Buscar

Apol 1 Fundamentos Psicológicos da Educação 2019

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Piscologia: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 86.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre Vygotsky e suas proposições teóricas, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Vygotsky foi o precursor de uma nova perspectiva da psicologia, que baseou-se no homem enquanto constructo social e histórico.
II. ( ) Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações teóricas entre o Positivismo (corrente filosófica vigente) e as questões psicológicas.
III. (  ) Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são o primeiro plano do desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
IV. ( ) Vygotsky, para desenvolver sua teoria, estudou outras perspectivas psicológicas, como, por exemplo, os preceitos de Walter Benjamin.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	V – V – F – F.
	
	C
	F – F – V – V.
	
	D
	V – F – V – F.
Você acertou!
A afirmativa I é verdadeira, pois, “podemos dizer, portanto, que Vygotsky, por meio da construção de uma nova psicologia pautada na historicidade do homem e em sua totalidade, possibilitou a compreensão da constituição do sujeito e de sua subjetividade dentro de um processo capaz de ir em direção ao sujeito social” (livro-base, p. 151-152).
A afirmativa II é falsa, já que “Cabe ressaltar que a teoria marxista da sociedade já estava sendo estudada por outros teóricos durante a década de 1920. Entretanto, Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações entre a teoria marxista e as questões psicológicas concretas” (livro-base, p. 151).
A afirmativa III é verdadeira, pois, “nesse sentido, encontramos uma das maiores, senão a maior, contribuição da teoria-método criada por Vygotsky: o PENSAMENTO e a LINGUAGEM como o primeiro plano na relação das diversas funções psicológicas” (livro-base, p. 152).
E a afirmativa IV é falsa, já que, “ao estudar as correntes psicológicas do seu tempo (a psicanálise, o behaviorismo, a gestalt, o funcionalismo e o estruturalismo), mais especificamente a psicologia clássica, com base na reflexologia, Vygotsky adotou posições para a construção de um novo nível de desenvolvimento que unificasse a gênese e a natureza social das FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES, preocupando-se com os  'processos de individuação do homem inserido na cultura” (Molon, 1999, p. 23)'” (livro-base, p. 150).
	
	E
	V – F – F – V.
Questão 2/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o seguinte fragmento textual:
“Segundo os filósofos da Escola de Frankfurt, Bacon teria capturado bem a mentalidade de um modelo de ciência que nascia: a ciência moderna. Nela, o entendimento, o intelecto ou razão estava disposto a vencer a superstição e dominar a natureza para que o saber se tornasse senhor das coisas. Nesse ‘casamento feliz’ entre entendimento e natureza, a técnica torna-se a expressão de um método que a tudo quer e pode dominar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Alonso Bezerra de. A filosofia da educação moderna: Bacon e Descartes. Acervo digital da Universidade Estadual Paulista – UNESP. <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/127/3/01d07t02.pdf>. Acesso em 2 de out. 2018.
Levando em conta o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre Francis Bacon, um dos principais filósofos da Idade Moderna, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Bacon foi o fundador e principal representante da doutrina conhecida como estoicismo.
	
	B
	Bacon ficou conhecido sobretudo por sua visão mecanicista e racional do homem.
	
	C
	Bacon destacou a observação, a comparação, a repetição e a análise das experiências, reunindo-as na direção do conhecimento.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta, uma vez que: “Na Idade Moderna, que vai de meados do século XV ao final do século XVIII, vários filósofos ficaram conhecidos; entre esses filósofos, destacamos o inglês Francis Bacon (1561-1625), com seu método experimental, e o francês René Descartes (1596-1650), com sua visão mecanicista e racional do homem. Bacon [...] foi reconhecido como ‘o pensador do Renascimento’ – sua máxima era a de que, para se descobrir algo, é preciso conhecer e, para conhecer, é preciso experienciar. Assim, Bacon ressaltou a observação, a comparação, a repetição e a análise das experiências, reunindo-as na direção do conhecimento” (livro-base, p. 25-26). A afirmativa (a) está incorreta, pois o fundador do estoicismo foi Zenão de Cício (livro-base, p. 24). A afirmativa (b) igualmente está errada, tendo em vista que tal visão diz respeito a René Descartes. Por sua vez, a afirmativa (d) está incorreta, porque diz respeito a Jean-Jacques Rousseau e, por fim, a afirmativa (e) está errada, uma vez que Georg Hegel nasceu um século mais tarde e, portanto, suas ideias não poderiam ter influenciado Francis Bacon (livro-base, p. 27).
	
	D
	Bacon é considerado um filósofo de transição dentro do iluminismo por ter criticado os excessos racionalistas.
	
	E
	O pensamento filosófico de Francis Bacon foi profundamente influenciado pelas ideias de Georg Hegel.
Questão 3/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o excerto de texto a seguir:
“[...] a Filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhe dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza, os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003. p. 25.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre o auge da filosofia na Grécia Antiga, assinale a alternativa que aponta corretamente seus principais expoentes:
Nota: 20.0
	
	A
	Sófocles, Aristóteles e Platão.
	
	B
	Sócrates, Platão e Aristóteles.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra (a), pois: “Ainda na chamada Antiguidade, podemos distinguir a evolução da filosofia nos períodos clássico e helenístico. No primeiro, o clássico, destacam-se os chamados sofistas, considerados por muitos ‘os charlatões da filosofia’ e acusados de pregar o falso raciocínio, o raciocínio capcioso, de má-fé e com intenção de enganar o outro [...]. É também nesse período de ouro de crescimento da Grécia que ocorre o ápice do pensamento filosófico, principalmente com os três maiores ícones da filosofia: Sócrates (469 a.C. – 399 a.C), Platão (427 a.C. – 347 a.C.) e Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.). Esses gregos foram responsáveis por desenvolver as ideias filosóficas e deixaram marcas definitivas na evolução do pensamento ocidental” (livro-base, p. 24).
	
	C
	Sócrates, Plauto e Diógenes.
	
	D
	Zenão, Lucrécio e Diógenes.
	
	E
	Demétrio, Aristófanes e Epicuro.
Questão 4/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia a citação abaixo:
“John Broadus Watson foi uma figura importante
na história da psicologia como um todo e teve especial importância na história do behaviorismo. Descrito por um dos seus biógrafos como tendo ‘provavelmente influenciado a psicologia [norte americana] tanto quanto, ou mesmo mais, que Freud’ [...], Watson é frequentemente referenciado como o fundador do movimento behaviorista, grande defensor da psicologia como ciência natural e da necessidade de a psicologia se tornar uma disciplina aplicada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAPASSON, Bruno Angelo. A caracterização de John B. Watson como behaviorista metodológico na literatura brasileira: possíveis fontes de controle. Revista Estudos de Psicologia, Natal/RN, v. 17, n. 1, p. 83-90, jan./abr., 2012. p. 83. <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v17n1/10.pdf>. Acesso em 2 out. 2018.
Em conformidade com a citação acima e com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a abordagem psicológica denominada “behaviorismo”, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Behaviorismo significa, de modo geral, as teorias do comportamento inseridas no âmbito da filosofia.
	
	B
	De acordo com o Dicionário de Psicologia da American Psychological Association – APA, behaviorismo é a abordagem psicológica voltada para os fatos estruturais da mente.
	
	C
	Behaviorismo é a vertente da psicologia que estuda os problemas de herança mental e as diferenças individuais em relação ao aparelho cognitivo.
	
	D
	Behaviorismo é a abordagem psicológica baseada no estudo dos aspectos subjetivos, observáveis e não em processos objetivos, quantitativos, tais como o comportamento humano.
	
	E
	Behaviorismo é a abordagem psicológica alicerçada no estudo de fatos objetivos, observáveis e não em processos subjetivos, qualitativos, tais como os sentimentos, motivos e consciência.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta pois: “[...] behaviorismo significa, de forma ampla, as teorias do comportamento que se inserem dentro da psicologia. Ou, como descreve o Dicionário de Psicologia da American Psychological Association – APA, ([...] é a ‘abordagem psicológica, formulada em 1913 por John B. Watson, baseada no estudo de fatos objetivos, observáveis e não em processos subjetivos, qualitativos, tais como os sentimentos, motivos e consciência” (livro-base, p. 64).
Questão 5/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Jean Piaget (1896-1980) estava menos interessado nos parâmetros físicos, como sentar e caminhar, e mais nos cognitivos, que definem os estágios do desenvolvimento da inteligência. Na verdade, Piaget é conhecido pelo seu conceito de estágios cognitivos e é considerado um dos gigantes do desenvolvimento infantil".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONZALEZ-MENA, Janet. Fundamentos da educação infantil: ensinando crianças em uma sociedade diversificada. 6 ed. Porto Alegre: Grupo A, 2015. p. 19
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios cognitivos da teoria de Piaget, relacione corretamente os estágios às suas correspondentes características: 
Estágio sensório-motor
Estágio pré-operatório
Estágio operacional concreto
Estágio operacional formal 
( ) É nesta fase que ocorre a possibilidade de pensar de forma abstrata e de pensar de forma hipotética.
( ) É nesta fase que passa a acontecer a permanência de conhecimentos de peso e volume, bem como de tempo.
( ) É considerado por Piaget o mais complexo dos estágios do desenvolvimento humano.
( ) É nesta etapa que a criança começa a interagir e se socializar por intermédio da linguagem.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4.
	
	B
	4 – 3 – 1 – 2.
Você acertou!
Estágio Sensório-Motor: “Concordando com Piaget, Rappaport et al. (1981) descrevem esse estágio como sendo, indubitavelmente, o mais complexo e extraordinário em relação ao desenvolvimento” (livro-base, p. 131).
Estágio Pré-operatório: “Assim, nessa etapa, a criança passa a socializar suas ações por meio da linguagem, a qual se torna 'um veículo de conceitos e noções que pertence a todos e reforça o pensamento individual com um vasto sistema de pensamento coletivo. Neste, a criança mergulha logo que maneja a palavra' (Piaget, 2004, p. 28)” (livro-base, p.133).
Estágio Operacional concreto: “Nesse período, surgem as noções de permanência de substância, de peso e de volume, bem como as noções de tempo, de velocidade e de espaço” (livro-base, p. 134);
Estágio Operacional formal: “Nesse período, surgem operações diferentes de todas as outras — estamos nos referindo à capacidade de PENSAMENTO ABSTRATO, ou pensamento hipotético-dedutivo’” (livro-base, p. 137).
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4.
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	E
	4 – 2 – 4 – 3.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando