Buscar

Prova On Line Ética e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ntro Universitário do Sul de Minas – Unis/MG
UNIDADE DE GESTÃO DO ENSINO A DISTANCIA (GEAD)
PROVA ON LINE
ÉTICA E SOCIEDADE
	
Nota:
	Data: 08/04/19
	Professor: 
	Ariovaldo Francisco da Silva
	
	Valor: 10,00
	Curso: 
	Engenharia Civil
	
	
	 Nome: 
	Diego Antônio Corrêa Mariano
	7º Período
1 - Os valores variam de uma cultura para outra. Se os valores variam, podemos afirmar que cada cultura tem sua moral? Justifique *
Resposta: Sim, pois os valores são pessoas e transferidos desde início do aprendizado das crianças, algumas culturas ladrão poderá ser punido com a morte e outras um ladrão poderá apenas ser repreendido.
Cada cultura tem sua forma de organizar em sociedade para o melhor convívio entre seus indivíduos garantido assim seu direitos e deveres.
2 - São 20:40 de uma segunda-feira calorosa, com o ar contaminado pela fumaça resultante das queimadas inconsequentes que nos marcam nesta fase do ano, neste contexto ocorre um assalto numa praça movimentada. Dois motociclistas, sacam a arma e exigem que a vítima entregue o celular. A multidão atônita começa a agredir os motociclistas que são socorridos por uma viatura que fazia neste exato momento a ronda corriqueira. Considerando a não indiferença como característica marcante, esta reação da multidão está carregada de: *
 ( ) Cidadania ( ) Ética ( ) Moral ( X ) Valor
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.
Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Antigamente, cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar. Atualmente, esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço rural.
Numa breve definição de moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Como sabemos, as práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades.
Assim, moral tem a ver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo. A moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por convenções, as quais são formuladas por uma consciência social, o que equivale dizer que são regras sancionadas pela sociedade, pelo grupo. Segundo Émile Durkheim, um dos pensadores responsáveis pela origem da Sociologia no final do século XIX, a consciência social é fruto da coletividade, da soma e inter-relação das várias consciências individuais.
Dessa forma, as mais diferentes expressões culturais possuem diferentes sistemas morais para organização da vida em sociedade. Prova disso está nas diferenças existentes entre os aspectos da cultura ocidental e oriental, em linhas gerais. Basta avaliarmos o papel social assumido pelas mulheres quando comparamos brasileiras e afegãs, assim como aquele assumido pelos anciãos nas mais diferentes sociedades, o gosto ou desinteresse pela política. Devemos sempre ter em mente que a moral, por ser fruto da consciência coletiva de uma determinada sociedade e cultura, pode variar através da dinâmica dos tempos.
Ao partirmos então da ideia de que a moral é construída culturalmente, algumas “visões de mundo” ganham status de verdade entre os grupos sociais e, por isso, muitas vezes são “naturalizadas”. Essa naturalização de uma visão cultural é o que dificulta conseguirmos distinguir entre juízo de fato (análise imparcial) e de valor (fruto da subjetividade), o que pode ser uma armadilha que nos leva ao desenvolvimento de preconceitos em relação ao que nos é estranho e diferente.
Considerar o outro ou o próximo é um aspecto fundamental à moralidade. Dessa forma, uma preocupação constante no debate sobre ética e moral se dá no sentido de evitar a violência em todas as suas possíveis expressões (física ou psíquica), bem como o caos social. Os valores éticos (ou morais) se oferecem, portanto, como expressão e garantia de nossa condição de seres humanos ou de sujeitos racionais e agentes livres, proibindo moralmente a violência e favorecendo a coesão social, isto é, a “ligação” entre as pessoas em sociedade. Porém, considerando-se que o código moral é constituído pela cultura, a violência não é vista da mesma forma por todas as culturas. Numa cultura, ao definir o que é mau ou violento, automaticamente defini-se o que é bom. Logo, a noção de violação, profanação e discriminação variam de uma cultura para outra. Contudo, em todas se tem a noção do que é a violência.
Assim, tanto os valores como a ideia de virtude são fundamentais à vida ética e, dessa forma, evitam a violência, o ato imoral ou antiético. Ser virtuoso, em linhas gerais, significa desejar e saber colocar em prática ações éticas, isto é, moralmente louváveis. A noção de bem e mal ou bom e mau é fundamental para que calculemos uma forma de fugir do sofrimento, da dor, alcançando a felicidade de forma virtuosa.
Contudo, é importante lembrar que fins éticos requerem meios éticos, o que nos faz deduzir que a famosa expressão “todos os fins justificam os meios” não é válida quando se busca ser virtuoso. Se em nosso código moral consideramos o roubo como algo imoral, roubar seria assim um meio injustificável para se alcançar qualquer coisa, ainda que isso fosse feito em nome de algum valor moral. A simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais. Ao contrário disso, as sociedades tendem a naturalizar seus valores morais ao longo das gerações, isto é, ocorre uma aceitação generalizada.
3 - As normas morais variam a depender da cultura e do período histórico. Também podem ser questionadas e destituídas”. Isso significa que: *
( ) Nós não temos que concordar com as normas morais só porque são as normas da nossa cultura. (dúvida)
( ) A moral não é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, está sujeita à mudanças a depender do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.
( ) Devemos agir por instinto.
( X ) Não agimos de forma “moral” se não obedecemos às regras que a sociedade estabelece, pois é uma forma de sermos aceitos no grupo(dúvida) Marquei esta.
4 - O que determina um “juízo de valor”, como apontado no guia de estudo, seria: “assumir uma posição, dar um valor, classificá-las como boas, aceitáveis, ou não aceitáveis, mas, enfim admiramos ou desprezamos tais ações”. Das situações abaixo qual expressa um juízo de valor, que envolve toda a coletividade?
( ) Todos os dias antes de sair para o trabalho consulta a meteorologia.
( ) Esta situação aponta uma melhor organização e resultados satisfatórios.
( ) Escolho este caminho por ser menos perigoso.
( X ) Se Mariana não tivesse saído da sala de aula, teria ido bem na prova.
Juizo de valor, avaliações sobre coisas, pessoas e situações é cultural e de fato é natural. Juízo de fato, dizem o que são, como são e pq são.
5 - Racionalmente os valores não são alterados, pois os mesmos são frutos de um processo histórico no qual estamos situados e somos constituídos. Mas há a possibilidade de ao longo da vida esses valores serem mudados para melhor ou para pior. Podemos afirmar que: 
As escolhas são o mecanismo que auxiliam nessas mudanças.
A vida em comunidade não permite que possamos efetuar escolhas.
A vida em comunidade é um grande meio de efetuarmos escolhas.
O valorirá conduzir nosso comportamento do dia a dia. 
( X ) I, III e IV. ( ) II e IV ( ) IV ( ) II, III e IV
6 - Observando as alternativas abaixo, aponte à que condiz com a vivência de valores:
( ) A prática cotidiana. 
( ) A idealização de um mundo melhor.
( X ) A vida em contemplação. 
( ) O aprendizado adquirido em função de pesquisas.

Continue navegando