Buscar

Apol 1 geografia agraria nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/4 - Geografia Agrária
Considere a seguinte citação: 
“[...] a partir dos gêneros de vida, os geógrafos agrários desenvolveram investigações sobre os tipos de agricultura, prevalecendo as atenções sobre as paisagens rurais, os regimes agrários, os tipos de produção, enfim, os gêneros de vida vinculados aos agricultores e criadores”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, Antonio Tomaz. As correntes na Geografia Agrária brasileira. Terra Livre, São Paulo, Ano 26, v. 02, n. 35, p. 35-52, jul./dez., 2010. s. p. 
Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base Geografia Agrária, sobre os tipos de geografias agrárias desenvolvidas no início da Geografia como disciplina, analise as afirmações a seguir:
I. A partir da institucionalização da Geografia, não houve caminhos múltiplos seguidos pela Geografia Agrária. Assim, desde o início, as concepções sobre os espaços rurais seguem a mesma definição e abordagem.
II. Os estudos geográficos que se centravam na realidade do campo obtiveram distintas aproximações teóricas. Desde estudos essencialmente naturais até os que evidenciavam a construção do espaço geográfico agrário por meio das ações antrópicas.
III. As diferentes aproximações teóricas e concepções sobre os estudos do campo geraram distintas nomenclaturas para a definição do espaço analisado. Algumas delas são: rural, agrária e agrícola.
IV. Mesmo distante de uma definição clara no que se refere a uma aproximação teórica sobre os estudos agrários, pode-se afirmar que este tema percorre toda a trajetória epistemológica da Geografia. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e IV
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I e III
	(X)
	E
	II, III e IV
Questão 2/4 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O processo de mundialização do capital atuou integrando o capital em escala mundial, criando as empresas mundiais por meio das fusões, associações e aquisições das empresas internacionais ou nacionais. [...] A mundialização do capital trazia consigo a hegemonia das multinacionais como expressão de um capitalismo disposto a superar as contradições geradas pela disputa de mercados e fontes de matérias-primas entre as empresas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A mundialização da agricultura brasileira. Anais. VI Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. <http://www.6cieta.org/arguivos-anais/Ariovaldo%20%20Oliveira.pdf>. Acesso em 09 abr. 2017. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Geografia agrária sobre as duas faces da mundialização da agricultura capitalista, isto é, a “territorialização do capital” e a “monopolização do território”, assinale a alternativa correta:
	(X)
	A
	A monopolização do território e a territorialização do monopólio são duas lógicas totalmente diferentes, contudo ambas fazem parte da mundialização da agricultura capitalista.
	
	B
	A territorialização do monopólio acontece quando o proprietário da terra e o capitalista não são a mesma pessoa.
	
	C
	A monopolização do território acontece quando o capitalista é também o proprietário da terra.
	
	D
	A territorialização do monopólio é um modelo produtivo que opera baseado na lógica de distribuição de rendimentos das cooperativas.
	
	E
	A monopolização do território é um modelo produtivo que prioriza a produção de culturas variadas em um cenário poliforme.
Questão 3/4 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
"[...] a existência da brecha camponesa não põe em dúvida a existência de um modo de produção escravista nas Américas, já que as atividades autônomas dos escravos eram secundárias em relação ao escravismo dominante, além de contribuírem para a própria reprodução do escravismo". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCIA, Simone Pereira; BASTOS, Cecília Maria Chaves Brito. Ciro Flamarion S. Cardoso e a questão da brecha camponesa. Revista Tempo Amazônico, ANPUH – Amapá, v. 1, n. 1, jan./jun., p. 5-16, 2013. 
Levando em conta os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre o conceito de "brecha camponesa", analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
	
	A
	Tal conceito está atrelado às falhas nos processos de resistência camponesa ao longo da história brasileira.
	(x)
	B
	A expressão conceitual "brecha camponesa" diz respeito aos processos de fuga de camadas desfavorecidas da população brasileira em direção ao interior do país. Na condição de camponeses, os escravos e os pobres buscavam um modo de vida mais livre e autônomo.
	
	C
	"Brecha camponesa" é um termo utilizado para evidenciar o domínio das elites sobre a população mais pobre do país, grande parte situada no campo brasileiro.
	
	D
	O conceito de "brecha camponesa" pode, atualmente, ser comparado ao conceito de "reforma agrária", tendo em vista as reivindicações da população do campo no país.
	
	E
	O termo "brecha camponesa" se refere à transição promovida entre as terras públicas para as terras privadas, sobretudo por meio da normativa da Lei de Terras.
Questão 4/4 - Geografia Agrária
Considere a seguinte informação: 
“[...] As ocupações rurais não agrícolas (ORNA), bem como outros elementos do novo rural brasileiro parecem estar associados e bastante próximos à Recampenização no Brasil, o que pode diferenciar da Holanda, pois em nosso País, o [trabalho] rural não agrícola torna-se também possibilidade, medida e forma de evitar a pobreza rural, bem como condições baixas de reprodução social. O que nos países da Europa pode parecer opção de vida e mesmo prática de consciência ambiental é muitas vezes no Brasil, uma necessidade e maneira de integrar e inserir-se na organização produtiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINELLO, Andrpe Sousa. Recampenização e impérios alimentares: conceitos e casos no Brasil atual. Congresso Internacional de História. Maringá/PR, p. 1-16, 2009. < http://www.pph.uem.br/cih/anais/trabalhos/163.pdf >. Acesso em: 27 jun. 2017. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a ocupação do campo brasileiro e, mais especificamente, sobre o que caracteriza o processo de recampezinação, leia as seguintes proposições e assinale a alternativa correta:
	(x)
	A
	Pode-se afirmar que a recampenização, no Brasil, é a migração para o campo e a reconstituição da organização camponesa por massas de ex-escravos.
	
	B
	Pode-se afirmar que a recampenização, no Brasil, é uma forma de êxodo rural desempenhado por grupos de camponeses.
	
	C
	A recampenização brasileira foi estimulada pelo receio dos proprietários de terras com a questão ambiental e, consequentemente, com as suas produções.
	
	D
	A recampenização, no Brasil, foi estimulada pelos conflitos entre as diferentes classes da elite agrária.
	
	E
	A recampenização brasileira é o processo que beneficiou a migração de ex-escravos para o campo fornecendo a eles o acesso à propriedade das terras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando