Buscar

PROVAS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

PROVA DA AULA 1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Psicologia pretende explicar de que maneira as crianças e adolescentes mudam no aspecto psicológico no decorrer do tempo e como essas mudanças podem ser descritas e compreendidas. Isto se refere à:
	Psicologia Social
	Psicologia Organizacional
	Psicologia Cognitiva
	Psicologia Experimental
 Certo	Psicologia do Desenvolvimento
Manutenção da atenção: direciona e mantém o raciocínio e o pensamento em uma determinada atividade denominada:
	Inteligência.
	Memória a longo termo.
 Certo	Concentração.
	Cognição
	Atenção.
Grande parte da bibliografia recente em Psicologia Escolar tem enfocado a necessidade de se conhecer o cotidiano escolar. Isso se deve ao fato de que:
 Certo	É por meio da vivência do cotidiano que se pode conhecer os mecanismos de produção e reprodução dos problemas escolares, operados pelos diferentes agentes institucionais em práticas corriqueiras, não intencionais e aparentemente sem importância
	O cotidiano é, privilegiadamente, o campo das repetições em que se pode capturar os aspectos patológicos do funcionamento institucional
	O cotidiano possibilita o acompanhamento das situações reais, e não só aquilo que é relatado pelos educadores, que tendem a representar a instituição de maneira deformada.
	É no cotidiano que o psicólogo pode realizar intervenções mais eficazes, apresentando modelos mais saudáveis de relação, que se alinhem com a promoção do bem-estar institucional.
	A observação atenta do cotidiano pode equivaler-se à exposição dos aspectos inconscientes, posto que é impossível deter-se o controle sobre todas as dimensões da instituição, revelando, assim, dimensões que comumente estão protegidas pelos mecanismos de defesas grupais.
Leia com atenção as afirmações abaixo:
I - Os psicólogos estudam funções básicas, tais como aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, emoções e motivações.
 II - A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um.
 III - Os psicólogos e os psicanalistas têm como formação básica a medicina.
IV - Os psicólogos sociais concentram-se nas influências que os grupos e a sociedade exercem sobre os indivíduos.
 Estão CORRETAS somente as afirmações:
	II, III e IV.
 Certo	I, II e IV.
	I, II e III.
	I e III.
	III e IV.
Sobre a Psicologia todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
	O estudo da hipnose influenciou muitos médicos e cientistas.
	Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise.
	No século XIX surge a chamada psicologia experimental.
 Certo	Charles Darwin foi o fundador da psicologia experimental.
	A medicina e a psiquiatria influenciaram muito o desenvolvimento da psicologia como ciência.
A Psicologia é uma ciência bastante recente, tendo o seu início datado no final do século XIX. Para se constituir como área de conhecimento científico, a Psicologia precisou eleger objetos de estudo e construir explicações teóricas que se diferenciassem das explicações encontradas no senso comum. Marque a alternativa que apresenta uma diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum.
	O conhecimento científico é informal escolarizado e o senso comum é formalmente escolarizado.
	Partindo da premissa que o senso comum é um conhecimento desorganizado sobre a realidade, é possível afirmar que o conhecimento científico é originado das camadas superiores da população.
	O conhecimento científico sempre é verdadeiro e o senso comum pode se tratar de uma ilusão, na medida em que é elaborado a partir da livre observação da realidade.
	A diferença consiste na qualidade dos conhecimentos, pois o senso comum não apresenta valor no que se refere às explicações sobre o psiquismo.
 Certo	O conhecimento científico é verificado, transmitido e passível de refutação por outras teorias. Já o senso comum é uma tradição que faz parte da nossa cultura e nem sempre é questionado quanto a sua veracidade.

Continue navegando

Outros materiais