Buscar

PROVA A7 INFORMÁTICA APLIC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA A7 INFORMÁTICA APLIC. À EDUCAÇÃO
Em uma determinada escola, você Pedagogo(a) desenvolve uma atividade com os alunos que envolve não somente a pesquisa online de obras artísticas, como também consegue levar grande parte deles a museus de arte. Embora alguns pais não entendam plenamente sua proposta, apesar das reuniões realizadas para tão fim, sabemos que aí há uma preocupação fundamental ao processo educativo, infelizmente pouco valorizada nas escolas:	
	A socialização, conhecendo apenas um ambiente.
	Valorização das aulas apenas em ambientes virtuais
	O combate ao autoritarismo da educação centrada nas aulas expositivas.
	A possibilidade de pontuar tarefas extras, facilitando avaliação do aluno.
 Certo	A Educação Estética e Cultural dos alunos.
2. O professor contemporâneo deve procurar capacitação para utilizar os diferentes recursos disponíveis na Internet para facilitar a aprendizagem. Sendo assim podemos afirmar:	
	É fundamental a escola reconhecer que a Internet é uma ferramenta pedagógica, agora, utilizá-la em atividades na sala de aula não quebra paradigmas.
 Certo	É fundamental ao professor - e em especial ao Pedagogo - ter um olhar aberto as diferentes possibilidades de recursos existentes na Web,motivando as aulas.
	A tecnologia garante, com o uso da Internet, por si mesmas uma revolução na educação, trazendo o ensino individual.
	A "informática" na escola é garantia de sucesso na aprendizagem.
	A utilização da Internet nas práticas pedagógicas, limita a aprendizagem colaborativa, não dando ao aluno autonomia e iniciativa.
3.Um conceito que, embora nascido anterior às sociedade em rede (influenciadas pelas TICs), mas muito importante neste contexto, é o de metacognição. Se você, como Pedagogo(a), tivesse como objetivo aplicar tal conceito em sua prática escolar, deveria levar seus professores e alunos a compreender que:	
 Certo	É fundamental que cada uma aprenda seu próprio processo de aquisição de conhecimento.
	A aprendizagem é individual, através de ¿trabalho em grupo¿.
	Todos devem colaborar com a aprendizagem, através de ¿trabalhos em grupo¿.
 	Os professores e alunos devem colaborar com a aprendizagem, através de ¿projetos educacionais¿.
	Os educadores devem colaborar com a aprendizagem, através de ¿trabalhos em grupo¿.
4. A sala de aula ou o ambiente escolar não podem mais corresponder apenas aos espaços e às práticas anteriores à Internet ou pertencentes a um contexto no qual inexistiam recursos digitais como a lousa eletrônica, o projetor multimídia e os dispositivos digitais móveis. Devemos por tanto concluir que:
I- A sala de aula que virtualmente se expande para além dos limites físicos da escola, a informação e o conhecimento não estão mais reduzidos a um objeto, como o livro impresso, ou mesmo à figura do professor.
II- Com a Internet, os saberes e as experiências de ensino-aprendizagem formais não mais se circunscrevem ao ambiente escolar, pois as conexões permitem que professores e alunos participem de uma rede colaborativa de construção de conhecimento.
III- Os educadores e professores são desafiados a repensar suas práticas pedagógicas, diante da Internet e da familiaridade crescente que os alunos têm com os seus recursos.
Assinale a opção correta:
	Todas são falsas
	Somente III é falsa.
 Certo	Todas são verdadeiras
	Somente I é falsa.
	I e III são falsas
5.A sociedade contemporânea está mais suscetível às tecnologias da informação e comunicação, que devem ser apropriadas também pela metodologia escolar, deste modo o educador contemporâneo deve procurar uma formação continuada em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), para atender os novos paradigmas da educação.
Com base no fragmento do texto acima e no nosso estudo, analise as frases abaixo, após assinale a afirmativa correta.
I- Existem diferentes recursos na internet para auxiliar o educador no desenvolvimento de atividades educacionais,reforçando que a informática na escola não é garantia de sucesso no desenvolvimento da aprendizagem e sim a aplicação correta desta ferramenta. V
II- O que garante o sucesso no desenvolvimento da aprendizagem é a abertura criativa a novas possibilidades, mas sempre contextualizada com a realidade onde será inserida. Por isso a importância da capacitação pessoal e a possibilidade de uma formação de uma inteligência coletiva. V
III- Podemos afirmar que o desenvolvimento de atividades tecnologicas no desenvolvimento da aprendizagem, deve ser restrito aos professores da instituição escolar. F
	Apenas a I é correta
 Certo	Apenas a III é falsa
	Apenas a II é verdadeira
	Todas são falsas
	Todas são corretas
6. O educador do século XXI deve estar consciente da importância dos diferentes recursos da Internet, destacando os sites educativos. Consequentemente o professor deve se preocupar em planejar as aulas:
 Certo	Compreendendo que a sociedade contemporânea está mais suscetível às tecnologias da informação e comunicação, que devem ser apropriadas também pela metodologia escolar.
	Reconhecendo que somente a utilização de recursos virtuais pode dinamizar a aprendizagem.
	Utilizando apenas as ferramentas digitais, pois as anteriores não contribuem para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
	Identificando estratégias que facilitem o processo de utilização da web como única ferramenta de auxílio ao processo educacional.
	Identificando que apenas a modalidade EAD _ Educação a Distância, deve utilizar a Internet como ferramenta pedagógica.

Outros materiais