Buscar

PROVA A9 ED. ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A9 EDUCAÇÃO ESPECIAL
Mariana é professora do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública e terá que encaminhar possíveis alunos que apresentam altas habilidades/superdotação para um processo de avaliação.
Mariana encaminhou a aluna Luísa que apesar de, nem sempre alcançar as melhores notas da escola e não ser reconhecida por suas habilidades acadêmicas, se destaca pelas habilidades de pensamento criativo. Demonstra grande imaginação e habilidade em gerar ideias interessantes, possui criatividade na forma de escrever ou falar e de apresentar suas aptidões e competências. Luisa possui independência de pensamento e de ideias.
A atitude da professora Mariana, em encaminhar a aluna Luisa para avaliação foi:
 Certo	correta, pois o pensamento criativo ou produtivo são características que estão incluídas no processo de identificação de possíveis alunos com altas habilidades/superdotação.
	errada, pois não é a professora Mariana que precisa estar atenta quanto ao comportamento de seus alunos. Somente o psicólogo educacional poderá verificar possíveis caracterísitcas dos alunos da professora Mariana.
errada, Mariana deve se recusar a ter preocupação com outras questões a respeito do desenvolvimento de seus alunos. Ela é professora, sua função é apenas repassar o conteúdo programático durante suas aulas.	
correta, pois a professora Mariana precisa encaminhar todos os alunos, quem deverá identificar possíveis casos são os especialistas. Mariana, como professora, deve apenas repassar o conteúdo programático da disciplina.
errada, pois para ser considerada uma aluna com altas habilidades/superdotação, Luisa precisa primeiro ter o reconhecimento nas habilidades acadêmicas.
É correto afirmarmos que, quando o aluno com altas habilidades é inserido no contexto da escola regular, a adaptação curricular realizada pela escola e equipe pedagógica deverá levar em consideração que sua superdotação:
 Certo	pode existir somente em uma área da aprendizagem acadêmica ou pode ainda ser generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar.
	é sempre generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar.
	não pode existir somente numa área da aprendizagem acadêmica.
	será sempre uma habilidade relacionada ao campo da lógica e matemática.
	é uma habilidade que não pode ser identificada em uma área específica e exige trabalho generalizado.
Pedro iniciou a sua escolaridade e sempre se destacou com sua rapidez de raciocínio e exímia linguagem. O colégio percebeu suas habilidades e solicitou que a família fizesse uma avaliação psicopedagógica, pois Pedro apresentava um notável desempenho e elevada potencialidade nos aspectos isolados ou combinados referentes à: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora¿. (BRASIL, 1995, p.17).
Qual a provável categorização dessas características de Pedro?	
TDAH
	Autismo
	Dislexia
	Inteligência Emocional
 Certo	Altas Habilidades
Paulo é um aluno com altas habilidades e foi matriculado numa escola regular, no início do ano letivo. A professora responsável pela turma conheceu o grupo e elaborou o planejamento das aulas. Para a adequação desta proposta de trabalho pedagógico, será preciso considerar que o aluno com altas habilidades:
	apresentará sempre notável desempenho e elevada potencialidade em apenas uma área determinada e isolada de atividade.
 Certo	apresenta elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades que resultam no seu alto desempenho em uma ou mais áreas de atividade.
	apresentará sempre notável desempenho e elevada potencialidade na área específica da lógica-matemática.
	apresentará sempre alto desempenho em uma área específica e dificuldades nas interações sociais.
	apresentará sempre rendimento inferior à média dos educandos.
LOS ANGELES - A nova geração da ciência brasileira está preocupada com questões urgentes para nossa sociedade, como meio ambiente e saúde. Da localização das estrelas no céu a um inseticida contra a dengue, passando por soluções para transplantados e contenção de derramamento de óleo, os brasileiros marcaram presença na Intel ISEF 2014, a megafeira de ciências promovida pela empresa e que foi realizada semana passada. Entre 1.783 estudantes de 70 países, o Brasil compareceu com 34 alunos de oito estados, 18 projetos finalistas e, desses, três foram premiados.
Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/estudantes-brasileiros-premiados-em-feira-mundial-de-ciencia-12526022#ixzz39JlQHZVX
 Para que alunos brasileiros com altas habilidades/superdotação consigam desenvolver todo seu potencial, na perspectiva da educação inclusiva, o processo educacional de jovens brasileiros deve:	
oferecer recursos e orientação para família do aluno que apresenta altas habilidades/superdotação, pois será somente através de estímulos dos responsáveis que o aluno terá possibilidades de desenvolver todo seu potencial.
oferecer um número suficiente de escolas especiais que receba somente alunos com altas habilidades/superdotação, essa escola deverá oferecer todo um ambiente rico em estímulos, para que esses jovens em um ambiente estimulador consigam desenvolver todo seu potencial.	
acontecer em uma escola que ofereça um trabalho pedagógico de qualidade, sem ter uma preocupação especial com o aluno com altas habilidades/superdotação, pois a competência desse aluno desabrochará naturalmente.
 Certo	construir uma proposta pedagógica que contemple o enriquecimento escolar e que possibilite o desenvolvimento do aluno com características de altas habilidades/superdotação, inserido na classe comum de escola regular e frequentando o atendimento educacional especializado no turno oposto ao da escolarização regular.
evitar realizar a matrícula do aluno que apresenta características de altas habilidades/superdotação, pois esse aluno apresentará sérios problemas de conduta.
Eu não gostava da aula porque era tudo muito básico. Aí os professores me mandavam ir estudar sozinho na biblioteca. (Leonardo Florentino, 14 anos.)
 O conflito com a escola só terminou no terceiro ano, quando Leonardo conseguiu uma bolsa em outra instituição, repleta de aulas extras na grade curricular, e começou a acumular troféus em campeonatos de conhecimento. Em casa, coleciona medalhas de matemática, física, química, astronomia, robótica e redação.
Fonte: http://www.istoe.com.br/reportagens/267206_TALENTOS+DESPERDICADOS
Para que alunos como Leonardo, com altas habilidades/superdotação, tenham todo o potencial estimulado no ensino regular, a legislação educacional brasileira garante:	
a presença de um mediador acompanhando o o aluno com altas habilidades/superdotação na turma regular, com aplicação de um projeto pedagógico específico para o aluno, que não precisará realizar as atividades propostas para a turma.	
a inclusão do aluno na escola regular, pois o aluno com altas habilidades/superdotação não precisa de uma proposta pedagógica adapatada, nem de atendimento educacional especializado, ele consegue cumprir todas as tarefas da escola por conta própria.
a segregação de alunos com altas habilidades/superdotação, em escolas especiais, convivendo somente com professores especializados, desde do primeiro ano do ensino fundamental.
 	 Certo	a construção de uma proposta pedagógica que contemple o enriquecimento escolar, possibilitando ao aluno com altas habilidades/superdotação, inserido na classe comum da escola regular, o atendimento educacional especializado no turno oposto ao da escolarização regular.
a construção de uma proposta que contemple somente a aceleração no estudo, possibilitando o ingresso do aluno na universidade bem precocemente, aos dez ou doze anos de idade.

Outros materiais