Buscar

AULA 2 – EXERC. 08 ESPECIFICIDADES DA LINGUA DE SINAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 2 – EXERC. 08 ESPECIFICIDADES DA LINGUA DE SINAIS
	1a Questão
	
	
	
	Sabemos que as línguas são diferentes, apresentando estruturas gramaticais específicas. As sentenças a seguir apresentam algumas diferenças entre LIBRAS e Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que NÃO representa uma diferença entre as duas línguas.
		
	
	A LIBRAS utiliza a estrutura de foco por meio de repetições sistemáticas e esse processo não é comum na Língua Portuguesa.
	 
	LIBRAS é uma linguagem limitada e a Língua Portuguesa é uma língua completa.
	
	A LIBRAS apresenta uma sintaxe espacial incluindo os classificadores e a Língua Portuguesa usa uma sintaxe linear, utilizando a descrição para captar o uso de classificadores.
	
	A LIBRAS é baseada nas experiências visuais das comunidades surdas, mediante as interações culturais surdas e a Língua portuguesa é baseada nos sons.
	
	LIBRAS é uma língua visual-espacial e a Língua Portuguesa é oral-auditiva.
	
Explicação:
LIBRAS não é uma linguagem e sim uma língua completa, é um mito pensar que a Libras é apenas uma linguagem limitada. Possui estrutura e gramática que se assemelha e se diferencia das demais línguas. As demais alternativas apresentam algumas diferenças entre as duas línguas.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma boa descrição da língua de sinais não pode ser feita, naturalmente, a partir da mesma lógica utilizada para a descrição de línguas orais. Dessa forma, há cinco parâmetros que regem o uso da língua de sinais, os quais possibilitam entender a formação dos sinais e as bases para os seus usos durante a produção discursiva.  Esses cinco parâmetros são:
		
	
	expressão labial; configuração das mãos; ponto de direção; movimento; orientação.
	
	expressão facial e tátil; articulação da boca; ponto de indicação; movimento; estruturação.
	
	expressão oral; indicação das mãos; ponto de articulação; movimento; estruturação.
	
	expressão facial e/ou corporal; indicação de gestos; ponto de articulação; movimento; estruturação.
	 
	expressão facial e/ou corporal; configuração das mãos; ponto de articulação; movimento; orientação.
	
Explicação:
Os cinco parâmetros que regem o uso da língua de sinais, são: expressão facial e/ou corporal; configuração das mãos; ponto de articulação; movimento; orientação.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a seguinte afirmação de Honora e Frizanco (2010) "Um país apresenta diversos traços de identificação e um deles é sua língua. A língua pode sofrer mudanças decorrentes de alguns fatores, como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação na qual uma pessoa se manifesta verbalmente." De acordo com essa afirmação de Honora e Frizanco (2010), indique qual das opções abaixo é a correta.
		
	
	Por ser a LIBRAS uma língua visuo-manual e ocorrer dentro de uma determinada comunidade e cultura, não é possível encontrar variações regionais, sociais e mudanças históricas.
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas.
	
	A LIBRAS, por ser usada em um país continental como o Brasil, possui apenas variações regionais para que a comunidade surda saiba em qual estado aquele surdo mora.
	 
	A LIBRAS, por ser uma língua natural, sendo uma representação cognitiva da comunidade surda, possui, como toda língua, variações regionais que ocorrem dentro de um mesmo país; variações sociais, que não modificam seu significado; e mudanças históricas, uma vez que, com o passar do tempo, um sinal pode ter alterações devido aos costumes das comunidades que o usam.
	
	A LIBRAS é uma língua natural e é utilizada em todos os países que possuem a Língua portuguesa como língua oral oficial. Por esse motivo, não há alterações históricas e sociais, pois dificultaria e muito a comunicação entre os surdos desses países.
	
Explicação:
De acordo com a seguinte afirmação de Honora e Frizanco (2010) "Um país apresenta diversos traços de identificação e um deles é sua língua. A língua pode sofrer mudanças decorrentes de alguns fatores, como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação na qual uma pessoa se manifesta verbalmente." A LIBRAS, por ser uma língua natural, sendo uma representação cognitiva da comunidade surda, possui, como toda língua, variações regionais que ocorrem dentro de um mesmo país; variações sociais, que não modificam seu significado; e mudanças históricas, uma vez que, com o passar do tempo, um sinal pode ter alterações devido aos costumes das comunidades que o usam.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A LIBRAS é uma língua, pois possui gramática e um sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frases, altamente complexo como as demais línguas: Desse modo, sua denominação correta:
		
	
	Língua de gestos brasileira
	
	Língua maranhense de sinais
	 
	Língua brasileira de sinais
	
	Língua belga de sinais
	
	Linguagem brasileira de sinais
	
Explicação:
LIBRAS é uma língua e não uma linguagem, por isso sua designação correta é Língua Brasileira de Sinais.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Se uma pessoa estiver em um espaço publico, por exemplo, e vir um grupo de surdos conversando, para que possa entender com clareza o conteúdo da ¿conversa¿, precisará considerar alguns aspectos linguísticos, EXCETO:
		
	 
	A expressão facial comparada ao tipo de vestimenta do surdo e sons emitidos.
	
	A configuração das mãos e seus usos.
	
	A boa formação dos sinais.
	
	Os sinais que estão utilizando aliados ao contexto.
	
	A posição do corpo e a expressão facial aliadas ao tipo de sinal utilizado.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em Informação Linguística (IL) tem-se que as frases em Libras, muitas vezes, omitem algumas palavras que são usadas na língua portuguesa; em outras palavras, são construções sintéticas, econômicas. Quer um exemplo? Em português, dizemos qual é o seu nome? Em Libras, basta sinalizar:
		
	
	Que nome?
	 
	Seu nome?
	
	Diga nome?
	
	Fale nome?
	
	Qual nome?
	
Explicação:
A LIBRAS possui uma estrutura independente do Português e suas frases são mais sintéticas. Em Português: ¿Qual é o seu nome?¿, em LIBRAS: ¿Seu nome?¿. LIBRAS não é o Português nas mãos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:
		
	
	A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial com conteúdo restrito.
	
	Haveria uma única língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.
	
	A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.
	 
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial.
	
	A língua de sinais é um sistema linguístico inferior as demais línguas
	
Explicação:
A língua de sinais é visoespacial, uma modalidade diferente da língua oral, mas um sistema linguístico completo e complexo. As demais opções retratam os mitos existentes em relação à língua de sinais.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em Informação Cultural (IC), a expressão idiomática em LIBRAS cujos sinais se referem a "Como vai você?" em português, se traduz com qual das estruturas frasais a seguir:
		
	
	Saber B-E-M.
	 
	Saúde B-E-M.
	
	Viver B-E-M.
	
	Conhecer B-E-M.Andar B-E-M.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.

Outros materiais