderados ou vigorosos, sem que ocorra a exaustão."
Assinale a alternativa que apresenta o conceito a que se refere a frase de Guedes e Guedes.
Alternativas:
a) Saúde
b) Aptidão Física.
c) Atividade Física.
d) Esporte
e) Exercícios cardiorrespiratórios
3) Os componentes diretamente relacionados a melhora da saúde e aqueles que evidenciam adaptações positivas provenientes da prática regular de atividades físicas programadas fazem parte da aptidão física relacionada com a saúde. Analise as afirmativas a seguir sobre as dimensões da aptidão física relacionada à saúde, e assinale V para Verdadeiro ou F para Falso:
(   ) A dimensão morfológica é composta pelas variáveis relacionadas a composição corporal;
(  ) A dimensão morfológica se relaciona com as funções musculoesqueléticas (força e resistência muscular e flexibilidade) e cardiorrespiratória.
(   ) A dimensão que faz referência a capacidade de tolerância ao estresse é a dimensão Fisiológica.
(  ) A dimensão fisiológica se refere às variáveis fisiológicas, como pressão arterial sanguínea, taxa de oxidação metabólica dos substratos energéticos e níveis séricos de proteínas e lipídios.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - V.
e) V - V - V - F.
4) Os Esportes Adaptados são aqueles praticados por pessoas com deficiência, possuindo uma classificação funcional que a torna mais justa.
Sobre estas modalidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Classificação Funcional é um processo no qual a pessoa com deficiência precisa passar para que seja aceito em qualquer modalidade adaptada e participe de competições oficiais;
II- Pessoas com algum tipo de deficiência motora ou sensitiva podem participar das modalidades adaptadas;
III- Entre as pessoas com deficiência sensitiva ou sensorial estão as pessoas com deficiência visual e autistas;
IV- Além da divisão entre deficiências neuromotoras e sensitivas temos a classificação em relação ao grau do comprometimento;
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Alternativas:
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
b) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas;
c) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas;
d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas;
e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;

Outros materiais