Buscar

14 – O Conservadorismo de Burke

Prévia do material em texto

14 – O Conservadorismo de Burke – 02/10/2017
Edmund Burke teve uma influência enorme na política Britânica e nos movimentos conservadores no mundo anglo-saxônico. Inicia o conservadorismo liberal, pois há uma preocupação de se preservar o sistema britânico e as liberdades conquistadas. Conhecido como a consciência do Império Britânico, substituindo a influência de Locke. É um grande crítico da Revolução Francesa. O pensamento de Burke ressurge com Margareth Thatcher, em 1979.
Características Gerais
Não oferece uma doutrina, porém é o pai do conservadorismo moderno. Tem um núcleo de valores principais, e está sujeito a uma avaliação contextual e nunca fora do contexto. “Liberdade que liberdade é essa, pois não é absoluta. A qual liberdade você está se referindo. É necessário avaliar a liberdade responsavelmente” 
Liberal Conservador – Burke está interessado na preservação da ordem britânica. Não faz uma análise geral.
Liberal Propriedade e livre mercado – A prosperidade que a propriedade privada e o livre mercado trouxe. Um conjunto de leis que vigoravam no Reino Unido que permitia a propriedade privada e a livre mercado. Além da visão de que a escravidão era uma afronta a prosperidade. Faz uma análise do que já existia em UK. 
Liberal Constitucionalismo – Não é o documento, Constituição, é a ideia que existem leis que submetem governantes e governados, previamente acordado pela sociedade. O Estado não pode estar fora do Pacto, ele deve ser submetido às leis. Defende princípios que os governos devem ser constitucionais e que esses princípios devem ser descobertos ao longo do tempo. 
Liberal Poder do Parlamento vs. Rei Autocrático – Limitação do Poder do Monarca. Não poderia existir um Rei Autocrático. O parlamento é a representação da sociedade, e portanto será responsável por se fazer as leis. O governo central, Monarca, deve se submeter ao Parlamento. Defende a Independência dos USA, pois se forma uma assembleia, Congresso da Filadélfia, para se definir as normas. Como os colonos não tinham representação no Parlamento Britânico, o Congresso da Filadélfia era soberano para representar os colonos e decidir sobre suas leis.
Defesa da Tradição – Não quer dizer que a sociedade não pode mudar, não é estática, mas com base na tradição irá se evoluindo naturalmente, com base na experiência acumulada. A tradição deve ser preservada, para que a sociedade mude organicamente. Roger Scruton explica essa visão e de porque a visão socialista é mais comum na sociedade, pois a segunda é mais fácil. Ex: A visão da normalidade homossexualismo na atual geração com a visão da geração anterior. A visão da normalidade do casamento entre raças na atual geração com a visão da geração anterior. 
Direito Natural Autonomia do Indivíduo Ordem Social	Comment by Daniel Lichtman: Ser livre para seguir as regras que não altere a Ordem Social. Portanto não existe liberdade sem responsabilidade, pois é nociva a Ordem Social.
Preservação da Tradição + Preservação da Ordem Social.
Princípios dos Conservadores
Aversão à ação política orientada por abstrações, pois circunstâncias determinam se o resultado é positivo ou negativo. A defesa de um princípio pode produzir resultados negativos e positivos. É necessário se especificar os princípios defendidos para que dê um resultado positivo. A defesa de um princípio apenas pela defesa é algo negativo, pois não se é possível haver uma generalização. O grande diferencial da Revolução Americana, é que não buscavam construir uma nova sociedade e sim preserva-la da tirania estabelecida.
Racionalismo vs. Convenção – Critica o Racionalismo, pois o racionalismo é a ideia de que a verdade é obtida quando nos livramos das convenções e buscamos apenas nossas ideias racionais. A Convenção foi construída por experiências de tentativas e erros, e portanto tem um valor importante para a sociedade. A convenção que permite fazer bom uso da razão. 
O homem é falho, enquanto espécie é falho. Pecado original, mito de que erramos, a espécie humana errou, quando desrespeitou os preceitos e normas de Deus. Orientação pela tradição como sabedoria acumulada, pois assim não está sozinho com apenas a sua experiência, utilizando essas experiências para diminuir a sua imperfeição.	Comment by Daniel Lichtman: Em política é necessário se considerar de que o ser humano é imperfeito
Crítica aos revolucionários franceses: destruição das instituições tradicionais em nome de um plano racional.
A ordem política (Estado + Sociedade), a sociedade só será organizada com a existência de um estado. Leis Divinas, leis criadas por uma inteligência perfeita + Tradição, são as normas criadas pelo ser humano com base nas leis divinas, conhecida pelos seres humanos através da história, e nas experiências das gerações.
Ordem moral (direitos e deveres) são descobertos/estabelecidos pela convenção social e sua origem é divina, algo perfeito, e portanto é incompreendida pelo ser humano, por ser imperfeito.
Estado e Ordem Social são a sabedoria acumulada pelas gerações.
Defesa da continuidade e da tradução para assegurar o processo de descoberta e da sabedoria acumulada pelo uso.
Constituição como um pacto entre os que já se foram, para os atuais e que será repassada para a descendência. Contrato social entre os antepassados, os vivos e a descendência, os que virão.
Sociedade como uma ordem desigual e hierárquica em benefício de todos 
Defesa da independência do representante em relação aos interesses particulares dos representados. Diferente de uma relação de delegação, em que o representado delega ao representante algo fixo, sem possibilidade de modificação, a Representação deve ser feita por meio do sentimento social. Propõe um equilíbrio entre a delegação e representação.

Continue navegando