Buscar

PROVA A10 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A10 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A análise experimental do comportamento estudada por Fred Keller é:
	uma memorização, que se torna mais eficiente quando associamos as palavras, formando cadeias. A palavra funciona como estímulo para a lembrança de outra.
	um comportamento involuntário (fechar ou piscar os olhos diante de um raio de luz) que pode ser resultado de aprendizagem por condicionamento respondente, também chamado condicionamento clássico.
	é uma sucessão de comportamentos mais simples: forma-se uma cadeia contínua de estímulos e respostas. Em alguns casos, para que tais cadeias sejam aprendidas, é necessário que se sucedam uma à outra, sempre na mesma ordem, e que sejam repetidas muitas vezes.
 Certo	é um método pedagógico em que o estudo é individual e orientado por professor experiente ou monitor, onde o conteúdo programático é ministrado a partir das tarefas dirigidas, sequenciais, logicamente elaboradas, em grau crescente de dificuldade
	uma associação uma resposta a um determinado estímulo, ela é estabelecida mais facilmente quando a resposta é reforçada, ou seja, recompensada. Este tipo de aprendizagem também é chamado de condicionamento operante ou instrumental.
Com relação as inteligências múltiplas propostas por Gardner, está correto afirmar que:
	a inteligência linguística é a mais importante, pois é responsável por todas as complexas possibilidades linguísticas.
	nem todas as inteligências podem ser desenvolvidas.
 Certo	cada tipo de inteligência apresenta genes próprios e substratos neurológicos específicos.
	a inteligência cinestésica refere-se as habilidades que envolvem trabalhar cooperativamente com outros.
	uma pessoa pode apresentar apenas uma inteligência, mas em diferentes graus.
Durante o sistema personalizado de instrução (SPI), o conteúdo programático é ministrado a partir das tarefas dirigidas e sequenciais, em grau crescente de dificuldade, o que faz com que o aluno:
	reflita a respeito da sociedade em que vive
	jamais erre o conteúdo
 Certo	estude de acordo com o seu tempo
	seja estimulado em suas habilidades motoras
	aprenda apenas através de reforços positivos
Robert Gagné define a aprendizagem como uma modificação na disposição ou na capacidade do sujeito. A partir do fragmento abaixo, identifique qual tipo de aprendizagem o autor está se referindo:
É a forma superior de aprendizagem, pois permite à pessoa enfrentar suas dificuldades, resolver seus problemas, mediante a aplicação de princípios conhecidos. Para que o indivíduo possa resolver os problemas, é necessário que conheça os princípios aplicáveis, seja capaz de lembrar-se deles e de aplicá-los conforme o caso.
	Aprendizagem de conceitos
 Certo	Solução de problemas
	Aprendizagem de discriminação
	Estímulo-resposta
	Aprendizagem de sinais
A teoria das inteligências múltiplas não atribui às aptidões medidas pelo quoeficiente de inteligência (QI) a posição superior que elas têm na teoria clássica, mas inter-relaciona diversas aptidões distintas. Com base nessa teoria, a capacidade de controlar e orquestrar o movimento do corpo e de manejar objetos com habilidade refere-se à inteligência:
 Certo	cinestésica.
	lógica.
	existencial.
	linguística.
	naturalista.
A proposta de Educação de Jovens e Adultos de uma cidade no interior do RJ, faz uso de estratégias no processo ensino-aprendizagem diferentes das metodologias tradicionais.
 As aulas não estão baseadas em aulas expositivas. A estratégia pedagógica dessa cidade, estimula o aluno aprender a aprender. O processo pedagógico inclui respeito ao ritmo dos estudantes, os quais são testados sobre as informações básicas referente às aulas antes delas acontecerem. Existe o orientador acadêmico que determina o momento adequado para o estudante aproveitar ao máximo a aula do professor responsável pela disciplina. A utilização da tecnologia, permite a distribuição prévia dos materiais aos alunos (textos, exercícios, etc).
A metodologia pedagógica utilizada por essa cidade está baseada em:
	
Piaget, que valoriza a memorização no processo de aprendizagem, valorizando aspectos endógenos para construção do conhecimento.	
Freud, para o autor a possibilidade de saber está relacionada ao grau de liberdade que o sujeito desenvolve em relação à curiosidade, originalmente sexual.
	
Vygotsky, que percebe processo de aprendizagem variando de pessoa para a pessoa, obedecendo a regras de percepção, baseadas em sua maioria nos aspectos fisiológicos, isto é, independente de influências externas do papel social, econômico ou cultural.
Watson, que percebe a aprendizagem ocorrendo a partir do condicionamento, construindo novas conexões estímulo-resposta. Para Watson o meio ambiente exerce uma grande influência sobre o indivíduo.
 Certo	Fred Keller, que construiu um método pedagógico onde o estudo é individual e orientado, o conteúdo programático é ministrado a partir das tarefas dirigidas, sequenciais, logicamente elaboradas, em grau crescente de dificuldade.

Outros materiais