Buscar

ATIVIDADE DE REVISÃO - Farmacognosia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal da Bahia 
Faculdade de Farmácia 
Disciplina: FAR 100 - Farmacognosia I
Prof. Edijane Matos Sales 
Aluno (a): ALÍCIA CARNEIRO DO SACRAMENTO
ATIVIDADE DE REVISÃO: 2ª AV
Qual o nome do tecido responsável pelo transporte água e sais minerais na fotossíntese?
RESP: Xilema
2) Qual o nome do tecido localizado nas folhas jovens caracterizados por células ricamente clorofiladas com função fotossintética.
RESP: Parênquima clorofiliano
3) Qual a função dos estômatos?
RESP: Os estômatos são estruturas formadas por duas células estomáticas, duas ou mais células anexas adjacentes e uma câmara subestomática com a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente.
4) As cascas são muito usadas na medicina popular. Descreva sobre a constituição da casca.
RESP: A casca é constituída por súber, felógeno, feloderma, floema e dependendo do seu grau de desenvolvimento, pode haver o parênquima cortical primário e o periciclo.
5) De acordo com a caracterização macroscópica e microscópica das cascas, marque a resposta correta.
a) As fraturas encontradas na casca podem ser feixes fibrosos denominada fibrosa e granulosa quando apresenta uma região folheada.
RESP : b) Podem apresentar como aspectos na superfície interna fina, fibrosa e estriada.
c) A superfície externa do ritidoma pode ser escamoso e cilindro.
d) No corte transversal pode ser observado apenas o periderma.
6) Descreva sobre uma droga vegetal constituída por folhas informando: nome científico, nome popular, fins terapêuticos, descrições macroscópicas e microscópicas.
RESP: 
Nome científico: Eucalyptus globulosus St. Lag.
Nome popular: Eucalipto
Fins terapêuticos: É utilizado na medicina popular como antisséptico das vias aéreas superiores e expectorante no combate a gripes e resfriados, sendo também relatado seu uso em associação com medicamentos sintéticos na terapia antirretroviral. 
Descrições macroscópicas: A folha de Eucalipto quando adulta é falciforme e mede de 8 a 30 cm de comprimento por 2 a 7 cm de largura. Apresenta consistência coriácea, quebradiça, ápice muito agudo ou acuminado e base assimétrica, levemente desiguais. São subcoriáceas, pecioladas; as suas faces são de cor verde-amarelada pálida, ou cinzento-esverdeada e mais ou menos glaucas, glabras, um pouco rugosas, salpicadas de glândulas oleíferas translúcidas e com numerosas manchas punctiformes pardas, formando pequeninas verrugas salientes e suberosas. Da nervura mediana, bastante saliente, partem, sob ângulos variáveis, as nervuras secundárias, que reúnem-se, formando paralelamente às rftargens da folha uma linha ondeada. As folhas jovens, sésseis, de formato oblongo não devem fazer parte da droga.
Descriçôes microscópicas: A epiderme é glabra, formada por uma camada de células poligonais de cutícula bastante espessa e finamente granulosa. Apresenta estômatos grandes em ambas as faces do tipo anomocítico. O mesofilo é heterogêneo simétrico, formado debaixo das epidermes, de três a quatro camadas de células em paliçada que envolvem no centro da estrutura o parênquima lacunoso frouxo formado por células irregulares. Encerra grandes nódulos secretores e numerosos cristais de oxalato de cálcio dos tipos prismáticos e estrelares. As manchas pardas e verrucosas, que aparecem freqüentemente sobre a superfície das folhas, são formadas por um tecido de células suberosas, dispostas em camadas concêntricas e achatadas. A nervura mediana é biconvexa e apresenta, sob cada uma de suas epidermes, uma espessa camada de tecido colenquimatoso, que recobre o parênquima fundamental. O sistema liberolenhoso é representado por um longo cordão inferior arqueado e de dois cordões superiores. Os feixes vasculares bicolaterais são recobertos, de cada lado, por bainha fibrosa; disposto em ilhas, o tecido fundamental apresenta nódulos secretores semelhantes aos do mesofilo, porém menores.
7) Marque a resposta incorreta sobre a caracterização microscópica de drogas constituídas do lenho:
a) As fibras libriformes se apresentam de forma estreita e com paredes bem espessadas, providas de pontuações simples.
b) As fibras traqueídes caracterizam por uma transição entre fibra e traqueíde.
RESP: c) Fibras tabicadas são fibras do floema que pode ser portadoras de finos septos transversais.
d) Os parênquimas paratraqueais que podem se apresentar como vasocêntrico, aliforme e confluente.
8) Sobre as características macroscópicas de drogas constituídas de órgãos subterrâneos, marque a resposta correta:
a) Os medulares secundários das raízes não apresenta o xilema em forma de cunhas.
RESP: b) As raízes tuberosas há predominância de tecidos parenquimáticos de reserva.
c) O rizoma não difere das raízes, apresentando nós e entrenós.
d) A secção transversal de rizoma não possui região central ocupada por medula.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando