A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
12 Inadimplemento das Obrigações

Pré-visualização | Página 1 de 1

Plano de Aula: Inadimplemento das Obrigações
DIREITO CIVIL II - CCJ0013
Título
Inadimplemento das Obrigações
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
12 
Tema
Inadimplemento das Obrigações
Objetivos
1. Identificar as diversas formas de inexecução das obrigações.
2. Distinguir o inadimplemento absoluto do relativo e compreender seus efeitos jurídicos.
3. Conceituar e distinguir o caso fortuito da força maior e compreender seus efeitos
jurídicos.
4. Conceituar mora e compreender seus efeitos jurídicos.
5. Compreender a violação positiva do contrato.
Estrutura do Conteúdo
1. Inadimplemento
a. Inadimplemento absoluto
b. Inadimplemento Culposo
c. Inadimplemento Fortuito
2. Inadimplemento relativo - Mora
a. Mora do devedor
b. Mora do Credor
c. Purgação e cessação da mora
3. Violação positiva do contrato
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto 1
(XXIV Concurso da Magistratura/RJ) O contrato de venda de um jet ski, com cláusula de improrrogabilidade, tem como objeto a entrega do mesmo ao comprador para um certo dia, sob pena de rescisão contratual. O vendedor, alegando que não pode fazê-lo naquela data, insiste que seja aceito na semana seguinte, uma vez que a competição local de Jet Ski vai ser realizada na terceira semana seguinte. Trata-se de mora ou inadimplemento absoluto? Por quê? Justifique sucintamente, apontando o dispositivo legal ou princípio jurídico pertinente.
Caso Concreto 2
(OAB-SP 2a. fase Concurso 130) Por força de um contrato escrito, Caio, fazendeiro no Mato Grosso do Sul, deveria restituir o cavalo de José (cujo sítio encontra-se no interior de São Paulo) no dia 02 do mês de julho. Até o mês de agosto, Caio ainda não o havia restituído por pura desídia (deslexo), quando uma forte chuva causou a morte do cavalo, o que foi inevitável devido à altura atingida pela água, bem como à sua força. Analise o caso a partir dos seguintes tópicos: 
a) Há no caso mora (atraso) ou inadimplemento (descumprimento)? 
Houve mora por parte de caio, culminando no perecimento da coisa.
b) Pode Caio ser responsabilizado pela morte do cavalo, ou poderia alegar, com sucesso, alguma causa excludente de responsabilidade?
Ocorrendo a perecimento (perda total) do objeto emprestado durante a mora (atraso) imputar-se-á ao devedor o equivalente mais perdas e danos. Conforme art. 399 CC.
Questão Objetiva
(CESPE ? TRF 5a. Região 2011) A respeito do adimplemento, do inadimplemento e da extinção das obrigações, assinale a opção correta.
a) Havendo dois débitos da mesma natureza, líquidos e vencidos, o devedor pode imputar pagamento parcial de um deles, independentemente de convenção.
b) A mitigação do pacta sunt servanda pelo novo Código Civil permite que o juiz imponha ao credor a dação em pagamento, conforme as circunstâncias do caso concreto.
c) Podendo o terceiro não interessado pagar débito em nome do devedor, pode ele também compensar o débito alheio com aquilo que o credor lhe dever.
d) Havendo recusa do credor em receber o pagamento, o depósito da coisa devida é suficiente para elidir a mora.
e) O usufrutuário cujo direito real tenha sido registrado após a hipoteca do imóvel pode remir a hipoteca sub-rogando-se no direito do credor.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.