Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
Atualmente, a internet é uma ferramenta essencial em muitos segmentos da economia, porém, no caso das empresas, ela tem um papel estratégico importante, pois elas dependem dos canais de comunicação, marketing, publicidade, entre outros processos de veiculação, e a internet parece representar muito bem tudo isso. A internet contribui para a criação de portais de troca. Disserte sobre os portais de troca e a internet para as empresas contemporâneas na cadeia de suprimentos.
RESPOSTA ESPERADA:
Com o acirramento dos concorrentes e o mundo cada vez mais globalizado, a internet contribui para a criação de portais de troca, em que, através delas, pode haver busca de informações em tempo real referente à necessidade ou disponibilidade de matéria-prima, de produtos, cotações, entre outros fatores que podem diminuir o custo para a empresa e melhorar seu desempenho. 
O portal de troca facilita o acesso a informações, contribuindo para o alcance de objetivos dentro das organizações. Uma empresa que não compreendeu a importância da internet na atualidade está em crescente desvantagem perante seus concorrentes.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
Segundo Beckedorff (2013), os estudos das organizações demonstram que o processo de integração interfuncional dos departamentos mobiliza esforços de cooperação entre as áreas de produção, vendas e distribuição para aperfeiçoar os resultados da organização. A gestão da integração interfuncional é uma forma de introduzir melhorias nos processos e nos resultados operacionais. Diante do exposto, disserte sobre as principais vantagens do gerenciamento interfuncional.
FONTE: BECKEDORFF, Irzo Antonio. Logística de suprimentos e distribuição. Indaial: Uniasselvi, 2013.
RESPOSTA ESPERADA:
As principais vantagens do gerenciamento interfuncional está na colaboração entre todos os departamentos envolvidos podendo ser observada, por exemplo, na cooperação entre produção, vendas e distribuição, caracterizada principalmente pelo controle do estoque, elemento comum entre estes departamentos. Visão integradora da organização, formação de grupos compostos por gestores de áreas distintas proporcionam benefícios como a melhoria do desempenho dos departamentos e da organização como um todo.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
Num momento de aumento de concorrência global, as estratégias de distribuição apresentam-se cada vez mais como diferencial competitivo para as empresas. Desde os anos 80, muitos progressos têm sido feitos para melhorar o entendimento das forças que modelam a estrutura dos canais de distribuição. As empresas precisam decidir o número de intermediários que serão colocados entre ela e o consumidor, podendo optar entre três estratégias de distribuição: exclusiva, seletiva e intensiva. Descreva as principais características de cada estratégia.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
A negociação é um processo no qual as partes envolvidas discutem propostas com o objetivo de alcançar um acordo. É também uma forma de agrupar ideias distantes e divergentes em um resultado bom para ambas as partes. Para que a negociação tenha sucesso, é necessário que o comprador faça uma preparação prévia. Quais são as informações que o comprador deve ter antes de começar uma negociação?
DISCURSIVA FINAL 5:
QUESTÃO:
Dentro da área de compras existe a fase de negociação. Segundo Berlew, Moore e Harrison (1984), negociação é um processo em que duas ou mais partes com interesses comuns e antagônicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo. Sabemos que é a partir da negociação que são firmadas parceiras duradouras entre empresas e fornecedores. Diante disso, descreva os passos básicos que devem ser seguidos pelo comprador para se obter sucesso nesse processo.
DISCURSIVA FINAL 6:
QUESTÃO:
Sabemos que, dentro das organizações atuais, uma área de destaque é a de compras. A gestão de um processo de compra é um desafio para muitos administradores, a fim de manterem as empresas competitivas em um mercado globalizado. Diante do exposto, disserte sobre a função de compras.
DISCURSIVA FINAL 7:
QUESTÃO:
Podemos entender a cadeia de abastecimento como um conjunto de empresas que executam diferentes processos, com o objetivo de fornecer produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos consumidores. Trata-se de uma ferramenta utilizada na logística para formar um conjunto único entre os participantes do processo de abastecimento, para compartilhar suas funções com a meta de reduzir custos de abastecimento. Diante do exposto, explique como ocorre o processo de integração da cadeia de suprimento e os seus benefícios.
DISCURSIVA FINAL 8:
QUESTÃO:
Os produtos e serviços disponíveis pela organização, independente da atividade que desempenha, contam com recursos produzidos no seu meio externo. Por esse motivo, para garantir a qualidade dos produtos/serviços e a satisfação de seus clientes, a organização deve focar na manutenção da cadeia produtiva. Essa perspectiva da importância estratégica de compra vem contribuindo para o alcance dos objetivos das organizações. Disserte sobre os principais objetivos das organizações.
DISCURSIVA FINAL 9:
QUESTÃO:
O canal de distribuição deve ser preparado de acordo com o segmento do mercado, identificando respostas de posicionamento para a demanda do segmento. Além disso, o canal de distribuição precisa focar os esforços, a fim de aprimorar o gerenciamento do mercado. Coughlan et. Al. (2002) recomendam um roteiro para implementar um canal de suprimentos e distribuição, que deve passar pela segmentação; posicionamento; estabelecimento de alvo; estabelecimento de novos canais ou aperfeiçoar os já existentes e identificação do conflitos. Após seguir estas cinco etapas, o canal de suprimentos e distribuição terá sido idealizado, conforme as demandas do produto desejadas pelos usuários finais. Diante do exposto, disserte sobre as cinco fases deste roteiro.

Continue navegando