Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA CASO CONCRETO SEMANA 4

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA – SEMANA 4
Título: A origem do Estado: principais linhas teóricas (2° Parte)
Descrição:
(https://paginadozero.files.wordpress.com/2013/01/charge-henfil-queremos-o-poder2.jpg) 
	Como foi dito, o contratualismo é um rótulo teórico que guarda concepções bastante diferenciadas de organização do poder estatal. Nas várias visões contratualistas, embora a soberania seja percebida como um conceito central para justificar a forma de organização do Estado, os diversos filósofos a enxergaram de forma diversa uns dos outros. Então, tendo por pressuposto a questão da soberania nos três filósofos contratualistas clássicos (Hobbes, Locke e Rousseau), responda: 
a) Na charge acima, a que tipo de soberania seria possível dizer que a Graúna (o pássaro, personagem do cartunista Henfil) está referenciando, aquela pensada no contratualismo hobbesiano ou aquela pensada no contratualismo Rousseau? Justifique. 
b) O exercício da soberania popular no contratualismo lockeano se dá na mesma forma que no contratualismo rousseauniano? Justifique. 
 
Desenvolvimento: 
a) A Graúna está referenciando o contratualismo de Rousseau, pois esse define condições sociais justas, liberdade e igualdade, que sejam resguardados de opressão, guiados por regras comuns. Tudo isso através de um contrato social, onde o povo é o próprio titular para exercer o poder.
 
b) Não, no contratualismo Lockeano o exercício do poder também é do povo, mas é preciso de um soberano / Parlamento para representar. Já no Rousseauniano, o titular do poder é o povo, eles mesmos representam o poder.

Continue navegando