Buscar

Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico Filosófico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico (PED61)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:331576) ( peso.:4,80)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
Parte superior do formulário
	1.
	Existe uma relação histórica entre a consciência religiosa, a mitologia da Idade Antiga e o cristianismo medieval. Assim, o conhecimento religioso está fundamentado em uma postura chamada dogmática, ou seja, um saber que seja revelado e inquestionável. Neste sentido, disserte sobre as diferenças da consciência religiosa frente à consciência racional.
	Resposta Esperada:
A consciência religiosa enfatiza os dados revelados através de documentos religiosos, enquanto a razão concentra-se em explicações lógicas e verificáveis. A consciência religiosa é predominante durante a Idade Média e tem como base a dimensão da fé como aceitação e validação dos saberes, diferente da consciência racional fundamentada em aspectos lógicos científicos ou em verdades que passam pela via da crítica. O conhecimento da consciência religiosa se estabelece como um conhecimento revelado e de aceitação de doutrinas e não de questionamento ou racionalidade. Tipo de consciência que se aproxima com a mitologia, por validar uma fonte de conhecimento como crença em algo superior ou com elementos sobrenaturais. Nesta modalidade, o intelecto está subordinado à fé, e os indivíduos estão subordinados a um ser superior. Logo, o conhecimento passa primeiro pela crença e depois pela compreensão.
	2.
	A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, disserte sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
	Resposta Esperada:
A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida. No ano de 1932 ocorre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir do qual se propõe que a educação nacional seja pública, obrigatória e laica. Criou-se, a partir da revolução de 1930, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos estados. Em 1934 surge a Universidade de São Paulo (USP). A revisão da Constituição estabelece o direito de todos à educação e define as obrigações do Estado e da família no que diz respeito à educação.
	3.
	A Reforma Protestante significou uma ruptura na unidade Católica Latina Medieval. Os Reformadores, mais que apresentar alterações na liturgia do culto cristão, propuseram alterações ao modo de viver da sociedade em vários pontos, dentre eles o ensino. Qual a importância da Reforma Protestante para o desenvolvimento educacional das distintas classes sociais dos países europeus que aderiram a esse movimento religioso?
	Resposta Esperada:
Os Reformadores Martinho Lutero, João Calvino e Úrico Zwínglio propuseram uma doutrina de fé calcada em três pontos: salvação pela graça, sacerdócio de todos os crentes e infalibilidade da Bíblia. Com isso, a Bíblia foi traduzida do latim para os idiomas nacionais. Os protestantes têm na leitura diária da Bíblia uma das características fundamentais de sua religião. Por isso, muitos países europeus que aderiram ao movimento religioso instituíram a alfabetização em massa, como possibilidade de vivência da fé.
Parte inferior do formulário

Continue navegando